Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Acaba o Capítulo. Começa o Congresso Capitular.

20/11/2018

Notícias

Agudos (SP) – O Capítulo Provincial 2018 se encerra nesta quarta-feira, 21 de novembro, ao meio-dia no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP). Depois de dez dias, os frades capitulares retornam às suas Fraternidades com o sentimento de dever cumprido. Às 8 horas desta quarta-feira, os 133 frades capitulares retornam à Sala Capitular para as últimas decisões e aprovação das atas. O momento final está reservado para a Celebração de Tomada de Posse do Vigário Provincial e Definidores, às 11 horas.

No rito de posse, o Ministro Provincial, o Vigário Provincial e o Secretário do Capítulo colocam-se diante da Fraternidade. O Vigário Provincial eleito, Frei Gustavo Medella, ajoelha-se diante do presidente do Capítulo, Frei Miguel Kleinhans, para a confirmação de sua eleição. Já a confirmação dos Definidores, que também fazem ajoelhados, é feita pelo Ministro Provincial.

Em seguida, todos os eleitos recitam juntos a promessa de cumprir os deveres do cargo: “Com o auxílio da Santíssima Trindade, da Imaculada Virgem Maria, de nosso Patriarca São Francisco, de todos os Santos e Santas da nossa Ordem, prometo cumprir fiel e zelosamente os santos deveres do meu cargo, que, pela bondade de Deus, me foram confiados em santa obediência, nesta nossa Província Franciscana da Imaculada Conceição”.

O novo Ministro Provincial, Frei César Külkamp, gostou da disposição dos frades durante o Capítulo. “O clima presente nas discussões foi muito sereno e participativo, iluminado pelas nossas orações e reflexões nos dois dias de retiro focados no tema do Capítulo: ‘Minoridade Franciscana: lugar de encontro e comunhão’. Acho que foram momentos fortes e positivos. Já participei de vários capítulos e agora pude sentir isso. Havia uma concentração positiva e isso ajudou na concentração de cada um. Mesmo os processos eletivos foram muito mais tranquilos do que pude perceber em outras ocasiões. Acho que houve boas indicações no todo, o que ajudou, e deu para sentir esse apoio dos frades para não deixar o governo com toda a tarefa”, acredita o Ministro Provincial.

Frei César também apontou alguns pontos para serem mais trabalhados. Para ele, em algumas situações existe ainda um pouco de autorreferencialidade. Para superá-la, os frades devem ser provocados a perceberem a Província como um todo.  “Nem todos os frades conhecem bem os lugares de evangelização da Província. Nós precisaríamos circular um pouco mais para tomarmos mais consciência de onde nós estamos e assumirmos cada lugar como nosso. Para ser uma Província coesa, acho que todos deveriam conhecer mais o todo”, ponderou.

Frei César adiantou que este Capítulo refletiu muito sobre o redimensionamento da presença fraterna e evangelizadora. “O próprio Capítulo fez indicações de onde a gente precisa estar para qualificar mais a nossa vida e missão. Com isso, temos condições de organizar melhor a nossa formação permanente e as necessidades que a Província tem de qualificar pessoas para a evangelização. Nós percebemos uma diminuição numérica dos frades em pouco mais de 35% e uma diminuição de casas de mais ou menos 25%. Isso significa que estamos fazendo mais com menos. Então, esse Capítulo vai fazer uma revisão não só para o momento atual, mas também para o futuro de onde nós queremos estar e fazer indicações de novas possibilidades de presenças, que ainda dependem de alguns acertos, mas que foram sinalizadas positivamente. Para isso, a gente precisa deixar alguns lugares. Nem que sejam lugares bons ou tradicionais de nossas presenças. Além disso, precisamos continuar nessa disponibilidade para as missões da Ordem, que é uma de suas marcas”, explicou.

CONGRESSO CAPITULAR

Com o término do Capítulo, na Sede Provincial, em São Paulo, começa o Congresso Capitular, que vai reunir o novo Governo Provincial eleito com o presidente do Capítulo, Frei Miguel Kleinhans, em dois momentos: de 26 a 30 de novembro e de 10 a 13 de dezembro.

Segundo o Ministro Provincial eleito, Frei César Külkamp, na Província da Imaculada Conceição é costume o Congresso Capitular acontecer em duas etapas. “Então, vamos ter uma etapa no final de novembro, a partir da próxima segunda-feira, e a outra etapa a partir de 10 de dezembro. Este é um momento em que o novo governo vai se reunir para pensar um pouco as próprias políticas, que passos quer dar e tomar consciência das prioridades e das indicações dadas pela assembleia capitular, que é sempre soberana. Tem esse significado, mais do que tudo, de programar a vida provincial no próximo triênio. Nisso inclui a organização do quadro das fraternidades”, explicou Frei César. Hoje mesmo pela manhã, o novo governo fez uma reunião das 9 às 11 horas. “Nos encontramos para fazer uma agenda, principalmente tendo em vista o congresso capitular”, completou.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea e Moacir Beggo