Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Capítulo: fidelidade e perseverança dos irmãos

19/05/2015

Notícias

Frei Walter de Carvalho Júnior

Assis (Itália) – Devido a uma das decisões do Capítulo de 2009, que já se havia deparado com o acentuado decréscimo no número dos frades da Ordem, uma comissão especial estudou nos últimos seis anos a questão da fidelidade e da perseverança dos irmãos, e, necessariamente, as causas que levam considerável número deles a abandonar a Ordem.

capitulares_19

Frades de língua portuguesa celebram a Eucaristia neste 9º dia do Capítulo

Na história franciscana não são novidades os altos e baixos em termos de números de frades. Depois de exposição de várias estatísticas e gráficos ilustrativos, Frei Albert Schmucki, em nome da comissão, apresentou reflexão em vista de possíveis interpretações dos dados, sobretudo levando em consideração os frades jovens. Partiu de Jo 1,38-39: “Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: ‘O que vocês querem?’ Eles disseram: ‘Rabi’, ( que significa Mestre ), ‘onde moras?’. 39 Respondeu ele: ‘Venham e vejam’”. Frei Albert explicou que o verbo “morar”, no contexto bíblico, carrega uma densidade teológica que remete à procura do ser humano pelo sentido mais definitivo da própria vida, e que é, afinal, o ponto de partida de toda busca vocacional. Criticou, no entanto, uma certa consideração instrumental e funcional das entidades da Ordem, muitas vezes preocupadas com elas mesmas, e que não chegam a considerar bem e suficientemente os candidatos que as procuram hoje, na maioria jovens, provindos de um mundo caracterizado por muitas e rápidas mudanças. Estes, voltados para o presente, para o que lhes possa ser resposta hoje, sem maior memória história, e sem muitas preocupações para com um futuro distante, desiludem-se, não raro, e desistem da vida franciscana em uma das etapas do processo formativo inicial, quando não, após a profissão solene.

Acompanhar os jovens, portanto, é um grande desafio, pois envolve, em muitos casos, acampanhar a transformação ou desestruturação do ideial, e também, a reestruturação dele. Frei Albert também afirmou que em nossos dias, nos contextos culturais e sociais de hoje, nossa identidade carismática não é ainda bem clara: é mais nostálgica que profética, o que dificulta o processo de recepção e acompanhamento de novos irmãos.

No final da manhã, os grupos linguísticos se reuniram para desenvolver reflexão a partir da fala de Frei Albert. As pertinentes considerações dos grupos foram partilhadas na sala capitular pouco antes do almoço, e servirão para a composição das propostas finais do Capítulo.

walterJá no período da tarde, deu-se prosseguimento à apresentação dos relatórios das Conferências da Ordem, iniciada no dia anterior, inclusive com projeção de rápidos e encantadores vídeos, mostrando a vida e trabalho dos frades de várias partes do mundo.

Também fez parte das atividades da tarde um pré-escrutínio para a eleição do Ministro Geral.

Concluíndo os trabalhos do dia, os membros do Definitório, que encerram seu serviço, foram chamados à mesa por Frei Bill Short, secretário do Capítulo. Este dirigiu a oração das vésperas, e, após a leitura breve, agradeceu a cada membro do Definitório, destacando de cada um alguma qualidade ou particularidade.  A cada agradecimento, a assembleia reagia com salva de palmas. Nas intercessões, espontâneas, em várias línguas, ouvia-se repetir o refrão: “Magnificat anima mea Dominum”.