Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província celebra jubileus 2018

26/11/2018

Notícias

                                                                                                                                                                              Imagem ilustrativa de Piero Casentini

A Fraternidade do Convento São Francisco, em São Paulo, receberá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição que celebram seus jubileus neste ano. Ao todo, 30 frades celebram ação de graças pelos 25, 50, 60, 65 e 70, 71, 72 73, 74, 76 e 77 anos de Vida Religiosa ou Sacerdotal. No dia 3, às 10 horas, a celebração acontece em Bragança Paulista (SP), com os frades idosos.

Celebrar o jubileu é retomar toda a caminhada vocacional para atualizá-la no presente, em forma de ação de graças. No dia do Jubileu, o irmão também renova o compromisso assumido há 25, 50, 60, 65 e 70 anos, declarando o segredo mais profundo que o animou, tanto na vida religiosa como na vida sacerdotal: “Senhor, a minha vida está nas tuas mãos”.

Na celebração dos jubileus, a Província agradece o dom da vocação de cada um desses irmãos. Em primeiro lugar, sublinhamos a vocação à vida religiosa franciscana. “O Senhor me concedeu viver esta forma e Regra de vida”, nos ensina São Francisco de Assis. Nesta mesma lógica, o Seráfico Pai ainda ensina que o irmão é uma dádiva divina dada à fraternidade: “O Senhor me deu irmãos!” Em segundo lugar, evidenciamos a vocação presbiteral dos confrades que celebram seu jubileu sacerdotal. Louvamos e agradecemos a Deus pela vida sacerdotal desses irmãos porque o Senhor “os honrou acima de todos, por causa desse mistério”, exorta São Francisco.

Para cada jubilando em particular, a celebração jubilar é uma ocasião singular que possibilita ao confrade fazer a releitura da sua vocação de frade menor ou a sua vocação de sacerdote do Altíssimo. A releitura implica numa parada. Parada para rever, discernir e retomar o “ponto de partida” da sua consagração a Deus na vida religiosa ou sacerdotal.