Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Paulo Apóstolo celebrou 118 anos

05/07/2016

Notícias

agudos_

Agudos (SP) – Entre os dias 30 de junho e 3 de julho, a Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos celebrou seus 118 anos de fundação. A festa religiosa contou com tríduo religioso, missa festiva e procissão.

Durante o tríduo religioso os seis setores que compõem a paróquia participaram das celebrações com seus padroeiros, que saudaram a Paróquia e São Paulo Apóstolo, cujo dia foi lembrado em 29 de junho. As missas foram presididas pelo pároco, Frei Silvio Trindade Werlingue, Frei Carlos Pierezan, vigário e pelo Pe. Antônio Marcos Roque de Carvalho, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Boraceia (SP).

As atividades religiosas terminaram no domingo (03), com missa festiva e procissão pelas ruas de Agudos. A missa foi presidida por Frei Silvio e concelebrada por Frei Carlos.

Durante sua reflexão após o Evangelho, Frei Carlos fez questão de lembrar a todos os presentes sobre o ‘ser cristão’, afirmando ser importante, como fiéis, aprofundar a nossa fé em Deus. “Não basta ser cristão, pois é preciso perguntar qual a experiência que queremos em Deus e a que ele quer para nós”, disse.

Histórico

A fundação da Paróquia São Paulo Apóstolo antecede a criação do município de Agudos. A primeira capela ficava dentro da Praça Coronel Delfino (praça da Matriz), nas proximidades do atual coreto e foi construída entre os anos de 1862 e 1868. De inicio a Capela de São Paulo Apóstolo era filiada à Paróquia de Lençóis Paulista e como era de hábito presume-se que sua inauguração deve ter se dado em 29 de junho (sacrifício de São Paulo).

No dia 3 de julho comemora-se a criação da primeira Paróquia da cidade e a designação do seu primeiro vigário, após Faustino Ribeiro (fundador da cidade de Agudos) doar as terras para a criação do Patrimônio São Paulo dos Agudos.

Isabela Gaspar, especial para este site.