Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

1º dia do Tríduo da Festa de São Pedro: “Eu tive fome e você me deu de comer”

26/06/2020

Notícias

Gaspar (SC)

A programação religiosa da 170ª Festa de São Pedro Apóstolo, em Gaspar, começou na noite desta quinta-feira (25) de forma diferente: sem a tradicional presença dos fiéis, que sempre lotam a Igreja Matriz. As medidas de distanciamento social ainda são necessárias para se evitar a propagação do novo coronavírus. A 1ª Missa do Tríduo, que é o conjunto de três dias consecutivos de celebrações religiosas no cristianismo, foi transmitida on-line na rede social Facebook da paróquia e na página do YouTube da TV Gaspar..

A distância, porém, não diminuiu a força da fé dos católicos, que há 170 anos celebram a mais antiga festa religiosa do Vale do Itajaí. Neste ano, o Tríduo tem como tema “Com São Pedro, testemunhas de uma Igreja fraterna e solitária”, acompanhado do lema da Campanha da Fraternidade 2020: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,25-37), transformado em ações solidárias que vão beneficiar dezenas de famílias que neste momento passam muita necessidade em Gaspar.

Durante a celebração desta quinta-feira, a caridade se fez seguindo uma passagem do Evangelho Segundo Mateus (2,35a): “Eu estava com fome e vocês me deram de comer” (Mt 25,35a). Durante toda a semana, a comunidade pode doar alimentos, que depois serão distribuídos pela Conferência Vicentina a famílias carentes previamente cadastradas. Durante a celebração, as mais de 70 cestas básicas já doadas foram colocadas ao redor do altar. Em sua homília, Frei Carlos enfatizou a caridade, a compaixão e a partilha. “Precisamos exercitar o amor solidário, a compaixão e a partilha que nos foram ensinados por Jesus Cristo”. Frei Carlos disse ainda que a fé não é movida por palavras bonitas, mas por ações concretas de ajuda e de servir às pessoas necessitadas, exercitando verdadeiramente a caridade.

Em outra passagem bíblica do Evangelho Segundo Mateus, Frei Carlos lembrou as palavras de Jesus Cristo: “Nem todo aquele que diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7,21).

Na missa do segundo dia do Tríduo, que acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 19 horas, novamente o tema caridade será destaque com a Campanha do Agasalho: “Eu estava sem roupa e vocês me vestiram” (Mt 25,36ª) com a comunidade podendo realizar doações de roupas e calçados. Já no último dia do tríduo, no sábado (27), a intenção será arrecadar fraldas e materiais de higiene e limpeza: O lema será: “Eu estava doente e vocês cuidaram de mim” (Mt 25,36b). As doações podem ser feitas à secretaria da paróquia ou deixadas em cestos distribuídos no interior da igreja, próximos à imagem de São Pedro.

No sábado (27) e domingo (28), últimos dois dias da Festa de São Pedro, será de retorno das celebrações religiosas com a presença de fieis na igreja, porém, com número limitado. A senha para participar das missas deve ser retirada na secretaria da Paróquia. No domingo também será comercializado, no sistema drive-thru, o tradicional churrasco. A entrega será feita no Passeio São Pedro, das 11h às 14h30. As pessoas nem precisarão sair dos seus carros. Os tickets já estão à venda na secretaria da Paróquia.


Pascom da Paróquia São Pedro Apóstolo


Veja também: