Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Cássio celebra seu centenário de vida neste domingo

21/08/2021

Notícias

Celebrar o natalício já é motivo de alegria e festa, mas viver e celebrar por um século é uma façanha restrita a um grupo e que deve ser ainda mais festejado. Esse privilégio terá Frei Cássio Vieira de Lima, neste domingo, dia 22 de agosto, ao completar 100 anos de vida. Ele será o terceiro frade centenário da Província Franciscana da Imaculada Conceição. O primeiro foi Frei Olavo Seifert, in memoriam, a chegar a esta idade no dia 4 de agosto de 2019. Depois Frei Abel Schneider completou o seu centenário no último dia 19 de julho. Nem pôde comemorar e veio a falecer dez dias depois.

A Fraternidade e a Paróquia Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, celebram este momento na Missa de Ação de Graças, às 11 horas, no dia 22 de agosto.

Protagonista da própria vocação, Frei Cássio nasceu em 22 de agosto de 1921, em Japurá, estado de São Paulo. Proveniente de uma família simples e muito pobre é o mais velho de cinco irmãos. Seu pai se chamava Olímpio de Paula Vieira e sua mãe, Rita de Paula Vieira, faleceu quando tinha apenas 9 anos. Ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de dezembro de 1941, com 20 anos. Fez a profissão solene no dia 21 de dezembro de 1945 e foi ordenado sacerdote no dia 16 de julho de 1949, com apenas 28 anos!

Já dizia o salmista (Sl 89): “Pode durar setenta anos nossa vida, os mais fortes talvez cheguem a oitenta”. Frei Cássio não só passou dos 80, como neste ano já completou 72 anos de sacerdócio e em 21 de dezembro completará 79 anos de Vida Religiosa Franciscana. É uma trajetória de perseverança e tanto, pois com certeza apareceram dúvidas no caminho, mas Frei Cássio soube se reinventar sempre, sem perder o essencial. Vale lembrar que o franciscano viveu e acompanhou de perto grandes transformações na Igreja, Ordem e Província.

Em 2018, durante o Ano Missionário, tive a oportunidade de entrevistá-lo. Uma conversa leve, espontânea e cheia de ensinamentos que durou aproximadamente duas horas. Neste bate-papo, Frei Cássio relatou que desde cedo quis ser padre. Na ocasião, disse-me sorrindo: “Agora que cheguei aos 97 e espero passar dos 100!”. E assim será, se for dá vontade de Deus.

Intelectual, Frei Cássio aprendeu onze línguas estrangeiras e revela que sempre teve este gosto pelos estudos. Afirma que procura aprender algo novo todos os dias, inclusive leva para o confessionário livros em alemão e lê enquanto os fiéis não chegam. “Quando deixo de estudar por um dia, sinto que falta algo dentro de mim”.

Um fato curioso na vida do frade centenário é que ele já foi Prefeito do município de Planalto, interior do Paraná, entre 1976 e 1981, em pleno tempo do Governo Militar. “Fiquei por cinco anos como Prefeito e se não renunciasse teria ficado lá até o fim do Governo Militar”, explicou. Frei Cássio também construiu a Igreja de Santa Madalena Sofia, local onde foi pároco por mais de 30 anos. Além disso, já foi professor também!

Para ele, a melhor escolha que alguém pode fazer na vida é ser franciscano. “Ser franciscano é um grande grau de santidade e uma espécie de garantia para conquistar a vida eterna. E sobre o segredo para a longevidade, afirma com convicção: “Não sei se existe segredo. Acredito que deveria existir antes prudência”, brincou, e revelou que leva mais de 45 minutos para fazer as refeições: “Não sei comer rapidamente”. No entanto, Frei Cássio ressalta que a coisa mais séria de nossa vida, muito mais do que comer é rezar. “Comer não leva a gente pro céu, mas rezar leva”.

Alinhado com o pensamento do Papa Francisco, Frei Cássio não esconde a alegria e a lucidez em dizer que é o seu papa preferido. Ele que conheceu vários, afirma que Francisco foi uma bênção de Deus para a Igreja. “E a gente agradece a Deus por isso”.

Atualmente Frei Cássio reside na Fraternidade Bom Jesus dos Perdões de Curitiba (PR) e é atendente conventual.


Frei Augusto Luiz Gabriel