Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Que o “mau cheiro” do nosso pecado não impeça de espalhar o “bom perfume” de Cristo

21/08/2024

Papa Francisco

O “Espírito Santo no Batismo de Jesus” foi o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira, realizada na Sala Paulo VI. Ao ser ungido com o Espírito de Deus, Cristo confere a todos os cristãos a tarefa de espalhar o seu “bom perfume” no mundo e não o “mau cheiro” do próprio pecado.

A Sala Paulo VI acolheu milhares de fiéis e peregrinos para a Audiência Geral desta quarta-feira, 21 de agosto. O Papa deu continuidade ao ciclo de catequeses acerca do Espírito e da Esposa, meditando sobre como o Espírito Santo desceu em forma de pomba quando Jesus foi batizado por João, e dali se espalhou pelo Seu Corpo, que é a Igreja.

“Toda a Trindade se reuniu naquele momento nas margens do Jordão!”, comentou Francisco. O batismo de Jesus foi tão importante, que todos os evangelistas falaram sobre ele. E a importância reside no fato de, naquele episódio, Deus Pai ungiu Jesus com o Seu Espírito, isto é, consagrou Jesus como Rei, Profeta e Sacerdote.

Na verdade, Jesus estava repleto de Espírito Santo desde o momento da Encarnação, mas no Batismo recebe a unção com o Espírito para a sua missão. Essa missão o Senhor comunica-a à Igreja, Seu Corpo místico, e assim nos tornamos um povo sacerdotal, profético e régio. A imagem da unção com o Espírito nos remete ao Sacramento da Confirmação, no qual fomos ungidos com o óleo perfumado do Crisma e recebemos o dom do Espírito para a missão, para espalhar pelo mundo o bom odor de Cristo.

“A unção nos perfuma e também uma pessoa que vive com alegria a sua unção perfuma a Igreja, perfuma a comunidade, perfuma a família com este perfume espiritual”, acrescentou Francisco. O Papa então fez uma ressalva:

“Sabemos que, infelizmente, por vezes os cristãos não espalham o perfume de Cristo, mas sim o mau cheiro do seu próprio pecado. E jamais nos esqueçamos: o pecado nos afasta de Jesus, o pecado torna o óleo ruim. E o diabo, não esqueçam disto, normalmente o diabo entra pelo bolso. Fiquem atentos.”

Isto, porém, não deve distrair-nos do compromisso de realizar, tanto quanto pudermos e cada um no seu ambiente, esta sublime vocação de ser o bom perfume de Cristo no mundo. O perfume de Cristo é libertado do “fruto do Espírito”, que é “caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gal 5,22).

“Foi o que disse Paulo e é belo encontrar uma pessoa que tenha essas virtudes. (…) É belo encontrar uma pessoa boa, uma pessoa fiel, uma pessoa mansa, que não seja orgulhosa. Se nos esforçarmos por cultivar este fruto, então, antes que nos apercebamos, alguém sentirá um pouco da fragrância do Espírito de Cristo à nossa volta. Peçamos ao Espírito Santo que nos faça ungidos mais conscientes, ungidos por Ele”, concluiu o Pontífice.

O mundo está dividido, vamos rezar pela paz

Ao final da Audiência Geral desta quarta-feira (21/08), o novo convite do Papa para recordar da “martirizada Ucrânia que sofre tanto”, Mianmar, Sudão do Sul e Kivu do Norte: “e não nos esqueçamos da Palestina e Israel: que haja a paz lá”.

 um apelo sincero pela paz que o Papa Francisco, preocupado com os muitos conflitos no mundo, faz ao final da Audiência Geral desta quarta-feira (21/08). Ao improvisar, saindo do texto oficial, após a saudação aos peregrinos italianos, o Pontífice exortou para não esquecer a Ucrânia e as nações onde ainda há conflitos.

“E, por favor, não esqueçamos da martirizada Ucrânia, que sofre tanto. Não esqueçamos de Mianmar, Sudão do Sul, Kivu do Norte e tantos outros países que estão em guerra. Rezemos pela paz. E não esqueçamos da Palestina e de Israel: que haja a paz lá.”

Precisamos dos frutos do Espírito

O Papa também invocou a paz ao saudar os fiéis de língua polonesa presentes na Sala Paulo VI, destacando como os frutos do Espírito são necessários hoje nas várias dimensões sociais.

“O nosso mundo, marcado por guerras e divisões, precisa mais do que nunca dos frutos do Espírito Santo. A partir das suas famílias e dos seus locais de trabalho, levem para a vida diária de vocês amor, paz e bondade.”

Por fim, lembrando as peregrinações a pé que ocorreram nas últimas semanas a Jasna Góra, na Polônia, Francisco desejou que as orações dos fiéis, por intercessão de Maria, “concedam ao mundo o dom da tão desejada paz”.

Francisco recorda São Pio X: rezemos pelos catequistas, corajosos na missão

“Recolocar Jesus Cristo no centro da atenção de todos os fiéis foi também o grande desejo de São Pio X, cuja festa celebramos hoje”, enalteceu Francisco ao se dirigir aos fiéis de língua alemã na Audiência Geral desta quarta-feira (21/08). Ao recordar do santo, o Pontífice lembrou do trabalho dos catequistas. No Brasil, a Igreja celebra no domingo (25/08) o dia deles, com uma romaria em Aparecida que começa no fim do mês.

“Ungidos pelo Espírito Santo, dom inefável do Altíssimo, renovemos o nosso empenho missionário em levar o perfume de Cristo a todo o mundo.”

Assim o Papa Francisco se dirigiu aos peregrinos de língua portuguesa presentes na Audiência Geral desta quarta-feira (21/08) na Sala Paulo VI, comentando a catequese sobre o Batismo de Jesus. Difundir “o bom perfume de Cristo” na vida dos irmãos, com a graça do Espírito Santo, também foi a exortação do Pontífice dirigida aos fiéis de língua francesa e espanhola, “dando testemunho de amor, alegria, paz, afabilidade e bondade”.

Aos peregrinos de língua alemã, o Papa também refletiu sobre o Espírito Santo que leva o Povo de Deus ao encontro de Jesus. Além disso, Francisco lembrou que nesta quarta-feira, 21 de agosto, a Igreja celebra Pio X (Riese, 1835 – Roma, 1914), no civil José Melchiorre Sarto:

“No Batismo no Jordão, Deus, o Pai celestial, revelou Jesus como seu Filho amado. Recolocar Jesus Cristo no centro da atenção de todos os fiéis foi também o grande desejo de São Pio X, cuja festa celebramos hoje. Que pela sua intercessão, o Senhor os conceda fazer sempre a experiência da sua amorosa proximidade.”

Catecismo de São Pio X

Papa Pio X governou a Igreja de 1903 a 1914, quando morreu em Roma. Em 1951, foi beatificado pelo Papa Pio XII e o mesmo Pontífice o proclamou santo em 1954. Ao centro da sua vida e magistério estava a preocupação pastoral, em uma sociedade onde se advertia, cada vez mais, uma crise de fé. Dessa forma, Pio X procurou difundir, o máximo possível, a catequese entre os cristãos.

O famoso catecismo, que traz o seu nome (“Catecismo de São Pio X), por exemplo, foi adotado na Itália com um método clássico de “perguntas e respostas”, mais adequado à formação de jovens e adultos, com “linguagem clara e concisa” sobre a essência da doutrina católica. Foi elaborado precisamente para pessoas simples, em uma sociedade onde a cultura ainda não havia atingido todas as classes sociais. E o Papa Francisco, ao final da Audiência Geral, retomou a importância de quem procura incentivar a transmissão da fé:

“Hoje, comemoração de São Pio X, em muitas partes do mundo se celebra o Dia do Catequista. Pensemos aos nossos catequistas e  às nossas catequistas que levam adiante tanto trabalho e, em algumas partes do mundo, são os primeiros a levar adiante a fé. Rezemos hoje pelos catequistas, para que o Senhor os torne corajosos e para que possam seguir em frente.”

Romaria Nacional de Catequistas em Aparecida

No Brasil, o Dia do Catequista será celebrado no próximo domingo, 25 de agosto, para homenagear quem procura compartilhar a mensagem do Evangelho e orientar para o crescimento da fé.  Já de 30 de agosto a 1º de setembro, em Aparecida (SP), no Santuário Nacional de Nossa Aparecida, a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB vai promover a Romaria Nacional de Catequistas sobre várias temáticas, entre elas, “catequese, mídias digitais e inteligência artificial”. Os participantes também terão contato com projetos comuns para a Igreja no Brasil em torno da Iniciação à Vida Cristã. As inscrições e os materiais para divulgação da Romaria podem ser acessados através do site da CNBB (cnbb.org.br).


Tiziana Campisi  e Andressa Collet – Vatican News