Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Procissão fluvial e Missa solene encerram Festa do Padroeiro de Gaspar

30/06/2019

Notícias

Frei Diego Martendal e Frei Francisco Dalilson P. Cabral

Gaspar (SC) – São Pedro, mais uma vez, não falhou em abençoar seu povo querido com uma bela manhã ensolarada, neste domingo (30). Ao raiar do dia, a comitiva que navegaria com a imagem do Santo Padroeiro pelas águas do Rio Itajaí-Açu já se encontrava preparada para dar início ao fulgurante cortejo naval.

Ao chegar ao centro da cidade, na Igreja Matriz, uma grande multidão já aguardava ansiosa pela chegada da tradicional “Jabiraca” que vinha carregando não só uma imagem de gesso, mas a expressão da fé do povo gasparense, que coloca suas vidas nas mãos de São Pedro.

A Celebração Solene da Festa de São Pedro Apóstolo teve início com a procissão dos festeiros, das comunidades, da imagem e da entrada do presidente da celebração, Dom Rafael Biernaski, juntamente com os concelebrantes: o pároco: Frei Paulijacson P. de Moura, o guardião da fraternidade Franciscana São José e Vigário Paroquial: Frei Carlos Ignácia, o Vigário Paroquial: Frei Aldolino Bankhardt, o diácono Pedro Schmidt, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – de Gaspar – e toda a equipe de celebração.

Dom Rafael começou a homilia saudando a todos os presentes, especialmente aos frades que compõem a Fraternidade de Gaspar. “Celebramos solenemente hoje a festa de São Pedro e São Paulo. São Pedro, nosso padroeiro, está cuidando de mim, da minha vida, da minha história, da minha família e da minha comunidade”.

Refletindo sobre as leituras, o presidente da celebração disse: “Na terceira leitura de hoje, do Evangelho de Mateus, capítulo 16, Jesus pergunta aos discípulos: ‘Quem dizem os homens, ser o Filho do homem?’. Eles alegaram ser Elias, João Batista ou algum dos profetas. Mas Jesus insistiu perguntando: ‘Quem dizem os homens que Eu sou?’” Voltando-se para a assembleia, Dom Rafael prosseguiu: “Quem é Deus para mim? Quem é Jesus? Os discípulos pensaram que o Filho do Homem era algum dos profetas, pois eles é quem mais os aproximavam de Deus. Em nossa vida, esses profetas podem ser os nossos pais, os nossos catequistas, aqueles que nos revelam Deus. Mas eles dizem aquilo que eles compreendem de Deus, aquilo que aprendem na Missa, aquilo que a Igreja diz. Pedro foi mais direto. Não olhou para o passado. Ele disse: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo!’. São Pedro dá uma resposta bonita, mas ainda não está entendendo quem é Jesus. Ele pensa Jesus do seu modo. Quando vocês ou quando nós fazemos uma pergunta a alguém, nós tendenciamos a pessoa a nos responder o que queremos. Jesus porém, vai fazendo com que Pedro entenda aquilo que Ele é. Jesus vai construindo Pedro. Pedro vai sendo a resposta de Deus. Pedro vai dizendo quem é Jesus, vai se revelando a partir de Jesus”, explicou o bispo.

Debruçando-se especialmente sobre a missão confiada a Pedro, o Santo celebrado hoje, nesta cidade, o presidente da celebração prosseguiu: “Quando Pedro compreende que Deus não deixa ele se perder, ele se sente preparado para seguir o que Jesus diz: ‘Pedro apascenta as minhas ovelhas!’ e se torna a Pedra sobre a qual Deus edificou a sua Igreja”. Essa tarefa de Pedro é uma tarefa de responsabilidade. Deus não dá um poder a Simão Pedro, para ele ser maior que os outros, mas usa Pedro de exemplo: “Eu te digo, tudo que ligares na terra, eu ligarei no céu. Pedro você tem autoridade, autoridade para dizer isto não está certo, mas se pecares, se desligares algo na terra, eu também desligo no céu”, explanou o bispo. Dom Rafael colocou-se como exemplo desse labor: “O que eu não for capaz de ligar na minha diocese, não será ligado no Céu. Por isso, tenho uma tarefa: Manifestar a glória de Deus. Hoje é o dia de São Pedro, é o dia do Papa Francisco, que continua a sucessão de Pedro, e o Papa me manda aqui para dizer: cuida das minhas ovelhas Dom Rafael, como fez Pedro e como faço!”, exemplificou.

Encerrando a sua homilia, o bispo, segurando as chaves de São Pedro nas mãos, se voltou para a imagem do Padroeiro e prosseguiu: “São Pedro, nós temos que te agradecer. Jesus pediu que tu cuides de nós como as ovelhas do Senhor. Pedro muito obrigado pelas ovelhas cuidadas, que somos nós! Tu foste capaz de compreender a fidelidade por Deus e nos transmitistes esta fidelidade. Deus te pague! Obrigado pelo teu poder, pelo teu amor e por tua luz. Viva São Pedro!”, completou.

Após a comunhão, Frei Paulijacson deu início aos agradecimentos: “Primeiro, queremos agradecer a Deus, agradecer a São Pedro, nosso Padroeiro, a São Paulo, Padroeiro da nossa diocese, ao nosso Pai Seráfico São Francisco e a Santa Clara, por este clima perfeito da festa. É impressionante a graça e a bênção de Deus favorecendo a boa participação de todo o povo nas celebrações religiosas e nos festejos populares. Somos muito gratos a Deus. Queremos agradecer também a Dom Rafael, que aceitou o nosso convite nesses três dias como pregador do tríduo e nos encantou com suas palavras inspiradoras”. Agradecendo ainda aos confrades, aos festeiros e a todas as pessoas envolvidas na organização da 169ª Festa de São Pedro Apóstolo, Frei Paulijacson encerrou: “Que Deus nos abençoe a todos, aos conselhos das nossas comunidades e respectivamente às pastorais, aos movimentos e aos grupos da nossa paróquia. Sem vocês esta festa não seria possível!”.

Tendo o magnífico coral, que abrilhantou a solenidade, entoado o Hino Pontifício, Dom Rafael fez sua última exortação: “São Pedro tem consciência de que as ovelhas são de Deus. Por isso a tarefa: “Apascenta, Pedro, as minhas ovelhas!’. Prossigamos no caminhar de nossa existência, com este espírito e acolhendo esse amor de Deus. Obrigado a todos. Que recebamos, agora, a benção de Deus”, completou.

Terminada a celebração, o bispo e os frades da Paróquia, desceram ao Salão Cristo Rei e ao Passeio São Pedro, para fazer a tradicional bênção dos setores da festa.


VEJA MAIS IMAGENS DA PROCISSÃO FLUVIAL E DA MISSA SOLENE