Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Rafael: “Deus não nos abandona porque somos filhos e filhas”

29/06/2019

Notícias

Frei Diego Martendal e Frei Francisco Dalilson P. Cabral

Gaspar (SC) – O segundo dia do Tríduo da Festa de São Pedro Apóstolo, realizado nesta sexta-feira (27/06), às 19 horas, teve como tema: “Resgatar a dignidade dos filhos de Deus”.

Antes do início da Celebração Eucarística, Frei Paulijacson acolheu algumas das comunidades, pastorais e movimentos da paróquia, que trazem vida à religiosidade e à fé do povo gasparense, e estavam jubilosos para, junto com toda a comunidade, celebrar o segundo dia do Tríduo do santo padroeiro.

Ao som do belo hino de São Pedro, que vibrou forte na voz do povo gasparense, a celebração teve início revelando a alegria e a devoção da comunidade em festejar o seu patrono. “Ó São Pedro, pedra forte, rocha firme do Senhor, intercede pela gente, nosso apóstolo pastor. Reza pela tua Igreja, São Pedro protetor”, ressoou por toda a igreja.

Frei Paulijacson acolheu o pregador do tríduo, Dom Rafael Biernaski, e também toda a assembleia presente, neste dia em que a Igreja também celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Na homilia, o bispo, ao transmitir uma mensagem acerca das leituras, procurou refletir especialmente no Evangelho sobre como “resgatar a dignidade dos Filhos de Deus”. Na passagem do Evangelho de Lucas 15,3-7, Jesus conta a parábola do pastor que vai atrás da única ovelha perdida. Deus faz tudo para ir atrás das suas ovelhas, para “resgatar a dignidade de filhos de Deus. Ele não fica com as outras noventa e nove, elas já são justas, não precisam”, afirma Dom Rafael. Falando sobre a segunda leitura, o pregador afirma que São Paulo era um homem justo e, em sua justiça, perseguia e matava os cristãos. Por isso, resgatar a dignidade de filhos de Deus é deixar de lado a perspectiva da justiça humana e se colocar no caminho de Deus, se perder, ser aquela ovelha que precisa ser resgatada e assim “resgatar a dignidade de Filhos de Deus”.

Aprofundando o tema deste segundo dia do Tríduo, o pregador propôs dois questionamentos: “Como Deus restaura a dignidade dos filhos de Deus? E o que significa ser filhos de Deus?” Segundo o bispo, não há outro meio de chegar a essa transformação senão pela pessoa de Jesus. É Jesus o único capaz de restaurar essa dignidade. A ovelha não precisa fazer nada, o homem não precisa fazer nada, além de se deixar reconduzir. “Jesus vai até a ovelha, põe ela nas costas e traz de volta ao ambiente seguro”. Essa segurança que Deus dá é a garantia necessária para que todo homem e mulher se reencontre como digno e reencontre todos os seus irmãos também como dignos. “Deus não nos abandona porque somos filhos e filhas”, afirma Dom Rafael, do mesmo modo todos são convidados, como irmãos, a se colocar nas costas do mestre e aceitar o ambiente seguro que ele propõe.

Encerrando, ele exortou: “Resgatar a dignidade de filhos de Deus é agir com misericórdia, com divindade, com amor. Que nesta festa de São Pedro, segundo dia do Tríduo, possamos ser regenerados na dignidade de filhos de Deus”, e voltando-se para a imagem de São Pedro, que repousa na barca, prosseguiu: “Obrigado São Pedro, que nos trazes nessa noite para ser restaurados na dignidade de filhos de Deus! Obrigado, Pedro!”

Ao fim da celebração, o pároco, Frei Paulijacson, agradeceu o pregador e convidou todos a descerem ao Salão Cristo Rei e ao Passeio São Pedro para participarem dos festejos populares.

“Que neste segundo dia do tríduo sejamos abençoados e resgatados na dignidade de filhos de Deus”, encerra Dom Rafael.


VEJA MAIS IMAGENS DO SEGUNDO DIA DO TRÍDUO