Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O sim que gera o bem na vida e missão do frade

05/12/2016

Notícias

jubileus_051216_2

Moacir Beggo

Bragança Paulista (SP) – A festa dos Jubileus dos frades da Província da Imaculada Conceição, que começou na Fraternidade de Rondinha, no último dia 2, estendeu-se para a Fraternidade de Bragança Paulista nesta segunda (5/12), onde os frades idosos e enfermos celebraram seus jubileus de vida religiosa e sacerdotal.

A celebração, simples e repleta de significados, marcou pela renovação dos votos de Frei Roger Strapazzon e Frei Josemberg Aranha, que concluíram o Ano Missionário na Fraternidade Santo Antônio do Pari, tendo como mestre Frei Germano Guesser, coordenador do Regional São Paulo.

O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, presidiu a celebração, que contou com os frades do Regional São Paulo, entre eles o Vigário Provincial, Frei César Külkamp, e o bispo emérito de Campanha, Dom Frei Diamantino Prata, e a diretoria da Universidade São Francisco, representada pelo Professor e Reitor, Joel Alves de Sousa Júnior, e a doutora Angela Maria Izzo, responsável pelos frades idosos e enfermos desta Fraternidade.

jubileus_051216_3

Frei Carlos José Körber, o guardião da Fraternidade, acolheu a todos e falou da alegria de reuni-los na celebração e no almoço festivo encerrando as atividades do Regional São Paulo em 2016. O encontro também tinha outro significado pela importância da inauguração de mais cinco quartos na casa e um elevador que vai ajudar muito na locomoção dos idosos e enfermos. Frei Fidêncio abençoou as novas instalações e agradeceu pelo apoio da Fraternidade Provincial.

A liturgia tomou a celebração da Imaculada Conceição de Maria, Padroeira da Província. Frei Fidêncio lembrou que, no Gênesis, o homem se fecha à graça de Deus. “Mas, no fundo, a gente vê que a misericórdia de Deus não condena o ser humano, a misericórdia de Deus condena, sim, o mal. Bem diferente é o que nós ouvimos no Evangelho de Lucas: Maria escolhida, Maria preservada por Deus, Maria, como qualquer um de nós, chamada por Deus a viver a sua grandiosidade, a sua excelência enquanto menina-mulher. Ela foi também visitada por Deus, não temeu a visita de Deus, ao contrário de Adão e Eva, que tiveram medo dos passos de Deus”, disse.

jubileus_051216_4Segundo o Ministro Provincial, Maria, no seu silêncio, acolhe o mensageiro de Deus. “Maria  se inquieta mas não se fecha. Ela se coloca na escuta, quer compreender, quer entender o mistério mais profundo do amor de Deus”, acrescentou. “E assim Maria se coloca como servidora: eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa Palavra”, enfatizou, referindo-se ao sim de Maria.

“Queridos irmãos, queridas irmãs, nós estamos aqui nesse dia para render graças, louvar a Deus e certamente Maria nos estimula, nos provoca a sermos também atentos, atentas, à Palavra, e permitir que essa Palavra de Deus gere em nós a vida”, animou, enfatizando o momento de gratidão pelos jubileus. “Que possamos agradecer a Deus por toda a vida que conseguimos gerar a partir da escuta da própria Palavra de Deus, o bem que nós conseguimos realizar nas nossas diferentes missões, o bem que nós realizamos a partir do sim que nós pronunciamos a favor da Palavra de Deus. E hoje, muito particularmente, queremos louvar e agradecer a Deus pelo sim desses nossos irmãos que durante tantos anos escutaram a Palavra de Deus e fizeram com que a Palavra de Deus também se transformasse no Verbo Encarnado, na vida e na missão deles”, completou.

Frei Fidêncio olhou com carinho para os dois jovens frades que renovavam os votos e disse que era uma bênção particular para eles darem o sim tendo o testemunho de frades que repetiam este mesmo sim há 75 anos, como Frei João Batista de Araújo Campos e Frei Olavo Seifert; há 72 anos, como Ciríaco Tokarski; há 65 anos, como Frei Odorico Decker; a 60 anos, como Frei Aristides Luiz Pasquali, todos celebrando jubileus de vida religiosa; e 70 anos de sacerdócio (Frei Olavo); 65 anos de sacerdócio (Frei Ciríaco); e 60 anos de sacerdócio (Frei Celso Francisco de Faria).

jubileus_051216_1

Para Frei Roger, esta celebração foi mais marcante de todas neste tempo de Profissão temporária. “O exemplo dos frades idosos me emocionou mais do que na Primeira Profissão em Rodeio”, confessou. Frei Roger continua o Ano Missionário, mas agora em Angola: “Ouvindo os relatos dos confrades de minha turma que estão fazendo o Ano Missionário em Angola (Freis Jhones, Jefferson e Junior), não tive dúvida que Cristo continuava me convidando para ‘ir e ver’. Foi com essa motivação, que solicitei ao Definitório Provincial, e fui acolhido, a continuação do meu ano missionário em novas terras”, disse. Já Frei Josemberg segue para Petrópolis, onde inicia o primeiro ano de Teologia.

Frei Germano não poupou elogios aos dois jovens frades pelo ano que fizeram no Pari. Para ele, a palavra “disponibilidade” resume Frei Roger e Frei Josemberg. Neste  Regional ficou decidido que o primeiro encontro de 2017 será no dia 20 de março, em Santos (SP).