Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O passo definitivo de nove frades da Província

05/12/2014

Notícias

Moacir Beggo

 Petrópolis (RJ) – A celebração da profissão solene de nove frades na Província Franciscana da Imaculada Conceição começou nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro. Durante as orações antes do jantar, os professandos fizeram o pedido, às suas respectivas Fraternidades, de ingresso em definitivo na Ordem dos Frades Menores.

Esse pedido foi feito no refeitório do Convento do Sagrado de Petrópolis (RJ), quando o guardião Frei César Küllkamp presidiu este momento celebrativo e convidou o coordenador e Definidor Frei Evaristo Spengler para representar a Fraternidade de Imbariê; Frei Carlos A. Branco Araújo, representando o guardião da Fraternidade de Campos Elíseos, Frei Jorge Schiavini; e o coordenador da Fraternidade Osvaldo Cruz, Frei Sandro Roberto da Costa.

Esse momento especial na vida de um frade menor, o último degrau para ingressar definitivamente na vida religiosa, será feito pelos jovens Frei Camilo Donizete Evaristo Martins; Frei Alan Maia de França Victor; Frei Clovis Pasinato; Frei Edvaldo Batista Soares; Frei Jean Carlos Ajlouni Oliveira; Frei Vanderlei da Silva Neves; Frei Fábio José Gomes; Frei Marcos Vinícius Brügger; e Frei Evaldo Ludwig ao Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel durante a celebração eucarística neste sábado, dia 6 de dezembro, às 16h15, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis.

meioNa celebração desta sexta, os guardiães perguntaram aos professandos: “Meus irmãos, qual é o vosso desejo?”. Eles responderam juntos: “Reverendíssimo Guardião e diletíssimos irmãos em Cristo, rogamos a vós pelo amor de Deus, da bem-aventurada sempre Virgem Maria, de nosso Pai São Francisco, de todos os Santos, admitir-nos à Profissão dos votos perpétuos na Ordem, para fazermos penitência, emendarmos a nossa vida e servirmos fielmente a Deus até a morte. Também pedimos perdão de todas as faltas cometidas durante o tempo da provação e rogamos que vos lembreis de nós em vossas preces para que com a graça de Deus possamos ser fiéis ao ideal de vida franciscana que com a graça de Deus nos propusemos abraçar”. Eles ouviram, então, a resposta: “Demos graças a Deus!”

Frei César explicou, especialmente aos familiares e amigos presentes, que esses jovens frades já tinham sido aprovados para a profissão solene pelo nosso Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, pelos membros do Governo Provincial, pela equipe de formação desta etapa de Teologia e também pelos confrades que se posicionaram a partir do pedido que fizeram de professar solenemente na Ordem dos Frades Menores.

“Mas é previsto também no ritual que vocês façam este pedido hoje à Fraternidade, reunida e ampliada com seus pais, familiares e seus amigos aqui presentes. E nós queremos, neste momento, representando as fraternidades, fazer a acolhida desse vosso pedido, que é grandioso, generoso, e ao mesmo tempo corajoso, audacioso neste tempo em que nós vivemos. Ainda que o pedido de vocês parta de uma decisão pessoal, de toda a caminhada vocacional e desse encontro pessoal com o próprio Cristo, esse pedido e essa vivência que vocês se comprometerão amanhã com o Provincial, devem ser vividos em fraternidade”, destacou Frei César.

Para o Secretário para a Formação e Estudos da Província da Imaculada, a fraternidade é o diferencial. “Este sacramento de unidade, que não exclui nenhum irmão, é acima de tudo um dom de Deus. Nós queremos viver e dar um testemunho ao mundo em fraternidade”, frisou.

Frei César, contudo, desmistificou a imagem de frades perfeitos. “Nós nunca teremos uma fraternidade ideal porque ela é feita de pessoas, feita de irmãos que se colocam num caminho de aperfeiçoamento e penitência e, por isso, falando em nome da nossa Fraternidade aqui do Sagrado,  que neste ano chegou a ter 48 frades com os que vieram estudar no Master de Evangelização e com os da fraternidade filial do bairro Osvaldo Cruz , temos a maior fraternidade da Província. Talvez a maior não seja a melhor, mas ontem à noite, tivemos o nosso Capítulo local, o último do ano, o encontro da casa e daquilo tudo que nós precisamos avaliar. Nele foi dito que esta fraternidade vive um clima favorável à vivência do nosso ideal franciscano, com a sua complexidade, com as qualidades que cada frade tem, mas também com as suas fragilidades, com as suas fraquezas. Nesta complexidade, dependendo do nosso olhar, ela pode ser um lugar de risco para a nossa vocação, para nossa resposta pessoal, mas é também uma oportunidade muito rica. Por isso, o que eu posso exortar vocês, acima de tudo, é que purifiquem sempre esse olhar e descubram muito positivamente em cada fraternidade local uma oportunidade rica de viver e de melhor responder ao chamado que vocês receberam e que agora, corajosamente, estão respondendo definitivamente na Ordem Franciscana”, admoestou o guardião.

E Frei César deixou uma mensagem de esperança. “Como Fraternidade, queremos acolher com alegria esse pedido de vocês e lhes dizer: contem sempre com seus irmãos! Em todos os momentos de suas vidas em fraternidade, com todos os seus desafios, seja dado esse passo de alegria e felicidade como tanto nos pede o Santo Padre neste ano dedicado à vida consagrada. Ele nos lembra que onde há religiosos deve ser um espaço de alegria. Que essa alegria seja sempre verdadeira, seja sempre uma presença real na vida de cada um de vocês. Obrigado por ter o testemunho fraterno de vocês nesta fraternidade. Hoje, nos sentimos mais ricos com essa resposta e presença de vocês. Muito obrigado e que Deus vos abençoe hoje e sempre!”, completou o guardião da Fraternidade do Sagrado, que tem entre os frades os professandos Frei Camilo, Frei Marcos, Frei Vanderlei, Frei Clóvis e Frei Alan.

Frei  Carlos representou a Fraternidade de Campos Elíseos e falou da alegria de ter Frei Jean neste ano entre eles. “Foi uma satisfação tê-lo em nossa fraternidade e fazemos votos que a sua generosidade e espontaneidade possam caminhar contigo na Fraternidade de Rondinha, fazendo da sua vida essa alegria de ser frade menor”, desejou Frei Carlos.

Já Frei Sandro Roberto acolheu o pedido de Frei Edvaldo. “Esse ponto de chegada e ponto de partida na vida de vocês, que guiou a vida de São Francisco e guia a de vocês, motivou São Francisco e motiva vocês, é o Cristo Crucificado. Nossa vida fraterna tem sentido no Crucificado. Essa realidade faz parte da vida religiosa e mais especificamenteda franciscana. Que vocês possam fazer essa experiência de vida”, disse.

Frei Evaristo disse que a Fraternidade conviveu nos últimos três anos com Frei Evaldo e Frei Fábio: “Eles chegaram à nossa fraternidade com muita simplicidade e se engajaram com muita fidelidade nela e também no serviço ao povo de Deus. E também sabemos que os desafios serviram para o crescimento. Eles nos ajudaram a ser um pouco melhores. Por isso, hoje é uma grande alegria vê-los aqui com os demais confrades para dar esse passo definitivo. Deus os abençoe!”

Neste sábado, às 8 horas, os frades de profissão temporária farão a renovação dos votos ao Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel.