Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Em Florianópolis, a quarta Missão Franciscana FAE

31/10/2023

Notícias

Entre os dias 27 e 29 de outubro de 2023, a Pastoral Universitária da FAE Centro Universitário em parceria com a fraternidade da Paróquia Santo Antônio concretizaram a 4ª edição da Missão Franciscana FAE.

A Missão Franciscana FAE é atividade missionária religiosa e formativa que facilita e evidencia a importância do diálogo entre as Frentes de Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceiçao do Brasil. Além disso, é um trabalho que aproxima muitos jovens com o carisma franciscano. Logo, contribui para a formação dessa comunidade acadêmica, a partir de valores franciscanos, tendo em vista uma formação mais humana e integral.

As parcerias surgem do diálogo da Pastoral Universitária FAE com frades da Província que atuam em âmbito paroquial. Nessa edição, com muito amor, Frei Paulo Borges acolheu um grupo de 19 missionários da FAE Centro Universitário. Entre os missionários, dois frades estudantes, Frei Valter Quimbundo e Frei José Kapundi.

O tema da 4ª edição da Missão Franciscana FAE, parte do ensinamento de São Francisco de Assis que diz: “E depois que o Senhor meu deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do Santo Evangelho.” São Francisco de Assis

Além do tema mencionado, os missionários puderam vivenciar a temática das atividades propostas pela comunidade da Paróquia Santo Antônio. No dia 27, pode-se destacar a participação dos missionários no Ato Penitencial e na Adoração ao Santíssimo. Um momento para focar na importância missionária e no papel de cada um para o cuidado da casa comum e a Paz no mundo.

No dia 28, a partir da proposta do grupo de catequistas da Paróquia Santo Antônio, os missionários trabalham a temática do “Coração ardente, pés a caminho”, com crianças, adolescentes, jovens adultos e adultos que frequentam a Paróquia. Momento oportuno onde trabalhou-se a importância da autoestima, do diálogo e do respeito à casa comum. Os missionários também tiveram a oportunidade de vivenciar dinâmicas de autoconhecimento e evangelização conduzidas pela equipe de catequistas da Paróquia.

Ainda no dia 28, os missionários auxiliaram na liturgia da Missa realizada no Lar São Francisco, lar de idosos na região de Florianópolis. Momento de muita fé e interação entre as gerações.

Cabe ressaltar que em diversos momentos, as famílias que acolheram os missionários em suas casas, para hospedagem, estiveram presentes se dedicando na organização da Missão Franciscana.

E, para finalizar a 4ª edição da Missão Franciscana FAE, os missionários participaram da Missa de domingo (29). Frei Paulo Borges oportunizou aos missionários testemunhar momentos de muita fé já vivenciados. Ainda, momentos de gratidão pela Missão que foi realizada no âmbito da Paróquia Santo Antônio. O coordenador da Pastoral Universitária da FAE, Wellington Kihara, pôde relembrar a Alegria do Evangelho, o qual agradeceu a toda comunidade da Paróquia Santo Antônio, em especial o Frei Paulo Borges, por oportunizar aos missionários esse encontro com o Evangelho, e toda a Alegria que esse encontro proporciona.

É importante destacar a participação do Frei Valter Quimbundo e do Frei José Kapundi que acompanharam os alunos nessa caminhada de fé e animaram a Missão com suas vocações e carisma.

“Sem dúvida alguma, a visita da Pastoral universitária da FAE Curitiba, muito veio contribuir para a vivência de uma igreja em saída: jovens que se desligaram geograficamente e nossos Paroquianos que não mediram esforços para que todos os missionários(as) se sentissem bem-vindos e acolhido por todos. Eu como pároco, senti uma grande felicidade em poder ver tudo fluindo bem e ver que há leigos comprometidos com o Reino de Deus. Que Deus abençoe a todos em geral! Paz e Bem! “(Frei Paulo Cezar Magalhaes Borges)


Pastoral Universitária da FAE Centro Universitário