Consultoria Solidária da FAE encerra primeira etapa
01/12/2022
Os cerca de 50 estudantes do 4.º ano do curso de Administração da FAE Centro Universitário que prestaram assessoria voluntária para empresas apresentaram os resultados das ações do ano de 2022. No total, 15 empreendedores do comércio de Curitiba e região metropolitana conseguiram melhorar o andamento dos seus negócios depois de aderirem ao projeto Consultoria Solidária, idealizado pela FAE em parceria com a Fecomércio/PR e o Sebrae/PR. Eles receberam um certificado em cerimônia realizada na FAE de São José dos Pinhais.
O Consultoria Solidária alia benefícios tanto para os estudantes como para os empresários: os alunos têm a oportunidade de experimentar na prática o que aprendem na teoria com as consultorias gratuitas; e os empresários melhoram seus negócios com as dicas dos acadêmicos, que são acompanhados pelos professores e pelos consultores do Sebrae/PR. Os empreendedores que participaram do projeto receberam um diagnóstico empresarial para identificar pontos fortes e fracos de sua empresa, além de uma sugestão de plano de ação para os pontos prioritários de melhorias. As áreas em que os alunos, professores e o Sebrae atuaram foram muitas, de gestão e planejamento financeiro até marketing.
Durante a cerimônia, o professor da FAE e gestor operacional da Consultoria Solidária, Valter Pereira Francisco Filho, afirmou que o projeto faz parte da missão do Grupo Bom Jesus – auxiliar quem mais precisa – e que, assim, a parceria não poderia deixar de dar certo. “Foram poucos meses, mas andamos muito com o projeto. E isso principalmente devido ao empenho dos nossos alunos”, disse o professor. Durante a cerimônia, o vice-presidente da Fecomércio/PR, Paulo Salesbran, afirmou que os benefícios são para a sociedade como um todo, e o que é ainda melhor: de forma solidária. “Sabemos que cada pessoa tem uma habilidade. E, juntando a habilidade de cada um com a solidariedade, essas parcerias se solidificam ainda mais”, salientou Salesbran.
O diretor de Relações Corporativas da FAE, Paulo Cruz, disse que a Consultoria Solidária mostrou o quanto as empresas compreendem a importância da academia para a sociedade. “Um momento importante para os alunos, que puderam colocar em prática a teoria que aprendem em sala de aula, e para os empresários, que entenderam que, quando se compartilham conhecimentos, potencializam-se os resultados”, disse. O diretor do campus FAE São José dos Pinhais, Elcio Douglas Joaquim, reiterou que não há melhor oportunidade de prática do que numa empresa real. O vice-presidente do Grupo Educacional Bom Jesus, Frei Daniel Dellandrea, falou da importância da educação na construção de uma sociedade mais próspera. “Não há como preparar alunos sem eles terem a capacidade de serem agentes do bem”, afirmou. O coordenador do FAE Social, Frei Claudino Gilz, realizou a bênção final do balanço das ações.
Também estiveram presentes no evento o superintendente da Fecomércio/PR, Eduardo Luiz Gabardo Martins, e o coordenador de Desenvolvimento Empresarial, Rodrigo Schmidt. O Sebrae/PR foi representado pela gerente da área de Gestão de Projetos e Inovação de Produtos, Joana D’Arc de Melo.
Assessoria da FAE