Frades do Regional Vale do Itajaí e Leste Catarinense celebram Solenidade da Imaculada Conceição e os 350 anos da Província
09/12/2025

No dia 08 de dezembro de 2025, frades e representantes da Ordem Franciscana Secular foram acolhidos pela Fraternidade de Santo Amaro da Imperatriz na comunidade de Teresópolis – SC. Após o café, foi celebrada a Solenidade da Imaculada Conceição e o Jubileu da nossa Província na Igreja Santa Teresa D’Ávila, às 10h. A missa foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Paulo Pereira, concelebrada pelo Frei Fidêncio Vanboemmel e confrades do Regional e contou com a participação da Ordem Franciscana Secular e dos fieis da comunidade de Teresópolis e região.
Em sua homilia, Frei Paulo enfatizou o relacionamento fraterno e familiar que o povo de Teresópolis estabeleceu com a Província. “A comunidade acolheu com carinho os frades alemães que chegaram em 1891 para restaurar a Província. Naquela época, só havia um frade na Província por diversas circunstâncias históricas. Os frades restauradores vieram com um espírito missionário intenso. Teresópolis marca para nós, frades, um tempo bonito da graça de Deus. Somos gratos pela valiosa participação dessa comunidade na história da nossa Província”.
“Celebrar os 350 anos da Província é reafirmar o nosso compromisso de anunciadores do Evangelho, da Boa Nova que renova o mundo, reestabelece a justiça e a verdade, enche de esperança os nossos corações”, salientou Frei Paulo. Não podemos deixar de acolher e servir aos estrangeiros com espírito missionário, assim como fizeram os frades restauradores da Província. Segundo o Ministro Provincial, “acolher o estrangeiro é uma urgência constante. Acolher aquele que é diferente de nós, aquele que não tem nada, mas que sonha com dias melhores”.
Frei Paulo enalteceu também que “a nossa história de 350 anos é preciosíssima, de um valor inestimável por causa do interesse e do cuidado de Deus. Essa valorosa história não é apenas dos frades, mas de todos aqueles que abraçam e vivem o carisma franciscano”. Entre memória e esperança, a vida de São Francisco continua a inspirar todos os que buscam viver o Evangelho com simplicidade, minoridade e fraternidade.
Em sua mensagem final a todos os presentes, Frei André Becker acentuou que “não basta fazer memória, olhar para retrovisor da história, é preciso olhar para o futuro com esperança, levando avante a nossa missão evangelizadora na perspectiva franciscana”.
Na sequência, Frei Paulo entregou para os guardiães do Regional a lembrança dos 350 anos de fundação da Província, abençoou-a e pediu que a mesma seja afixada em cada Fraternidade como um marco histórico da vida e missão da nossa Província.
Após a missa, frades e representantes da Ordem Franciscana Secular participaram do encontro fraterno e almoço festivo no salão comunitário da respectiva comunidade. Ressaltamos a acolhida da Fraternidade de Santo Amaro, bem como a sintonia, convivência e generosidade do povo de Teresópolis com os frades. Foi em dia celebrativo e festivo muito agradável, fraterno e familiar.
Por Frei Mário José Knapik



































