Obediências franciscanas celebram São Francisco
01/10/2018
Érika Augusto (*)
São Paulo (SP) – Nesta segunda-feira, 1º/10, o presbitério do Santuário e Convento São Francisco, em São Paulo, ficou pequeno para receber o grupo que conduziu o 7º dia da novena em honra ao Padroeiro. Além do hábito marrom, que os frequentadores já estão acostumados, frades com hábito preto, cinza e outro marrom com um capuz diferente estavam no local. Eram os Frades Menores (OFM), os Frades Menores Conventuais (OFMConv), Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), as obediências da Primeira Ordem Franciscana, e a Terceira Ordem Regular (TOR). A celebração já é tradicional no programa da novena da igreja franciscana mais antiga da capital paulista, conforme lembrou Frei Alvaci Mendes da Luz, atual pároco e reitor do Santuário.
A missa, que aconteceu ao meio dia, foi presidida por Frei Carlos Silva, Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição dos Capuchinhos e concelebrada por Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial desta Província Franciscana da Imaculada Conceição dos Frades Menores; Frei Maurício Santana Abreu, da Terceira Ordem Regular e por frades de diversas fraternidades de São Paulo. A animação litúrgica ficou sob a responsabilidade dos Frades Menores Conventuais.
São Francisco: clamor profético da verdadeira paz
Em sua homilia, Frei Fidêncio Vanboemmel destacou o tema do dia: “Onde houver discórdia, que eu leve a união”, extraída da Oração pela Paz, atribuída a São Francisco. Ele recordou também de Santa Teresinha do Menino Jesus, cuja memória é celebrada hoje. “Quando olhamos para um santo, vemos que eles conceberam a vida como uma missão”, afirmou, retomando as palavras do Papa Francisco na Encíclica Gaudete et Exsultate, sobre a santidade no mundo atual.
Frei Fidêncio destacou a vida de oração de São Francisco, que o tornou um exemplo de Evangelho vivo para toda a humanidade até os tempos atuais. “Francisco é o homem da palavra, é o homem feito oração. Ele é a voz decidida de todos os leprosos que clamam por justiça, fraternidade, caridade, inclusão, trabalho, pão, solidariedade, dignidade”, ressaltou, explicando que os leprosos hoje são todas as pessoas machucadas e feridas pelas mazelas da vida e pela desigualdade.
O frade apontou que a sociedade vive um período conturbado, com muitas informações desencontradas e muitas acusações. Também para este tempo, São Francisco é o remédio para uma convivência pacífica. “Em meio a tantas agressões verbais, ofensas, uso covarde de fake news para difamar a dignidade das pessoas, surgimento de novos lobos de Gúbio, Francisco é profeta e protagonista do perdão. São Francisco nos oferece a linguagem do amor como saída para a construção de uma nova humanidade”, assegurou. “Em meio a tantas inverdades, de induções ao erro, no meio de propagação de tantas notícias, às vezes lançadas ao vento sem um pingo de ética e sabedoria, Francisco de Assis é o clamor vivo da verdade”, acrescentou.
Ele concluiu sua homilia pedindo que os presentes sejam sinais de santidade em meio a discórdia, promovendo a paz e a unidade.
Frei Carlos: novo Conselheiro Geral dos Capuchinhos
Ao final da celebração, os frades recordaram que o dia também foi marcado pelo reencontro com Frei Carlos Silva, que participou no mês de setembro do Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Na ocasião, ele foi eleito como Conselheiro Geral da Ordem para o Brasil. O frade agradeceu e brincou, afirmando que a nomeação é uma forma de trabalhar ainda mais.
Novena e Festa de São Francisco
Amanhã, 2/10, às 10h, haverá a bênção no Zoológico de São Paulo. Às 15h, a missa da novena contará com a presença dos beneditinos, dominicanos e carmelitas. Na quarta-feira, 3/10, a novena será animada pelos leigos franciscanos e Pe. Francisco das Chagas, da Diocese de Santo Amaro. Também neste dia, às 18h, haverá a encenação do Trânsito de São Francisco.
No dia 4, dia de São Francisco, haverá missa às 7h30, 9h, 10h30, 12h, 13h30, 15h, 16h30 e 18h. Durante todo o dia haverá barracas no lado externo com comidas típicas, adoção de animais, bênção das criaturas, venda de pão do convento e muito mais. Neste dia, às 9h, será inaugurada a Exposição Relíquias Franciscanas – Transcendência e Sacralidade na vida e no corpo dos Santos.
(*) Vídeo foi produzido e editado por Paulo Henrique, assessor de imprensa dos Frades Capuchinhos de São Paulo
Confira abaixo o vídeo e mais imagens da celebração: