Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Ministro Provincial para o Ano Vocacional

07/12/2022

Notícias

 

“COM FRANCISCO, CHAMADOS A VIVER O EVANGELHO”

Há 40 anos a Igreja no Brasil propôs pela primeira vez a iniciativa de um ano vocacional. Tempo oportuno para a promoção do discernimento e do convite ao seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo nas diferentes formas de vida na Igreja e na sociedade.

Começou agora em novembro e vai até novembro do ano que vem o Terceiro Ano Vocacional que tem como tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

A Família Franciscana, nos próximos quatro anos, tem a graça de percorrer uma caminhada jubilar que recorda e atualiza momentos centrais da vida de Francisco e da Ordem.

Ano que vem, dois eventos vão merecer especial atenção: os 800 anos de Aprovação da Regra e também 800 anos da criação do Presépio. Para bem celebrar este tempo, em comunhão com a Ordem e a Família Franciscana, nossa Província abre, no próximo dia 08 de dezembro, o Ano Vocacional Franciscano, que traz como lema: “Com Francisco, chamados a viver o Evangelho”.

Francisco de Assis fez registrar na Regra o resumo da vocação da Ordem. Ele afirmou: “A Regra e vida dos Frades Menores é esta, a saber: observar o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade” (RB 1,1).

Portanto, esta é a vocação de cada irmão; esta é a proposta que devemos apresentar a todos os que desejam partilhar a missão franciscana no mundo.

O último Capítulo da nossa Província elegeu entre suas prioridades a Animação Vocacional. Por isso, vamos viver este tempo como uma grande convocação para que a Província, em todas as suas expressões evangelizadoras e formativas, empenhe-se, sob a condução da graça de Deus, para que entremos num alegre período de primavera vocacional tanto para os irmãos que já estão na vida franciscana quanto para os jovens que desejem vir a nós para viver o sonho do discipulado de Cristo ao modo de Francisco.

Por isso, meu irmão e minha irmã, vamos ouvir o apelo da Igreja no Brasil, vamos também viver os jubileus franciscanos e viver o Ano Vocacional Franciscano:

“COM FRANCISCO, SOMOS CHAMADOS A VIVER O EVANGELHO”

A Virgem Maria, concebida sem pecado, padroeira da nossa Província, nos acompanhe e instrua nesta caminhada.

Paz e Bem!

FREI PAULO ROBERTO PEREIRA, OFM

Ministro Provincial

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil