Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Tarde de espiritualidade com os benfeitores de São Paulo

27/07/2022

Notícias

No dia em que a Igreja comemorou a memória litúrgica dos avós de Jesus, São Joaquim e Sant’Ana, cerca de 23 benfeitores do Pró-Vocações e Missões Franciscanas se reuniram para uma tarde de espiritualidade no Convento São Francisco em São Paulo (SP). O encontro foi coordenado pelos Freis Gabriel Dellandrea e Jeâ Paulo Andrade. Participaram também, os frades estudantes, do tempo da Teologia, Frei André dos Santos Sungo Mingas e Frei José João Ganga, da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), que durante o mês de julho fazem o estágio pastoral na Sede Provincial, em São Paulo.

Frei Gabriel e Frei Jeâ Paulo acolheram os benfeitores e, na primeira parte do encontro, e conduziram uma formação e momento de espiritualidade. Por meio de vídeos, reflexões, músicas e partilhas, os participantes puderam se aproximar ainda mais do carisma franciscano e perceber a sua potencialidade diante dos aspectos negativos e positivos do nosso tempo.

A reflexão utilizou como grande conteúdo a Oração pela Paz, atribuída a São Francisco. Frei Jeâ apresentou-a, sugerindo que cada frase lembrasse um episódio da vida do santo, fazendo um resgate dos momentos essenciais do Poverello de Assis. Em seguida, Frei Gabriel refletiu  sobre o uso das tecnologias nos tempos de hoje, afirmando que elas podem ser um potencial evangelizador e de divulgação do carisma franciscano, mas que precisam passar pelo crivo do bom uso.

Como parte do encontro, os benfeitores participaram da Celebração Eucarística, presidida por Frei Guido Moacir Scheidt e concelebrada pelo Frei Edvaldo Batista Soares e Frei Marcos Hollman.

Em sua homilia, Frei Guido contextualizou sobre o Pró-Vocações e Missões Franciscanas, um serviço da Província da Imaculada, assim como o Serviço de Animação Vocacional, conduzidos pelos frades. Para o celebrante, os benfeitores ajudam muito na formação dos frades, na promoção do carisma franciscano e também na manutenção daquilo que é necessário na formação do frade menor. “Nosso agradecimento sincero aos frades que trabalham na Animação Vocacional e aos nossos benfeitores”, completou Frei Guido.

Nesta mesma celebração, Frei Gabriel, que será ordenado diácono no próximo sábado, professou a fé, jurou fidelidade à Igreja Católica e renovou as promessas batismais publicamente, como parte do rito de ordenação diaconal.

(Clique nas imagens para ampliar)

Por fim, Frei Gabriel agradeceu a participação de todos os presentes e convidou-os a participar da Celebração Eucarística de sua ordenação diaconal.

O encontro terminou com a foto oficial e a partilha com um café da tarde preparado pelo Convento.


Frei Gabriel Dellandrea, OFM e Lucas Santos