Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ordem Franciscana reconhece a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola

05/08/2008

Notícias


Por Moacir Beggo

A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil viveu nesta segunda-feira, dia 4 de agosto, um dia histórico ao receber da Cúria Geral o Decreto do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei José Rodríguez Carballo, reconhecendo a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola.

O documento faz referência à petição do Ministro Provincial Frei Augusto Koenig, junto com o seu Definitório, que foi enviada à Cúria Geral no dia 1º de maio último. Com as assinaturas do Ministro Geral e seu secretário Frei Ernesto Siekierka, o documento traz o carimbo da Ordem dos Frades Menores e o seguinte texto: “Erijo a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola dependente da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e, à norma do Art. 122 Parágrafo 1º dos Estatutos Gerais, aprovo os seus Estatutos próprios segundo o texto que se conserva no Arquivo da Cúria Geral, Prot 096964/042-06. Sem que obste nada contra o disposto. Dado na Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores, no dia 3 de julho de 2006, Festa de São Tomé Apóstolo”.

Para Frei Augusto, foi um momento de muita alegria receber a carta da Cúria Geral com o decreto de reconhecimento. “Recebemos de Roma, da Cúria Geral dos Frades Menores, um decreto onde se reconhece as Missões de Angola como sendo uma Fundação e, sendo uma fundação, ela entra na constelação das organizações franciscanas mundiais”, explicou o Ministro Provincial. “Ela é constituída como Fundação dependente da nossa Província da Imaculada Conceição do Brasil, dependente porque as tramitações, os frades e a manutenção ainda são feitas pela Província e por nossos benfeitores”, acrescentou.

Segundo o Provincial, depois de se tornar fundação, ela pode passar a custódia até ser elevada à condição de província, quando se torna independente. “Que é o que a gente espera que aconteça com o passar dos anos”, torce Frei Augusto.

O Provincial explica que este decreto tem uma validade permanente enquanto as circunstâncias da Missão perdurarem. “Ao mesmo tempo foi reconhecido o Estatuto da Missão, que foi elaborado por todos os frades da Missão, sob a orientação do canonísta Frei Sebastião Kremer”, disse. Este Estatuto foi analisado pelo Definitório da Província, que nomeou uma Comissão para estudá-lo e, só depois deste processo e de quatro revisões feitas por Frei Agostinho Piccolo, foi enviado para a Cúria Geral.

Segundo Frei Augusto, entre outros benefícios, este documento possibilita à Fundação ter algumas autonomias, como abrir uma conta bancária ou receber ajuda diretamente de outras instituições.

“Sem dúvida temos de agradecer profundamente ao Ministro Geral, Frei José Rodríguez Carballo, e seu Definitório pela consideração que tiveram para com o nosso pedido e pela aceitação da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola”, completou Frei Augusto.

O Ministro Provincial retornou de Angola recentemente, onde permaneceu durante quinze dias (de 15 a 30 de junho), período em que presidiu a Assembléia Anual da Fundação Franciscana Imaculada Mãe de Deus.

O trabalho missionário da Província da Imaculada Conceição começou em Angola em 1990, quando enviou para Luanda os seus primeiros missionários.