Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa: “Vocês já pensaram que Deus está me procurando?”

21/03/2019

Papa Francisco

Cidade do Vaticano – “Seja feita a vossa vontade” foi o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência desta quarta-feira (20/03). Prosseguindo a série sobre o “Pai-Nosso”, o Pontífice aprofundou a terceira invocação, depois do “Seja santificado o vosso nome” e “Venha a nós o vosso Reino”.

A vontade de Deus foi encarnada em Jesus, explicou o Papa, e esta vontade é buscar e salvar aquilo que está perdido. E nós, na oração, pedimos que a oração de Deus se realize, que seu desenho de salvação se realize primeiro em cada um de nós e depois em todo o mundo: “Vocês já pensaram que Deus está me procurando, a cada um de nós, pessoalmente? Deus é grande, quanto amor está por trás disso”.

Com seu amor, prosseguiu, Deus bate à porta do nosso coração para nos atrair a Ele e nos levar avante no caminho da salvação. Deus está próximo a cada um de nós com o seu amor para nos levar pela mão até a salvação.

O amor de Deus nos liberta
Rezando “seja feita a vossa vontade” não somos convidados a abaixar servilmente a cabeça, “como se fôssemos escravos”. “Deus nos quer livres e Seu amor nos liberta”. O “Pai-Nosso”, de fato, é a oração dos filhos que conhecem o coração de seu pai e estão certos do seu desígnio de amor. Ai de nós se, pronunciando essas palavras, levantássemos as costas em sinal de rendição diante de um destino que nos repugna e não conseguimos transformar.

Pelo contrário, é uma oração repleta de confiança em Deus que quer para nós o bem, a vida, a salvação. Uma oração corajosa, inclusive combativa, porque no mundo existem muitas, demasiadas realidade que não são segundo o plano de Deus. “Ele quer a paz.”

Nada é aleatório na fé cristã
O “Pai-Nosso”, disse ainda Francisco, é uma oração que acende em nós o mesmo amor de Jesus pela vontade do Pai, uma chama que leva a transformar o mundo com o amor. “Não há nada de aleatório na fé dos cristãos: há, ao invés, uma salvação que espera manifestar-se na vida de cada homem e mulher e realizar-se na eternidade”.

Se rezamos, é porque acreditamos que Deus pode e quer transformar a realidade vencendo o mal com o bem. A este Deus faz sentido obedecer e abandonar-se mesmo na hora da provação mais dura. Deus, por amor, pode nos levar a caminhar por sendas difíceis, a experimentar feridas e espinhas dolorosas, mas jamais nos abandonará. “Para um fiel, esta, mais do que uma esperança, é uma certeza. Deus está comigo!”, recordou Francisco. O Papa terminou a catequese convidando os fiéis a rezarem cada um na sua língua a oração do Pai-Nosso.


As celebrações da Semana Santa 2019

A Semana Santa 2019 terá início dia 14 de abril, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor e XXXIV Jornada Mundial da Juventude. Neste ano a JMJ terá uma celebração diocesana com o tema: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”. Na ocasião o Papa Francisco presidirá a Santa Missa às 10 horas na Praça São Pedro depois da Bênção dos Ramos.

Na Quinta-feira Santa, 18 de abril o Pontífice preside na Basílica Vaticana, às 9h30, a concelebração da Santa Missa Crismal, junto com os patriarcas, os cardeais, os arcebispos, os bispos e os presbíteros presentes em Roma.

Sexta-feira Santa, 19 de abril, celebração da Paixão do Senhor na Basílica de São Pedro. Neste dia, o Papa presidirá às 17 horas a Liturgia da Palavra, a adoração da Cruz e o rito da comunhão. Às 21h15, o Papa irá ao Coliseu para a Via-Sacra, no final da qual dirigirá algumas palavras aos fiéis presentes e dará a bênção apostólica.

No Sábado Santo, 20 de abril, às 20h30, celebração da grande Vigília Pascal. No átrio da Basílica haverá a celebração da Luz, a bênção do fogo e a preparação do Círio Pascal. Segue a procissão até o altar da Cátedra com o Círio Pascal acompanhado pelo canto Exsultet. Em seguida o Pontífice preside a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística.

A Semana Santa terá a sua conclusão com a Santa Missa de Páscoa que está programada para o domingo, 21 de abril, às 10h na Praça São Pedro. No final da celebração, do balcão da basílica, o Papa fará a bênção “Urbi et Orbi”.


Cristãos marroquinos esperam o Papa

O Comitê Cristão Marroquino (CCM) enviou ao Papa Francisco, duas semanas antes da visita do Pontífice ao Reino do Marrocos – prevista para os dias 30 e 31 de março –, uma carta aberta pedindo à Santa Sé que se manifeste sobre um tema que o Comitê tem muito a peito: a liberdade religiosa no país do noroeste da África.

Os batizados são apenas 1,1% da população (cerca de 380 mil num país de 33,6 milhões de habitantes, de maioria muçulmana) e os cristãos são principalmente de confissão evangélica.

Expulsos estrangeiros acusados de fazer proselitismo
Na carta aberta, publicada no diário “Al Massae”, são referidas algumas “violações da liberdade religiosa dos cristãos” e os serviços de segurança marroquinos são acusados de “perseguir cristãos com contínuas detenções ilegais”.

No texto, o Comitê afirma que alguns funcionários de polícia marroquinos “prenderam, torturaram, maltrataram e também privaram algumas pessoas dos documentos de identidade por ter proclamado sua religião ou aderido a orações em igrejas clandestinas. Ademais, as autoridades expulsaram centenas de estrangeiros acusados de proselitismo”.

Arcebispo de Rabat: acolher o Papa, “servidor da esperança”
O Comitê apoia a Associação marroquina para os direitos e a liberdade religiosas, e a Associação marroquina para os direitos humanos, organismos não reconhecidos oficialmente que, afirma a carta, “defendem a liberdade religiosa, registra as violações e acolhe os ahmadias, os xiitas, os cristãos e os Ibaditas”.

O Rei Muhammad VI – reconhece o Comitê – está levando adiante importantes iniciativas voltadas a fazer do Marrocos um país tolerante. Não se deve esquecer a “Conferência sobre direitos das minorias religiosas nos países islâmicos”, organizada em 2016. Todavia, “muitos funcionários marroquinos ainda discriminam os cristãos”, ressalta o texto.


Loreto espera o Papa

Loreto está esperando o Papa com muita animação. A visita, na segunda-feira (25/03), tem início com a Missa na Santa Casa de Loreto e depois a assinatura da exortação apostólica aos jovens. Em seguida o Papa encontrará os doentes e fará um discurso aos fiéis reunidos diante do Santuário, com os quais fará a oração do Angelus, a oração que resume o mistério da encarnação, no dia da Solenidade da Anunciação.

O Santuário da Santa Casa de Loreto é um lugar de peregrinação católico situado na região das Marcas no centro da Itália. O Santuário foi construído ao redor da Casa trazida milagrosamente da Terra Santa até Loreto – segundo a tradição medieval -, onde o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria a maternidade divina.

O arcebispo de Loreto, Dom Fabio Dal Cin confirma que “às 12 horas de segunda-feira próxima (8h de Brasília), todos os sinos irão ressoar em festa, em todas as paróquias da cidade. Convidamos todas as paróquias da região para fazer o mesmo, para recordar o anúncio do Anjo e saudar o Santo Padre que visita nossa magnífica terra”.