Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província da Imaculada lança campanha para ajudar conventos históricos

08/05/2020

Notícias

Com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, os frades que residem nos Conventos antigos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil também enfrentam dificuldades, principalmente para manter estruturas históricas que requerem conservação constante. Pensando nisso, como forma de ajudar esses conventos, disponibilizamos um aplicativo para doações a todas as pessoas que gostariam de fazer parte desta corrente em prol dessa história franciscana.

Fundada em 15 de julho de 1675, a Província da Imaculada é filha da Província Franciscana Santo Antônio, a primeira do Brasil. Dela foram herdados os primeiros conventos e os mais antigos do Brasil ainda em atividade, como o Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro (1608), o Convento Santo Antônio de Santos (1640), o Convento São Francisco de São Paulo( 1642), o Convento da Penha de Vila Velha (1650). Na fase da restauração da Província, com os missionários alemães a partir de 10 de julho de 1891, destacamos no Sul o Convento Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba (1901) e o Convento Santo Antônio, em Florianópolis (1908).


CONVENTO SANTO ANTÔNIO – RIO DE JANEIRO

O Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro foi fundado no dia 4 de junho de 1608 e está intimamente unido à historia do Brasil desde a chegada dos portugueses. Há mais de quatro séculos, o Largo da Carioca exibe o belíssimo conjunto arquitetônico. A história deste marco franciscano do Rio de Janeiro se confunde com a história da cidade e do Brasil. Os frades do Convento participaram ativamente da história política brasileira, quando enfrentaram as invasões francesas, deram conforto a Tiradentes a caminho da forca e cederam uma cela para o movimento a favor da Independência do Brasil. Por este Convento passaram gerações e gerações de frades, alguns com fama de santidade, como Frei Fabiano de Cristo e Frei Antônio de Sant’Ana Galvão.

CLIQUE AQUI PARA DOAR: Convento Santo Antônio (RJ) 


CONVENTO SANTO ANTÔNIO DO VALONGO – SANTOS

Fundado em 25 de janeiro de 1640, por Frei Manoel de Santa Maria, o Convento de Santo Antônio do Valongo da Ordem dos Franciscanos teve o início de sua construção em 1º de junho de 1641. No dia 20 de outubro do mesmo ano fundou-se a Ordem Terceira de São Francisco, que veio a ter influência marcante na permanência dos Franciscanos no local. Em 1689 foi construída a capela da Ordem Terceira com arco aberto para a capela conventual.

No Século XVIII, todo o conjunto arquitetônico destacou-se como um dos maiores e mais bonitos de toda a Província Franciscana no Brasil.

CLIQUE AQUI PARA DOAR: Convento Santo Antônio do Valongo (SP) 


CONVENTO SÃO FRANCISCO

Em 1640, chegava a São Paulo uma caravana de sete religiosos franciscanos, instalando-se numa casa em frente à Ermida de Santo Antônio, na atual Praça do Patriarca. Dois anos depois, no dia 24 de dezembro 1642, os frades ganhavam um terreno, doado pela Câmara, e davam início à construção do convento. No dia 17 de setembro de 1647, festa das Chagas de São Francisco, foi inaugurado o Convento de São Francisco e de São Domingos, seu primeiro nome de batismo.

Um incêndio em 1870 destruiu a capela-mor, onde só foram salvas as paredes e a imagem de São Francisco, considerada a mais bela das que se encontram nos conventos antigos. Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, canonizado pelo Papa Bento XVI, foi sem dúvida o morador mais ilustre do Convento São Francisco. Por ser um Santuário, o Convento oferece atendimento espiritual ininterruptamente durante todo o dia.

CLIQUE AQUI PARA DOAR: Convento São Francisco (SP) 


CONVENTO DA PENHA – VILA VELHA

O Convento da Penha é patrimônio arquitetônico e artístico do Espírito Santo. O local foi fundado por Frei Pedro Palácios, que chegou ao Estado, em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias. Seu primeiro abrigo foi em uma gruta de pedra que fica no início da ladeira da Penitência. Em 1562, Frei Pedro construiu a capela dedicada a São Francisco de Assis, no Campinho da montanha, e em 1568 foi edificada no cume do penhasco, a 154 metros de altitude, a capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha vinda de Portugal.

CLIQUE AQUI PARA DOAR: Convento da Penha (ES)


CONVENTO BOM JESUS DOS PERDÕES – CURITIBA

Os frades franciscanos chegaram a Curitiba em 1899. Em 1901, ergueram no Largo da Misericórdia (atual Praça Rui Barbosa) uma capelinha e um tosco conventinho em madeira de pinho (9x12m). No dia 30 de julho de 1907, procedeu-se ao lançamento da pedra fundamental da nova igreja do Bom Jesus. Os frades assumiram uma escola para meninos católicos, filhos de imigrantes alemães, suíços e austríacos. A “Deutsche Knabenschule” foi fundada no dia 11 de maio de 1896 e entregue aos franciscanos em 1902.

CLIQUE AQUI PARA DOAR: Convento Bom Jesus dos Perdões (PR)


CONVENTO SANTO ANTÔNIO – FLORIANÓPOLIS

A presença franciscana em Santa Catarina com os missionários franciscanos que restauraram a Província da Imaculada teve início em 1891, em Teresópolis, município de Santo Amaro da Imperatriz. Em 1908, era criada a Diocese de Florianópolis, tendo como primeiro bispo Dom João Becker, ano em que os franciscanos se estabeleceram definitivamente na Ilha. Nesse início, moraram os antigos frades nas dependências da Igreja de São Francisco, pertencente à Ordem Terceira (fundada em 1744). Em 1921, os frades se mudaram para a atual Igreja conventual de Santo Antônio.

CLIQUE AQUI PARA DOAR: Convento Santo Antônio (SC)


CONVENTINHO DE LAGES 

Convento São José, ou Conventinho como é conhecido, teve a pedra fundamental lançada no dia 21 de dezembro de 1915. Mas os frades já estavam em Lages desde dezembro de 1891. Praticamente isolada no Planalto Serrano, Lages contava então com cerca de mil habitantes. Em janeiro de 1892 chegam três outros frades: Frei Herculano Limpinsel, Frei Mariano e Frei Maurício. Eles se instalaram numa “casa simples, ao lado da Capela Nossa Senhora do Rosário”. Em 22 de fevereiro de 1892 chegou a Lages Frei Rogério Neuhaus para integrar a Fraternidade recém-criada. Em 1893, os frades se mudaram para uma chácara do falecido Pe. Antônio Luiz Esteves de Carvalho, onde ali permaneceram até 1899, quando se mudaram para o local onde hoje está o “Conventinho Frei Rogério”. Em novembro de 1915, então, começou a construção do novo Convento (atual Convento).

CLIQUE AQUI PARA DOAR: Convento São José (SC)