Tríduo em preparação ao Centenário da Paróquia de Angelina (SC)
04/05/2018
No dia 5 de maio, às 19h, no Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a solene celebração da Santa Missa, marcará a abertura do Tríduo em preparação ao Centenário, (1921-2021), da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Angelina/Rancho Queimado (SC).
A PARÓQUIA
A Paróquia foi instituída no dia 8 de abril de 1921, por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Bispo da Arquidiocese de Florianópolis. Naquela época, Angelina era um distrito do município de São José (SC), e até então fazia parte da Paróquia de Santo Amaro (SC).
Em 16 de setembro de 1946, a capela São Carlos Borromeu foi desmontada para dar lugar à nova Igreja, que teria como primeira Padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e São Carlos Borromeu como seu segundo Padroeiro. A construção foi feita em tempo recorde de 18 meses. A Igreja foi uma construção esplendorosa para a época: bem espaçosa, com duas torres de 35 metros de altura, vitrais belíssimos e pintura simples, mas que realçava as linhas da arquitetura.
Foi inaugurada em 23 de maio de 1948 com a presença de uma multidão. Milhares de pessoas esperavam com muita ânsia a abertura das portas desse novo templo em um pequeno vilarejo entre montanhas verdejantes. Em 11 de fevereiro de 2007, após belíssimo trabalho de restauração, sob a orientação do arquiteto Ari Acioli, foi reinaugurada a Igreja Matriz.
Atualmente, a Paróquia conta com 18 comunidades, abrangendo os municípios de Angelina e Rancho Queimado. Nos anos de 2018, 2019, 2020 irá se celebrar os Tríduos em preparação para o Jubileu Centenário que acontecerá em 2021.