Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O sim dos franciscanos a Amparo

19/12/2011

Notícias

Moacir Beggo

O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel encerrou neste domingo (18/12) as festividades do centenário da presença franciscana em Amparo. Este grande momento da comunidade amparense terminou como começou há cem anos: com uma celebração eucarística bem franciscana. O povo veio em peso participar desta festa e Frei Fidêncio pode agradecer e louvar a Deus por tantas graças alcançadas neste centenário.

Traçando um paralelo com a liturgia do 4º domingo do Advento, O Ministro Provincial lembrou do “sim” que os franciscanos deram ao bispo de Campinas, D. João Nery, há 100 anos, quando convidou-os para ser esta presença evangelizadora em Amparo e a resposta de hoje: “Cem anos depois, nossa missão nada mais é do que dizer: ‘Nós, frades menores, dizemos sim de novo, vivendo a nossa vida evangélica, vivendo a nossa missão evangelizadora. Temos que repetir o sim todos os dias, para que esse mistério de Deus penetre a nossa vida franciscana para também encarnar, cada vez mais, esse Menino Deus no meio da comunidade, no meio da Igreja’.”

A Missão de Ação de Graças que encerrou este centenário foi transmitida ao vivo pela Rádio “Cidade das Águas”, às 18 horas, e o Ministro Provincial teve como concelebrantes os sacerdotes da centenária Fraternidade de São Benedito; o vigário da Paróquia da Porciúncula (RJ), Frei Sérgio Pagan, que ontem celebrou 35 anos de sacerdócio; o guardião da Fraternidade de Bragança Paulista, Frei Carlos Pierezan; e o pároco de Pedreira, Pe. Carlos Alberto Rodrigues Jorge. Religiosos, entre eles os frades estudantes de Teologia de Petrópolis (RJ), e religiosas marcaram presença, assim como movimentos tradicionais da cidade, como a Ordem Franciscana Secular e a Irmandade São Benedito. As comunidades atendidas pelos frades e todas as pastorais participaram ativamente da celebração.

A lembrança das celebrações deste centenário continuará  viva entre os amparenses, que ganharam uma placa comemorativa em frente à residência dos franciscanos. O descerramento da obra, doada pela Câmara Municipal de Amparo, foi feito depois da Missa e Frei Fidêncio, com os frades presentes, deu a bênção de São Francisco.

Frei Fidêncio não poupou agradecimentos à Igreja local, em nome do Bispo D. Carlos Cepolini, ao povo de Amparo e à Fraternidade de São Benedito: “Eu diria que a nossa presença franciscana  neste cem anos em Amparo desejou ser exatamente esta mensagem do anúncio da Encarnação do Senhor. Nós viemos aqui não para pregar o nosso nome de freis, mas viemos aqui a convite de um bispo que, há cem anos, perguntou: Vocês não querem evangelizar? Vocês não querem fazer vida de penitência na cidade de Amparo? E aí se constituiu a primeira fraternidade nesta cidade”, recordou.

“Então, neste sentido, vejo esta grandeza do Evangelho muito associado à nossa missão franciscana nesta cidade de Amparo. Por isso, neste momento, depois de dizermos o nosso muito obrigado a Deus, quero dizer aqui, em nome de todos os confrades, o meu muito obrigado a esta Igreja local, ao nosso bispo D. Pedro Carlos Cipolini, mas também muito, mas muito obrigado, a este povo de Amparo. A todos vocês, nossos benfeitores e benfeitoras, que nos ajudaram na edificação desta Igreja viva. Vocês que ajudaram na partilha do pão; que nos ajudaram como irmãos e irmãs na nossa própria vivência franciscana, no nosso ideal franciscano. Muito obrigado à Ordem Franciscana Secular. A todos vocês, irmãos e irmãs, que nas nossas fragilidades, na nossa pequenez humana, nos compreenderam, nos perdoaram. O nosso muito obrigado às religiosas, as nossas irmãs, que também nos fortaleceram na nossa consagração a Deus enquanto religiosos. Por isso, nós, frades menores, queremos dizer, cem anos depois, vamos irmãos todos, humildemente, perseverar na mesma fé e na mesma penitência. É isso que Francisco de Assis dizia”, acrescentou Frei Fidêncio, dirigindo-se depois a cada confrade da Fraternidade de Amparo.

O Provincial informou que a Fraternidade agora está maior com a vinda do diácono Frei Antenor Camilo Militão e deu informou que, a partir de fevereiro, a Fraternidade também terá outra missão: ser uma Fraternidade de Acolhimento Vocacional (FAV). Atualmente, os aspirantes à vida religiosa franciscana, fazem um estágio de seis meses nas FAVs e Amparo passa a ser uma dessas fraternidades. “Além de ser uma fraternidade evangelizadora, o nosso Convento vai ser um pequeno Seminário de acolhida. Por isso, irmãos e irmãs, eu convoco a unirmos a eles para quem sabe, na nossa comunidade, possa nascer novas e santas vocações”, completou Frei Fidêncio.

O pároco e guardião Frei João Pereira da Silva também explicou como envolveu toda a comunidade para preparar este centenário e agradeceu a todos que participaram deste grande momento.

Frei Sérgio: 35 anos de Sacerdócio

Hoje, Frei Sérgio Pagan é a única vocação franciscana da cidade. Neste domingo (18/12), ele celebrou também 35 anos de vida sacerdotal e, muito emocionado, recordou a sua caminhada vocacional, que teve início há 50 anos. Frei Sérgio reside e trabalha na Fraternidade da Porciúncula de Niterói (RJ).

Pedido ao Ministro Provincial

Em nome de todas as pastorais e movimentos, Rodrigo Fagundes foi ovacionado quando destacou a presença franciscana na sua cidade e fez um pedido ao Ministro Provincial para continuar esta missão: “Muito foi dito sobre o passado e o presente. Muito foi falado, mas sentimos que faltou uma coisa. E agora me dirijo de forma especial ao Ministro Provincial, Frei Fidêncio: nós fomos muito felizes e abençoados nesses cem anos; nós somos muito felizes e abençoados no presente e é o nosso real desejo de permanecermos felizes e abençoados com a presença franciscana em nossas vidas”, pediu Rodrigo em nome do povo.

E continuou: “Nós não somos ingênuos e sabemos que a Igreja tem o seu caminho, todavia queremos hoje asseverar que o desejo do nosso coração de que os frades fiquem aqui conosco para sempre. Esse é o sentimento não só dos paroquianos, mas de toda a cidade expressa nesta comemoração jubilar”, concluiu.

Confraternização franciscana

Os frades também tiveram um domingo especial: foram convidados para um almoço no Convento das Irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria, que fica na quadra atrás da Paróquia de São Benedito.