Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Perseverar na oração fiel e humilde, indica Frei Gustavo

07/06/2017

Notícias


São Paulo (SP) – Neste ano, em que a Igreja do Brasil celebra o Ano Mariano, por ocasião dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul, a trezena de Santo Antônio no Santuário São Francisco, região central de São Paulo, dedicou todos os temas a Santo Antônio e Nossa Senhora. No 8º dia da trezena, celebrado nesta quarta-feira (7), o tema foi “Santo Antônio e Santa Maria: mostrai-nos o sentido da verdadeira oração”.
Antes de iniciar sua homilia, Frei Gustavo Medella e José, que conduz os cantos na celebração, recordaram um clássico do Pe. Zezinho: “Ensina o teu povo a rezar/ Maria, Mãe de Jesus / Que um dia o teu povo desperta e na certa vai ver a luz / Que um dia o teu povo se anima e caminha com teu Jesus”.

O pregador da trezena afirmou: “Olhando para as Escrituras, percebemos o quanto a Virgem fez de sua oração uma resposta positiva e cheia de esperança diante das dúvidas e dores que passou em sua caminhada”, e comentou ainda a primeira leitura da Liturgia de hoje, extraída do livro de Tobias (Tb 3,1-11a.16-17a), onde Tobit e Sara abrem seus corações a Deus, expressando sua dor e abrindo-se à misericórdia de Deus:

“No mesmo instante,
estendendo as mãos em direção à janela,
fez esta oração:
‘Tu és bendito, Deus de misericórdia,
e é bendito eternamente o teu nome!
Na mesma hora,
a prece dos dois foi ouvida perante a glória de Deus
e Rafael foi enviado para curar a ambos.”

Oração como serviço

Frei Gustavo recordou o espírito de Maria, de estar sempre disponível, como nas bodas de Caná, onde intercede pelos noivos. E destacou a força quando se ora pelas intenções de terceiros. “Não é um poder que nos faz achar-nos superiores aos outros, mas que nos anima a nos colocarmos a serviço das pessoas também pela via da oração”, acrescentou.

O frade recordou ainda São Francisco de Assis, padroeiro do Santuário, relembrando que a vida de oração do santo era tão intensa e tão intrínseca à sua pessoa, que ele não era conhecido como um homem de oração, mas o homem feito oração. E descreveu a passagem onde São Francisco de Assis pede a Santo Antônio que ensine a Sagrada Teologia aos frades, mas sem que eles abandonassem o principal: o espírito de oração e devoção. “São Francisco e Santo Antônio sabiam que o Espírito de Oração e Devoção nada mais era do que o próprio Espírito Santo derramado por Deus nos corações de seus filhos e filhas. Por isso, meus irmãos e minhas irmãs, perseverar na oração fiel e humilde é a maneira que temos para manter acesa em nós a chama de Deus”, acrescentou.

E para concluir a homilia, Frei Gustavo convidou os presentes a se ajoelharem para rezar, e proclamou:

“Senhor, nós somos necessitados de mais vida e reconhecemos que Vós sois a fonte de todos os bens. A Vós recorremos na oração para nos manter em sintonia convosco. De coração arrependido, pedimos perdão de nossos pecados. De coração agradecido, vos louvamos pelas vossas maravilhas em favor da vida. Com Santo Antônio, mestre da oração, estamos em vossa presença como filhos e filhas. Amém!”

A trezena acontece até o dia 12 de junho, e é celebrada às 15h de terça a sexta, às 10h30 no domingo e meio-dia na segunda-feira. Neste domingo, a trezena começará na Praça do Patriarca, com a procissão saindo da igreja de Santo Antônio, em direção ao Santuário. No final de semana acontece também a Festa Junina, dentro do claustro do Convento.