Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Para sempre Canarinhos” é o novo álbum dos Meninos Cantores de Petrópolis

02/09/2022

Notícias

Petrópolis (RJ) – Com um repertório variado que contempla músicas desde o tempo renascentista até o contemporâneo, incluindo obras brasileiras, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMPC), lança nesta sexta-feira (2/09), o álbum comemorativo “Para sempre Canarinhos”. O projeto faz parte das celebrações do Ano Jubilar de 80 anos do Coral dos Canarinhos, que teve início no último dia 21 de agosto.

Disponível em todas as plataformas digitais de áudio, as obras escolhidas apresentam um registro histórico de décadas de dedicação à música coral sacra e também popular. Segundo o diretor artístico e regente do coral dos meninos, Marco Aurélio Lischt, o álbum apresenta um panorama das várias vertentes interpretativas que o Coral dos Canarinhos, ao longo de seus 80 anos, tem praticado.

Maestro Marco Aurélio Lischt

Lischt explica quais foram os critérios para a escolha das músicas. “Primeiramente, pensou-se em representar esses 80 anos com pelo menos duas faixas de cada década de existência coral. Mas as primeiras gravações que temos à disposição em nossos arquivos, datam dos anos 50. Dentre os muitos LPs e CDs já gravados pelo coral, procuramos trazer ao público um repertório bem variado”, revelou.

A ideia de lançar um álbum comemorativo nasceu durante reuniões da comissão que prepara as festividades e celebrações dos 80 anos do Coral dos Canarinhos. “Nossos colaboradores, pais e voluntários deram a ideia de criar algo na linha de divulgação do trabalho dos coralistas na internet”, disse o regente. “O Coral dos Canarinhos tem ao todo 18 álbuns gravados e com todo esse material à disposição, buscamos selecionar algumas faixas que ilustram a vida musical dos mais de 4 mil cantores que já passaram por aqui”, acrescentou.

Entre as 17 músicas escolhidas, algumas foram, inclusive, compostas por ex-canarinhos. “Isso me deixa muito orgulhoso por saber que o nosso trabalho rende frutos variados e, dentre eles, aqueles que querem se aventurar no caminho da música. Hoje, temos mais de 40 ex-canarinhos vivendo da música, seja no Brasil ou no exterior”, citou. “Somos uma grande família musical, que tem em seu meio alguns talentos à mais para a música”, sublinhou.

Para o regente titular do coro de meninos mais antigo do país, o público certamente vai gostar. “Desejo que gostem de ouvir e relembrar de nossas gravações de outrora e também, as mais atuais. São músicas que fazem memória de momentos que marcaram as épocas desses 80 anos de história do Coral dos Canarinhos”, frisou. “Quem sabe faremos o lançamento de uma segunda edição deste álbum”, adiantou Lischt.

O álbum “Para sempre Canarinhos” pode ser ouvido através das plataformas do Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube Music, Amazon Music e muito mais através do seu aplicativo de música favorito. Procure por Coral dos Canarinhos de Petrópolis e prestigie.

OUÇA PELO SPOTIFY:


Frei Augusto Luiz Gabriel