Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“O missionário não abandona o lugar onde fincou a cruz de Cristo”

26/09/2022

Notícias

Paz e bem, irmãos!

“Visto que o justo deve julgar sua vida pelo exemplo dos melhores; que no mais das vezes os exemplos marcam mais que as palavras da razão, é justo que o Senhor tenha exemplos da própria Ordem para confortar seus caríssimos filhos” (Frei Tomás de Eccleston).

Estou escrevendo essa carta, primeiramente, para agradecer ao dom da vida e da vocação manifestada em nós. Vida consagrada a Deus, aos irmãos, à Igreja e de maneira especial à Ordem dos Frades Menores em Angola. Estamos tendo a graça de celebrarmos 32 anos da presença da Ordem aqui. É com grande alegria que lembramos a frase de Santa Clara: “Nunca perder de vista o ponto de partida”. Este nos anima, nos invoca, nos envolve, nos transforma … e nos acolhe. É a nossa vocação, o chamado de Deus. Deus nos escolheu, nos quis, nos consagrou. Nos chamou de diversas Províncias, de diversas etnias para nos formar frades menores de nome e de fato.

Lembremo-nos de modo particular, primeiramente, os irmãos que aqui estiveram, de maneira especial Frei Lotário Neumann, sepultado em Malanje, a ‘semente’ da Missão. Com certeza, “fruto de novos cristãos” e primícias, sem dúvida, de irmãos que o Senhor nos deu e nos dá. Também recordamos de Frei Simão Laginski, Frei Hermenegildo Pereira, Frei José Zanchet, Frei Plínio Gande da Silva, todos de feliz memória.

Não esquecemos de todos os irmãos que já passaram pela nossa querida Missão e hoje colocam suas vidas e vocação ao serviço do Evangelho, da Igreja e dos irmãos em outros lugares deste nosso mundo.

A Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola vive um momento muito especial e bonito neste momento pós-Capítulo, onde pela Obediência surge a possibilidade de partirmos com esperança de encontrarmos novos areópagos para que possamos anunciar o Evangelho e lançar as redes em águas mais profundas. Lugares estes que nos colocam sempre em confronto com nossa opção de vida de Irmãos e Menores. Para esses lugares partimos com fé, pois refletem a nossa entrega a Deus sem reservas e sem reticências pelo voto de obediência que prometemos.

Os desafios que encontrarmos onde formos, nos motivam a deixar a nossa zona de conforto, que de uma maneira ou de outra, fomos adquirindo no decorrer da caminhada. Às vezes é difícil abandonar, recomeçar, despojar-se. Aqui gostaríamos de lembrar o nosso voto de sine proprio. Não levar nada consigo para ‘possuirmos’ Aquele que se nos dá totalmente. Só nos resta dizermos que somos servos inúteis, que estamos sempre recomeçando. “Comecemos a servir o Senhor, porque até agora pouco ou nada fizemos”.

Nestes novos desafios, levemos conosco a pureza de coração, de alma e de corpo “por causa do Reino dos céus”, a fim de pensarmos nas coisas do Senhor (CCGG 9s) que nos leva a proferir palavras “ponderadas e castas”. Nos motivemos a amar a Deus e a missão a nós confiada com ternura e vigor, no desejo de sermos cada vez mais irmãos e fraternos com todos e com a Criação.

Que o Senhor continue a nos abençoar com a graça da vocação, com as bênçãos do céu e da terra e com a saúde do corpo e da alma!.

Fraternalmente, Frei Ivair Bueno de Carvalho

Kibala, 15 de setembro de 2022.