Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O seguimento franciscano no 4º Encontro Vocacional

22/05/2014

Notícias

Frei Nazareno José Lüdtke

Fotos Moacir Beggo

O Crucifixo de São Damião na Capela do Convento

Os vocacionados do Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro se reuniram pela quarta vez no ano. E para começar esse momento formativo visando à vida religiosa franciscana, nada melhor do que a Santa Missa, que teve início às 10 horas e foi presidida por Frei Anselmo Fracasso. Na sua homilia tendo como referência o Evangelho do 5º domingo do Tempo Pascal (Jo 14, 1-12) – “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida” -, o sacerdote franciscano ressaltou a importância de se acreditar em Deus e ter a plena convicção de que Ele enviou seu único Filho para salvar toda a humanidade.

Após a Eucaristia, os vocacionados foram conduzidos pelo animador vocacional, Frei Nazareno José Lüdtke, para a sala de recreação. Lá, com alegria, ouviram-se histórias e as conversas giravam em torno de alguns assuntos pertinentes da atualidade: eleições, Copa do mundo, corrupção, comportamentos, crise das vocações religiosas etc.

Com a Fraternidade do Convento, os vocacionados participaram do almoço e, às 14 horas, Frei Nazareno apresentou dois textos para a reflexão. O primeiro “Vem e segue-me, segundo São Francisco”, de Frei Dorvalino Fassini; e o segundo “Ser franciscano hoje”, de Frei Neylor Tonin.

Cada candidato à vida religiosa franciscana inferiu dos escritos àquilo que mais tocou o seu coração. Sendo assim, evidenciaram-se a gratuidade, a minoridade, a cordialidade, a alegria e o diálogo que permearam a vida de São Francisco e que devem ser os selos identificadores de todo aquele que se propõe a seguir o Pobrezinho de Assis.

Capela

Capela interna do Convento Santo Antônio

Em suma: espírito de humildade, ou seja, diminuir-se cada vez mais para que Cristo cresça na vida de cada um. Em outras palavras, experienciar o que Frei Francisco pede em sua Regra: viver o Santo Evangelho (Rb1,1). Após este momento de partilha, foi realizada uma oração em agradecimento por este dia para que se realize verdadeiramente a vontade de Deus na vida de cada um. O encontro foi encerrado às 17 horas em clima de oração e gratidão a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que São Francisco e Santa Clara de Assis intercedam a favor desses jovens que almejam abraçar a vida de frade menor.