Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

OFS, Jufra e União Mariana promovem terço missionário na praça

29/10/2014

Notícias

01_820

Cláudio Santos, OFS, especial para este site

A Fraternidade Santo Antônio, vinculada à Ordem Franciscana Secular, a Juventude Franciscana e a União Mariana promoveram, na Praça do Pacificador, Centro de Duque de Caxias (RJ). A oração do santo terço foi dedicado ao trabalho missionário da Igreja em todos os continentes, pela paz mundial e por toda a juventude.

Os mistérios do terço foram rezados por paroquianos, transeuntes e frequentadores da principal praça da cidade, que louvaram o Senhor e homenagearam Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Diocese de Duque de Caxias e São João. Presente ao terço, padre Neuton Neto afirmou que Jesus foi um homem de caminhada que percorreria ruas e praças para levar sua mensagem aos pequenos e pobres, e frisou que a Igreja nasceu missionária para continuar evangelizando os povos e nações para atender o pedido do próprio Jesus.

02A Igreja Católica no mundo todo celebrou no último dia  19, o Dia Mundial das Missões. A data foi criada pelo Papa Pio XI, em 1926, como auge da Campanha Missionária celebrada ao longo do mês de outubro. No penúltimo domingo de outubro, as ofertas são integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) e encaminhadas ao Fundo Mundial de Solidariedade em Roma, para financiar projetos em todo o mundo, como a sustentação de dioceses, manutenção de seminários, obras sociais e assistência aos missionários.

Em 2014, o tema trabalhado pela Campanha é “Missão para libertar”, reflexão que retoma a Campanha da Fraternidade deste ano, que abordou “Fraternidade e Tráfico Humano”. A campanha pretende alertar para a realidade do tráfico de pessoas, crime que representa a escravidão moderna e apresenta um grande desafio para a missão evangelizadora.

Acompanhada do lema “Enviou-me para anunciar a libertação”, a Campanha Missionária chama a atenção para a escravidão do tráfico humano em suas diversas expressões, como a exploração do trabalho; exploração sexual; extração de órgãos e tráfico de crianças e adolescentes para adoção.

No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar, todos os anos, a Campanha Missionária, com a colaboração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, da Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina).

03No encerramento do terço, os presentes fizeram a oração de consagração á Nossa Senhora seguido da tradicional bênção de São Francisco de Assis.

Breve histórico da OFS

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (beato João Paulo II).

Na Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti temos fraternidades na Igreja Matriz de São João Batista (São João de Meriti), na Catedral de Santo Antônio (Duque de Caxias) e na Comunidade Católica de Sant’Ana (Jardim Primavera/Duque de Caxias), que reúnem irmãos e irmãs que buscam seguir o Santo Evangelho tendo como modelo e fonte de inspiração, São Francisco de Assis.

A Fraternidade Santo Antônio existe há 54 anos e  se reúne, mensalmente, na Catedral de Santo Antônio de Duque de Caxias, todo 4º domingo do mês, após a Santa Missa das 7h00, no prédio anexo, sala 106. A Catedral de Santo Antônio fica localizada na Avenida Leonel de Moura Brizola, 1861, Centro, Duque de Caxias.

Informações pelo telefone 3352-9900 ou  pelo correio eletrônico ofs.santoantonio@gmail.com