Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província promove Encontros Vocacionais Regionais

27/06/2022

Notícias


Trabalhar, estudar para vestibular, namorar, fazer dancinhas para as redes sociais, tirar selfies e andar de bicicleta são algumas das atividades que envolvem o cotidiano dos jovens. Porém, uma outra atividade envolve a juventude e “tira o sono” desta faixa etária: descobrir e realizar ações que lhe ajudem a discernir o seu lugar no mundo. E no caso dos batizados essa sondagem se coloca no discernimento a partir da grande pergunta: “Senhor, que queres de mim?” – assim como os primeiros discípulos, assim como Francisco e cada um de nós, é preciso se deixar questionar por essa provocação a fim de que se possa responder com assertividade ao anseio divino.

E nessa disposição 22 jovens acompanhados por nossos confrades realizaram a experiência dos Encontros Vocacionais Regionais na nossa Província, que aconteceram no mês de junho em Petrópolis/RJ, Ituporanga/SC e Guaratinguetá/SP. Para cada região foi oferecida uma experiência de convivência e formação a fim de ajudar no discernimento. E se eles quiseram saber o que lhes pede Jesus para suas vidas, escutaram como resposta do Mestre a proposta: “Vinde e vede!” (Jo 1,39).

Encontro Voacional de Guaratinguetá (SP)

A programação constou de participar um pouco do dia a dia de nossas Fraternidades, conhecer mais irmãos da Ordem e assimilar aspectos teóricos e práticos de nossa vida franciscana. Além disso, os temas apresentados foram: reflexão sobre a vocação pessoal comparada ao caminho feito por Francisco de Assis; um “giro peripatético” ou reflexão mistagógica dos espaços da fraternidade, a fim de vislumbrar melhor o carisma franciscano a partir daquilo que compõe uma casa franciscana (como o refeitório, a sala de convívio, os espaços de trabalho, oração e missão, por exemplo); uma reflexão sobre os valores pelos quais se pauta a vida franciscana e a Província e, por fim, algumas orientações básicas para o acompanhamento vocacional.

Momento importante também dessa experiência foi a convivência e partilha vocacional. Na medida do possível, um irmão foi convidado a dar testemunho de sua história pessoal. Em Petrópolis a partilha aconteceu com os frades do SAV (Freis Gabriel e Jeâ). Em Ituporanga, Frei Tarcísio Theiss brindou os participantes com sua história vocacional a partir das vocações bíblicas. Ao explicar a vocação do profeta, lembrou dos passos que se empenhou em palmilhar ao longo de sua vida para também levar as pessoas a um encontro com Deus que é amor. Já na Terra das Garças, no Vale do Paraíba, o depoimento do histórico vocacional ficou sob a responsabilidade de Frei Walter Hugo de Almeida, que finalizando com uma de suas poesias, incitou nos jovens o anseio de permanecerem obstinados ao dever da resposta diante do chamado de Deus, oferecendo a si mesmo para o Reino.

Encontro Vocacional de Ituporanga (SC)

O Serviço de Animação Vocacional (SAV) agradece a todos os irmãos que se empenharam na realização destes encontros: seja na preparação, no envio de jovens, na acolhida e na formação. Com generosidade, as Fraternidades ofereceram sua atenção, estima e calor (especialmente por causa do clima frio que perpassou os três encontros). Aos irmãos participantes dessa experiência, pedimos ao Senhor que os ajude no discernimento para a felicidade concreta na oferta de si mesmo a Deus.


Frei Gabriel Dellandrea

Encontro Vocacional de Petrópolis