Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Perdão é a palavra da noite no Campinho

23/04/2019

Notícias

Moacir Beggo

 Vila Velha (ES) – A Festa da Penha, no 3º dia do Oitavário, lotou o Campinho para a “Bênção aos Casais”, um momento de reflexão, oração e bênção, tendo a direção de Pe. Renato Criste Covre, pároco da Catedral Metropolitana de Vitória, e Pe. Diego Carvalho, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari.

Os casais que vieram para esta noite foram acolhidos pelo guardião, Frei Paulo Pereira, que garantiu ser a grande motivação, para quem faz a Festa da Penha, nos encontrarmos com a alegria do Ressuscitado. “Não guardemos para nós, mas queremos espalhá-la. Quanto mais pessoas conhecerem a alegria do Cristo Ressuscitado, mais alegre o mundo vai ser. Muito obrigado pela presença de tanta gente, de tantos casais. É importante que a gente recorde que a Festa da Penha é construída a muitas mãos. Desde o ano passado, reunimo-nos para prepará-la, mas ela só é bonita por causa de vocês”, afagou o guardião, lembrando que todas as noites da Festa da Penha haverá atividades.

Pe. Diego fez a reflexão da noite partindo do Evangelho das Bodas de Caná e da pergunta “Qual é o vinho que está faltando na sua casa?”.

Ele falou de vários problemas que deixam os relacionamentos apáticos e se arrastando durante décadas. “O Augusto Cury diz que só consegue fazer feliz quem é feliz. E sabe qual é o grande problema? Nós não somos felizes. Nós vivemos de picos de felicidade”, disse o padre.

Para esta pergunta, falou da falta do vinho do perdão. “Você consegue perdoar?”, perguntou. “Eu digo sempre: quem não sabe perdoar, não pode se relacionar. A pessoa que não sabe perdoar, ela não sabe conviver, porque a base de relacionamento precisa ser o perdão. Lá, no dia do casamento, o padre deveria perguntar se você vai ser capaz de perdoar a pessoa que Deus colocou do seu lado para ser carne de sua carne, ossos dos seus ossos. Sabe por quê? No primeiro deslize, você vai querer ir embora. No primeiro deslize, vai querer voltar para a casa de mamãe. Tem muita gente por aí que, infelizmente, já casa pensando: ‘se não der certo, cada um vai para o seu lado'”, criticou Pe. Diego.

Segundo ele, ninguém deve começar uma construção, um projeto de vida, pensando que algo vai dar errado. “Uma pergunta você precisa fazer esta noite para sua companheira ou companheiro: Você é capaz de me perdoar caso eu venha deslizar? Pergunta para o seu companheiro? Ah padre, você não convive com ele, não convive com ela, já perdoei muito!!. A base de qualquer relacionamento é o perdão, porque onde está o perdão, Deus está ali, porque Deus é perdão, Deus é amor. Quem não sabe perdoar, não sabe se relacionar”, insistiu.

“Você tem que abrir os olhos todos os dias e dizer: ‘Senhor, que ao longo desse dia, eu possa ter um coração generoso, um coração apaixonadíssimo pelo Senhor Jesus, que eu possa enxergar na pessoa que colocou diante de mim, a sua face’. Você está vendo o rosto de Deus no rosto de seu companheiro ou companheira? Como está o seu casamento? Como está seu relacionamento?”, questionou.

A noite terminou com a Adoração do Santíssimo e a bênção dos casais.