Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Técnicos do IPHAN visitam Igreja de São Francisco, em São Paulo, para processo de tombamento

08/04/2024

Notícias

Equipe avalia valor histórico e cultural do local em meio a processo de reconhecimento como patrimônio nacional

Na tarde do dia 4 de abril, uma equipe de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou uma visita à Igreja de São Francisco, localizada no coração do Centro Histórico de São Paulo. A visita faz parte de um processo de tombamento que tem como objetivo reconhecer oficialmente o valor histórico e cultural deste importante patrimônio.

O Convento de São Francisco e suas igrejas associadas têm uma longa trajetória que remonta ao século XVII, quando os frades franciscanos se estabeleceram na região. Desde então, este complexo religioso desempenha um papel fundamental na história da cidade de São Paulo e do Brasil.

Flávio de Lemos Carsalade, conselheiro do IPHAN, destacou a importância deste processo de tombamento. “É fundamental reconhecer e preservar espaços como a Igreja de São Francisco, que além de representar marcos arquitetônicos, também são testemunhos vivos da nossa história e identidade cultural”, afirmou.

 

Durante a visita, os técnicos do IPHAN realizaram uma análise detalhada da arquitetura, dos elementos decorativos e dos registros históricos associados à igreja. Também foram discutidos aspectos relacionados à conservação e manutenção do patrimônio, com o objetivo de garantir sua integridade para as gerações futuras.

O Frei Mário Luiz Tagliari, guardião do Convento São Francisco, expressou sua satisfação com a visita dos técnicos do IPHAN. “É um prazer receber a equipe do IPHAN e compartilhar a rica história deste lugar com eles. Estamos confiantes de que este processo de tombamento contribuirá para a preservação e valorização do nosso patrimônio cultural”, enfatizou.

A Igreja de São Francisco, o Convento e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, compõem um dos conjuntos arquitetônicos mais significativos da cidade. O reconhecimento oficial como patrimônio nacional será um passo importante para garantir a proteção e o acesso público a este importante legado histórico.

O processo de tombamento da Igreja de São Francisco está em andamento e é acompanhado com grande expectativa pela comunidade local e pelos especialistas em preservação do patrimônio. A conclusão deste processo marcará mais um capítulo na história desta icônica igreja e sua contribuição para a identidade cultural de São Paulo e do Brasil.

 


João Vítor Rodrigues