Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província de Santa Cruz tem novo governo

21/01/2016

Notícias

imagem450

O novo Ministro Provincial

A Província Santa Cruz, no estado de Minas Gerais, elegeu em primeiro escrutínio da eleição para Ministro Provincial da Província Santa Cruz Frei Hilton Farias de Souza, que era Vigário Provincial, Secretário de Formação e Estudos e mestre de noviços.

Frei Hilton aceitou a eleição e disse contar com a colaboração da Fraternidade Provincial.

Para o Serviço de Vigário Provincial foi eleito, no primeiro escrutínio, Frei Vicente Ronaldo da Silva, que era Definidor e Secretário de Missão e Evangelização.

A quinta-feira, dia 21 de janeiro, teve início com a Eucaristia presidida por Dom Frei Hugo Maria, residente em Salinas. Dom Hugo, inspirando-se na leitura do dia (Saul que começa a se enciumar de Davi) exortou os presentes a terem cuidado com atitudes assim na vida fraterna.

imagem450 (1)

O novo Vigário Provincial

Ainda no período da manhã, foram apresentados aos capitulares dois relatórios: o do Secretariado de Missão e Evangelização, apresentado por Frei Vicente Ronaldo; e o do Secretariado de Administração, apresentado por Frei Fabiano Aguilar.

Os capitulares tiveram a grata visita do bispo da diocese de São João del-Rei, Dom Frei Célio de Oliveira Goulard. Dom Célio agradeceu a acolhida e disse da importância da Província Santa Cruz em sua caminhada cristã e franciscana.
O Capítulo teve início na noite da segunda-feira, dia 18 de janeiro. Cerca de 58 capitulares (professos solenes) passarão a semana revendo a caminhada provincial dos últimos 3 anos e traçarão novas prioridades. Estão presentes também os professos temporários e noviços.

Na manhã do primeiro dia, após a oração da manhã e o café, os frades iniciaram o dia de recolhimento, orientado pelo Ministro Provincial da Província São Francisco, Frei Inácio Dellazari.

???????????????????????????????Frei Inácio refletiu com os frades sobre o tema do Capítulo: ‘frades e menores em nosso tempo’, que também foi o tema do Capítulo Geral da OFM. Para Frei Inácio, ser irmão e menor em nosso tempo é uma atitude profética, pois o que vem predominando na sociedade é o individualismo e a competição. A fraternidade (tema da manhã) nos leva a sermos irmãos de todos, de toda criatura, que ganha sua dignidade na criação de Deus.

O Papa Francisco nos convida a pensarmos Nossa Casa Comum. ‘Quem então é digno de nela habitar?’ Todos, propõe Frei Inácio, lembrando que infelizmente, nem todas as pessoas gozam de vida digna, como atestam as migrações, simbolizadas na ilha de Lampeduza. ‘É preciso reconhecer as Lampeduzas de nosso tempo’, continuou.

‘Mostrem que vocês são irmãos, exortou Frei Inácio Dellazari, e isso já será o suficiente para dar testemunho do evangelho em nosso tempo’.

À tarde, Frei Inácio refletiu sobre a minoridade, o desejar ser menor, assim como o próprio Deus quisera ser, nascendo em Belém. Para São Francisco, desejar ser menor era o grande testemunho do Evangelho, assim como a fraternidade.

Santos Dumont recebeu os frades com a garoa típica da região. O clima, porém, entre os presentes é fraterno e agradável.

Todos estão felizes pelo término das obras do Seminário. Foram mais de três anos para que tudo estivesse pronto. A reforma incluiu sobretudo a hospedaria, pátio, refeitório, cozinha e capela.

Acompanhe o Capítulo no site: http://www.ofm.org.br/