Capela São Francisco de Assis celebra seu padroeiro com Tríduo, quermesse e Bênção dos Animais em Bauru
06/10/2025

Como bons peregrinos, os fiéis e os frades da Paróquia Santo Antônio, de Bauru (SP), seguiram para a Capela de São Francisco de Assis, onde foi celebrado com grande fervor o santo padroeiro. As festividades, que uniram momentos de profunda espiritualidade e confraternização, realizaram-se entre os dias 1º e 4 de outubro.
Espiritualidade e o Trânsito de São Francisco
A preparação para o dia festivo começou com o Tríduo, realizado nos dias 1º, 2 e 3 de outubro. O ponto de maior devoção foi a celebração do Trânsito de São Francisco, no dia 3, que recordou a páscoa do Santo Seráfico.
No dia do padroeiro, 4 de outubro, a Capela acolheu os fiéis para duas missas solenes, às 9h e às 19h, momentos centrais das festividades que celebraram a vida e o exemplo de simplicidade e amor à criação.
A celebração das 9h foi presidida por Frei Carlos Alberto Branco Araujo, vigário paroquial, e concelebradas por Frei James Luiz Girardi, pároco; Frei André Gurzynski, e Frei Ricardo Backes.
União e festa comunitária
As celebrações não ficaram restritas apenas ao altar. Nos dias 3 e 4 de outubro, a comunidade se reuniu para a tradicional quermesse após as missas, fortalecendo os laços de fraternidade. As vendas do famoso Bolo de São Francisco e do Biscoito de São Francisco foram um sucesso, contribuindo para a alegria e a manutenção da comunidade.
Além disso, a tradicional Bênção dos Animais, em homenagem ao patrono da ecologia, foi realizada em dois momentos: pela manhã, às 9h, na Matriz Santo Antônio, e no final da tarde, às 17h, na Capela São Francisco.
As festividades na Capela São Francisco de Assis reforçaram o espírito de unidade na fé e o compromisso da comunidade com os valores franciscanos de amor, paz e serviço, tornando-se um marco na vida da Paróquia Santo Antônio.
Texto: Sueli Matos/ Pascom Paróquia Santo Antônio de Bauru






