Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província Franciscana assume capelania do Mosteiro da Luz com Frei Estêvão

02/02/2024

Notícias

 

Nesta sexta-feira, 02, dia da Festa da Apresentação do Senhor, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio do Frei Estêvão Ottenbreit, assumiu a capelania do Mosteiro da Luz, na cidade de São Paulo.

A celebração eucarística, realizada às 9h, na capela do Mosteiro, presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, concelebrada por Dom Rogério Augusto das Neves, Vigário Episcopal para a Região Sé, e Frei Estêvão, foi marcada por momentos de reflexão sobre a relação da liturgia do dia com o momento histórico da presença franciscana no espaço sagrado, construído por Frei Galvão, para ser residência das Irmãs Concepcionistas. Hoje, o local abriga os restos mortais do primeiro santo brasileiro. Também participaram da Santa Missa os Definidores Provinciais, Frei Fidêncio Vanboemmel, Frei João Francisco da Silva, Frei Diego Atalino de Melo, Reitor do Santuário de Frei Galvão de Guaratinguetá, e na clausura, a Madre Vigária do Mosteiro, Irmã Maria Aparecida de São José, além de outros religiosos, religiosas e leigos que acompanharam a celebração de posse.

Cardeal Odilo Scherer / Foto: João Vítor Rodrigues

Por conta da data religiosa, a preparação para a celebração começou com a distribuição de velas para todos os presentes, como forma de representar a luz da fé, da vida e da esperança. Os ritos começaram ainda na sacristia da Capela de Frei Galvão, onde Frei Estêvão se reuniu com todos os sacerdotes e fez seu juramento diante do novo compromisso assumido.  Depois, já na porta principal da Capela de São Frei Galvão, Dom Odilo Scherer fez a primeira acolhida dos fiéis e religiosos. Na sequência, ele abençoou as velas que foram acesas para que todos entrassem na capela como forma de simbolizar a luz de Jesus que ilumina o mundo.

No altar, o Cardeal falou sobre a importância do dia da Festa da Apresentação do Senhor, que é conhecida como Festa das Luzes.  Ainda com as velas dos fiéis acessas, o Arcebispo de São Paulo explanou sobre a passagem de Jesus no templo e a sua força como a “luz que ilumina o mundo” e reiterou aos presentes para que fossem a luz que leva a presença de Cristo.  Ele também mencionou que nesta mesma data é comemorado o Dia da Vida Consagrada, mencionando as Irmãs Concepcionistas, que dedicam a vida ao Mosteiro da Luz e à contemplação do Senhor.

O Cardeal enfatizou a importância da presença da Província Franciscana no Mosteiro da Luz por meio das religiosas Concepcionistas e, agora, com Frei Estevão Ottenbreit. Também agradeceu o trabalho realizado pelo padre José Arnaldo Juliano dos Santos, capelão anterior do Mosteiro, e a presença dos frades na celebração. O Cardeal Odilo Scherer mencionou o empenho da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio do Frei Paulo Roberto Pereira, OFM, Ministro Provincial, em assumir a capelania do Mosteiro da Luz. Na sequência, chamou Frei Fidêncio Vanboemmel, que fez a leitura da mensagem enviada pelo Ministro Provincial.

Devido aos compromissos em Angola, onde recentemente presidiu a celebração da Profissão Solene de oitos jovens frades da Fundação Imaculada Mãe de Deus e o início do Capítulos das Esteiras, Frei Paulo Roberto Pereira não pôde comparecer à celebração. Mas, em sua mensagem a Frei Estêvão, destacou a continuidade dos trabalhos da Ordem dos Frades Menores no Mosteiro, os quais começaram pelas mãos de Frei Galvão. “Foi desta forma, com simplicidade e coragem, que Frei Galvão e nossos predecessores construíram esta história de fé e de amor no Centro da maior cidade do Brasil. Assumir o acompanhamento pastoral e espiritual desta casa soa para nossa Província Franciscana como uma convocação de nosso Confrade-Santo, Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, a qual só podemos oferecer uma resposta generosa e convicta: aqui estamos!”

Foto: João Vítor Rodrigues

Em sua mensagem, Frei Paulo também destacou o trabalho realizado por Frei Estêvão na caminhada da Ordem Franciscana e no acompanhamento da Federação dos Mosteiros das Concepcionistas no Brasil. Ele reforçou que a presença dos frades junto ao Mosteiro da Luz “deverá ter como marca fundamental a interajuda fraterna, expressa no acompanhamento e no empenho concreto” das fraternidades franciscanas sediadas na Capital Paulista”.

Ato de posse

O decreto de nomeação e provisão de capelão do Mosteiro Nossa Senhora da Luz, expedido pela Cúria Metropolitana de São Paulo, foi lido por Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo auxiliar para a Região Sé. O documento enfatiza a solicitação da Madre do Convento das Irmãs Concepcionistas e do Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, para assumir os trabalhos do Mosteiro da Luz e de seus fiéis, e apresenta Frei Estêvão como capelão pelo período de 5 anos.

As missões destinadas a Frei Estêvão, novo capelão do Mosteiro, atendem diferentes frentes, ou seja, a continuidade das celebrações, o atendimento dos devotos de Frei Galvão e também as ações formativas, que se constituem como uma missão das Irmãs Concepcionistas, que desejam animar e enriquecer esse aspecto no Mosteiro.  Em seu juramento à comunidade, a partir da oração do Creio, Frei Estêvão, firmou seu compromisso com Deus, com a nova missão que assume frente à capelania do Mosteiro da Luz.

O Evangelho de Lucas foi a base para a homilia do Cardeal Odilo Scherer, que trouxe elementos sobre o dia da Apresentação de Jesus no Templo, por seus pais Maria e José, que apresentam seu primogênito ao sacerdote Simeão, que vê em Jesus o ungido de Deus, aquele que seria a luz dos povos. Dom Odilo também destaca a profetisa Ana, consagrada que louvou a Deus e fala a todos do menino, de Jesus. Mais uma vez o Cardeal Arcebispo fez referência às Concepniostas, a importância da vida consagrada e da presença da fé em família.  O Cardeal citou São Francisco de Assis e a sua capacidade de colocar sua vida e a realidade que vivia sob a perspectiva de Deus, citando uma das falas do Seráfico Pai Francisco: “Meu Deus, meu tudo”.

Cardeal Odilo Scherer e o novo Capelão Frei Estêvão Ottenbreit / Foto: João Vítor Rodrigues

“Aqui temos o testemunho também de Frei Galvão, consagrado a Deus na Ordem Franciscana, onde realizou essa obra no Mosteiro da Luz e a iniciativa de trazer aqui o testemunho da vida consagrada da Ordem da Imaculada Conceição. Ele também colocou o amor a Deus expressado de muitas maneiras, como na caridade fraterna e na caridade com os pobres, doentes e todos os necessitados”, destacou Dom Odilo Scherer.

Ao final, pediu a Deus que abençoasse as Irmãs e os Freis que, por meio da Província Franciscana, estão assumindo o Mosteiro e todos aqueles que buscam assistência espiritual, o alimento da fé. “Que o testemunho de Frei Galvão e a sua intercessão ajudem não só o Mosteiro, mas a cidade e a Igreja, em São Paulo, a se renovar no testemunho do Evangelho e na missão que Jesus Cristo confiou a todos nós”. Durante a celebração, Cardeal Dom Odilo Scherer mencionou que a data também marca a comemoração de seus 22 anos de ordenação episcopal.

No encerramento da celebração e na data de comemoração da fundação dos 250 anos do Mosteiro da Luz, Frei Estêvão agradeceu a presença de todos e disse: “Estamos continuando a história que começou com Frei Antônio Galvão e as primeiras irmãs Concepcionistas. Nós, franciscanos, não só vivemos em fraternidade, mas evangelizamos também em fraternidade, pois esse é o nosso propósito. Quando assumimos uma paróquia, uma capelania, novamente assumimos em fraternidade. É isso que estamos fazendo hoje, e a mensagem que nosso ministro provincial mandou deixou isso muito claro”.

Devoção a São Frei Antônio de Sant’Anna Galvão

O vínculo dos frades e das religiosas com o Mosteiro da Luz transpassa os aspectos relacionados à estrutura física, pois nesse local também está presente a espiritualidade franciscana. A chegada de Frei Estêvão para estar à frente da capelania reforça a importância do lugar para a propagação do Evangelho a partir da vivência de São Francisco de Assis.

Outro compromisso assumido pela Província Franciscana, com a posse do novo capelão do Mosteiro da Luz, é o fortalecimento da devoção ao primeiro santo brasileiro e a aproximação com o Santuário de Frei Galvão, localizado em Guaratinguetá. Segundo Frei Fidêncio Vanboemmel, a Província deseja fazer uma grande ponte entre o Mosteiro da Luz e o Santuário de Frei Galvão de Guaratinguetá. “Desta forma iremos divulgar cada vez mais a vida e as virtudes de Santo Antônio Galvão, que foi de fato um santo da paz, da caridade, um santo frade, que nos estimula a assumirmos essa capelania. Frei Antônio Sant’Anna Galvão viveu sua vocação, e nós queremos ser continuidade e missão a partir dessa capelania junto ao Mosteiro da Luz”.

Irmã Maria Aparecida de São José / Foto: João Vítor Rodrigues

Frei Diego Atalino de Melo, Reitor do Santuário de Frei Galvão, considerou a presença da Província no Mosteiro da Luz como um momento de muita alegria e de muita graça. “Estamos dando continuidade a uma história. A vida de Frei Galvão começa em Guaratinguetá, por isso o Santuário também tem o compromisso de ligar os momentos da vida e da história de Frei Galvão naquela localidade e no Mosteiro da Luz, em São Paulo. Seja no Mosteiro ou no Santuário, temos a missão de estreitar esses laços, de tal modo que a devoção seja mais conhecida e mais divulgada”.

 

Para a Madre e Vigária das Irmãs Concepcionistas, Maria Aparecida de São José, a presença da Província Franciscana no Mosteiro da Luz representa a continuidade do trabalho de Frei Galvão. “Acredito que agora Frei Galvão será reconhecido mundialmente. Agora teremos mais acolhida e mais proximidade com o povo, assim como fazia nosso santo brasileiro”.


Adriana Rabelo Rodrigues