Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Quinze frades fazem a renovação dos votos em Rondinha

12/12/2014

Notícias

renova

Frei João Pedro e Frei Jefferson Max

Rondinha (PR) – Os votos religiosos são dons originários de Deus atuando em cada religioso que anseia viver e se identificar com o Cristo Casto, Pobre e Obediente ao Pai. Movidos honestamente por este sincero desejo, nós, frades de profissão temporária, mais uma vez, renovamos nossa consagração.

renova1No 2º domingo do Advento, dia 7 de dezembro, iniciamos o dia com a oração do Ofício da Imaculada Conceição na Gruta de nosso convento. Consagrando nossas vidas Àquela que respondeu autenticamente dizendo “sim” ao projeto do Altíssimo, manifestamos nosso louvor de gratidão pelo ano vivenciado e compartilhado, bem como nossas conquista e desafios superados.

O tradicional café tornou-se fulgurante pela alegria de uma decisão convicta na busca do seguimento de Cristo. Já se faziam presentes alguns familiares que compartilhavam da mesma alegria. Seguidamente, enquanto lavávamos as louças, toalhas brancas alvejadas eram postas às mesas anunciando tamanha festividade a ser celebrada. Embalados pelo canto “Nós ouvimos a voz do Senhor, que nos chamava para anunciar, a Boa nova a todas as nações”, afirmamos: “Aqui estamos, ó Senhor!”, dando início à Santa Eucaristia.

O presidente da celebração, Frei João Mannes, guardião da Fraternidade, acolheu a todos cordialmente, enfatizando o sentido da vocação cristã e franciscana hoje.

Na homilia, Frei João ressaltou que estamos vivendo a alegria, a chegada, a espera e a expectativa pela vinda do Senhor no Tempo do Advento. Lembrou que, assim como Francisco, não devemos esquecer a pobreza e a humildade de Jesus expressa no presépio.

renova2Salientado a dimensão da renovação dos votos, Frei João disse: “Vocês, aqui, fazem essa promessa por um tempo determinado. Porém, na prática não tem muita diferença ser professo temporário ou professo solene. O professo temporário tem que viver com a mesma intensidade aquilo que o professo solene promete viver por toda a vida. E o professo solene tem que renovar todos os dias os seus votos para que o seu ‘sim’ se torne definitivo”. O próprio gesto de renovar os votos já é um exercício de profissão solene”. Por fim, Frei João conclui que devemos cultivar diariamente em nós a atitude de nossa grande mãe: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra”.

Findada a homilia, Frei Fábio Gomes motivou o início do rito de renovação, chamando os professos que singularmente diziam: “Aqui estou”. Referindo-se as 15 rosas colhidas de nosso jardim e que compuseram o vaso aos pés do altar: “Estas 15 rosas representam esses 15 frades mais jovens que constituem a parte mais bonita de nossa Fraternidade, pois estão no pleno florescimento da sua vida franciscana”.

Assim, nossa celebração eucarística foi coroada de bênçãos e graças, com agradecimentos e preces de perseverança e fidelidade a todos os professos e, em especial, a Frei Cristiano, que partirá para Angola como missionário, e a Frei Leônidas, que será incorporado à Província Franciscana de Santo Antônio, no Nordeste do Brasil.

Congratulamo-nos com delicioso almoço festivo, reunindo confrades, familiares e amigos. Que Deus continue nos concedendo a graça de seguir Jesus Cristo mais de perto em pobreza, obediência e castidade!