Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Santo Antônio de Bauru acolhe novo Pároco

23/01/2024

Notícias

No dia 19 de janeiro, no Salão João Paulo II, foi celebrada a missa de posse do novo pároco da Paróquia Santo Antônio, de Bauru (SP) – Frei James Luiz Girardi, OFM -, presidida por Dom Rubens Sevilha, Bispo de Bauru. A missa foi celebrada no salão porque a igreja está em reformas. Participaram da celebração, padres da diocese, os frades da Fraternidade de Bauru – Frei André Gurzinski e Frei Ricardo Backes (Frei Carlos Alberto Branco Araujo se encontra em período de férias) -, Frei Ademir Sanquetti e Frei José Alamiro Andrade Silva, da Fraternidade do Seminário Santo Antônio, de Agudos (SP), Frei Robson Luiz Scudela, representando o Ministro provincial, e Frei Rodrigo da Silva Santos.

Faz parte da compreensão própria franciscana que, na verdade, a celebração lança luz para o aspecto fraterno do serviço paroquial. Apesar de um pároco ser nomeado para a função, uma fraternidade é constituída para assumir o cuidado pastoral daquela paróquia. Tanto Frei James, quanto Dom Rubens fizeram menção a esta perspectiva, mas o bispo foi além e disse que não é o pároco que toma posse de uma paróquia, mas é a paróquia, formada por uma parcela de fiéis cristãos da Igreja de Cristo, que toma posse daquele ministro para que possa servi-la através de seu ministério, auxiliando-a em sua caminhada de conversão e construção do Reino de Deus.

Os ritos característicos destas celebrações foram seguidos com fidelidade, nos quais o Bispo diocesano entrega os lugares sagrados da Igreja ao cuidado do novo pároco. Assim o foi com a entrega das chaves do Sacrário, fazendo menção que a Eucaristia, sacramento e fundamento da unidade dos fiéis e Deus, seja o centro da ação pastoral; a pia batismal e a estola de cor roxa com menção aos sacramentos do Batismo e da Penitência, porta de entrada na Igreja para todos os fiéis e de conversão e proximidade com Deus em sua misericórdia.

Frei James também fez a profissão de fé diante do povo e de Dom Rubens, assim como de fidelidade e obediência à doutrina e ao bispo, assim como ele já prometera ser obediente ao seu Ministro provincial.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

Frei James, tomando a palavra em agradecimentos, mencionou que ainda estava há pouco tempo na Paróquia, mas já tivera significativas experiências que o fizeram se sentir acolhido e pertencente à caminhada daquela porção do Povo de Deus. Ele definiu estas experiências como verdadeiros encontros sagrados de proximidade e acolhida. O primeiro deles foi o da Fraternidade que já estava constituída quando ele chegou, e mostrou-se acolhedora e disponível para assumirem juntos esta missão evangelizadora. O segundo foi o encontro com Dom Rubens Sevilha, seja em uma celebração de exéquias, seja em encontro do ECC (Encontro de Casais em Cristo) e no encontro fraterno do clero. Em Dom Rubens, Frei James encontrou um verdadeiro pastor que participa da vida de suas ovelhas e ama o clero que se une a ele na missão de pastoreio. Por fim, o terceiro encontro foi com o povo da Paróquia Santo Antônio em suas sete comunidades, incluindo a Matriz. Segundo Frei James, encontrou uma Igreja viva, alegre por caminhar junta e seguir a Cristo em uma mesma direção. Se percebeu desafios, sentiu-se animado por poder contar com este povo para lidar com eles e seguir em frente.

Assim, a Fraternidade de Bauru segue com a missão do cuidado desta paróquia tão querida pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Através destes irmãos que ali estão, toda a Província acompanha esta história e se une, em orações e serviço, para que ela siga em fidelidade e alegria a proposta do Evangelho.


Frei Rodrigo da Silva Santos