Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Fidêncio deixa uma pergunta: “Onde estás?”

04/12/2017

Notícias

braganca_041217_3

Bragança Paulista (SP) – O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, presidiu nesta segunda-feira, 4 de dezembro, a Celebração Eucarística que marcou o encerramento festivo das atividades do Regional São Paulo da Província da Imaculada Conceição. Este momento de Ação de Graças, na Fraternidade São Francisco de Assis, em Bragança Paulista (ES), foi também pelos Jubileus dos frades da Província, a exemplo da Missa no último sábado no Convento São Francisco em São Paulo.

Ao redor do altar estavam: Frei Olavo Seifert, 76 anos de vida religiosa; Frei Ciríaco Tokarski, 73 anos; Frei Anselmo München, 70 anos; Frei Raul Budal e Frei Euclydes Pezzamiglio, 65 anos de vida consagrada. Frei Olavo também celebrou 71 anos de ministério sacerdotal, assim como Frei Euclydes Pezzamiglio e Frei Raul Budal festejaram 60 anos de vida sacerdotal.

Frei Carlos Körber, o guardião da Fraternidade, fez a acolhida e sugeriu ao Ministro Provincial que se tomasse, liturgicamente, a Missa da Imaculada Conceição neste dia festivo, tendo em vista a proximidade da solenidade no dia 8 de dezembro. “Creio que é mais do que expressiva esta celebração lembrar a Imaculada Mãe de Deus, Padroeira da Nossa Província. Que ela interceda junto a Deus pela nossa vida, pela nossa vocação e que ela acolha a vida e a história dos nossos irmãos jubilandos, o nosso Regional, os nosso irmãos e irmãs da Universidade São Francisco, uma das Frentes bonitas da nossa ação evangelizadora e o sentido da nossa maior presença aqui em Bragança, junto a esta Casa Cuidadora dos nossos irmãos”, saudou Frei Fidêncio. Nesta Casa Cuidadora vivem os frades idosos e em tratamento da Província. Frei Fidêncio também fez memória de Valter Luciano, que faleceu na semana passada e foi colaborador na contabilidade da Fraternidade de Bragança.

braganca_041217_2

Além das Fraternidades que compõem o Regional São Paulo (Amparo, Santos, Pari, Largo São Francisco e Vila Clementino), participou deste dia festivo a Fraternidade e Postulantado de Guaratinguetá com os 13 postulantes que ingressarão no Noviciado no dia 15 de janeiro.

Frei Fidêncio fez sua reflexão tendo como base a primeira leitura, tirada do Gênesis, quando o Senhor Deus chamou Adão e perguntou: “Onde estás?”

“Adão, na linguagem bíblica, foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas como criatura humana desobedece a Deus e perde esse encanto e beleza. Então, Deus lhe pergunta: Onde estas? Onde você foi parar, Adão? Em que situação você se encontra agora? Perdeu o encanto, perdeu a beleza, e agora se encontra desordenado. Foge da responsabilidade, inculpa os outros, encontra mecanismos para se explicar, jogando problemas fora de si. Mas a pergunta continua: Onde estás?”, destacou.

braganca_041217_1

Frei Fidêncio depois, nesta mesma linguagem, recordou São Francisco: “Considera, ó homem, em que grande excelência te pôs o Senhor Deus, porque te criou e formou à imagem de seu dileto Filho segundo o corpo e à sua semelhança segundo o espírito”. Segundo o Ministro Provincial, é a mesma pergunta que Deus vai nos fazer no dia de hoje: “Irmão, onde estás a partir da grandeza da imagem e semelhança de Deus que carregamos dentro de nós, a partir da obediência que nós queremos prestar e viver em conformidade com este mandato divino”, disse.

“Então, encerrando nossos encontros regionais, em comunhão com a Fraternidade de Guaratinguetá e a Universidade São Francisco, nós queremos deixar que Deus nos pergunte: Onde nós estamos? E, ao mesmo tempo que nos perguntamos e nos deixamos questionar, fomos também lembrados na segunda leitura da Carta de São Paulo aos Efésios que Deus nos abençoou, nos escolheu e nos predestinou. Fomos abençoados por Deus, escolhidos por Deus, predestinados por Deus para a missão que desempenhamos não importa o lugar: aqui nesta casa, na Universidade, em uma Casa de Formação, nas nossas Paróquias, na Sede da Província, não importa. Nós fomos abençoados por Deus, mas também predestinados por Deus para vivermos exatamente da esperança em Jesus Cristo. Se nós vivemos num mundo de muito conflito, muito confuso, não muito diferente da confusão que Adão armou para si mesmo, somos chamados por Deus, abençoados por Deus e predestinados por Deus a darmos a nossa resposta aos homens e às mulheres dos tempos de hoje”, sublinhou.

braganca_041217_4

Essa vocação encontra um modelo belíssimo no Evangelho: Maria Santíssima. “Maria, onde você está? Onde estás? E é tão bonito quando o anjo se aproxima de Maria e diz: ‘Ave Cheia de graça!’ Você, Maria, está cheia de graça, não está na desordem, não está na confusão, está íntegra, inteira, na obediência. Você, Maria, também foi abençoada como nós também fomos abençoados. Foi chamada, como nós fomos chamados, ela foi predestinada como nós fomos predestinados. E assim, cheia de graça, ela se colocou na atitude da escuta, da obediência para cumprir a vontade de Deus. Ela não foge, não procura outros caminhos. Deixa Deus traçar dentro dela o seu plano de amor. Maria onde estás? A mulher cheia de graça, íntegra, verdadeira, acolhe o mistério do amor de Deus e termina dizendo: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’”, refletiu Frei Fidêncio, concluindo: “Queridos irmãos e irmãs, ao celebrarmos hoje também os Jubileus de nossos confrades, nós queremos olhar para Maria Santíssima e descobrir nela a resposta que nós queremos dar a nosso Deus. Que Deus, assim, nos encontre neste final de ano já nessa espera do Natal do Senhor. Que Deus nos encontre cheios de graças, para que possamos dar a resposta, mais uma vez, como a Virgem Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’. E é essa resposta que nossos confrades jubilandos vão dizer neste momento na renovação de seu compromisso de vida religiosa e no seu compromisso sacerdotal”, completou.

No final da celebração, Frei Germano Guesser, coordenador do Regional, sugeriu e recebeu aprovação total para a data do dia 5 de março tendo em vista o primeiro encontro regional de 2018. Frades, postulantes e colaboradores participaram de um almoço festivo na Fraternidade.

braganca_041217_5


Comunicação da Província da Imaculada Conceição