Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pastoral Universitária da FAE realiza formação para voluntários

20/02/2020

Notícias

Curitiba (PR) – Dentro do eixo da formação e reflexão, a Pastoral Universitária da FAE realizou neste dia 19 de fevereiro a Formação de Voluntários. O objetivo foi proporcionar conhecimento a respeito de aspectos técnicos e legais do voluntariado, bem como realização de dinâmica, trocas de experiência, apresentação de atividades já realizadas de voluntariado pela PastoralE, o papel do voluntário para com o próximo e para consigo mesmo.

Dentro do exercício de definir o voluntariado, cada aluno pode expor sua própria ideia a respeito do que é o voluntariado e como poderia ser representado. De acordo com alguns dos alunos participantes, o voluntariado se define como: “Semear o bem ao próximo sem esperar nada em troca”; “crescimento pessoal e espiritual”; “ter empatia”; “não somente uma ação pontual e sim um modo de vida”; “gratidão”; “ajudar aqueles que muitas vezes não pedem ajuda, mas mesmo assim precisam dela”.

De acordo com o palestrante Wellington, da equipe Pastoral, o voluntariado não tem somente uma definição, envolve a questão da integralidade da pessoa e valores.

São três os eixos trabalhados pela Pastoral da FAE: Espiritualidade, Ações Socioeducativas e Formação/Reflexão, este último visa proporcionar momentos de formação para que a pessoa, no exercício do questionamento e reflexão, procure sentido e encontre a sua vocação, permitindo um aprofundamento na compreensão do sentido da própria existência humana: “Conhece-te a ti mesmo”.

Thaynara Luania Olba, da Pastoral da FAE