Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O brasão de Dom Evaristo Spengler

05/08/2016

Notícias

O Tau no centro do brasão remete ao sonho de Francisco de Assis por um mundo de Paz e Bem, onde todas as criaturas são irmãos e irmãs, e a Mãe Terra clama por respeito como nossa Casa Comum.

Na parte superior, a Bíblia revela o nome de Deus-Pai: “Eu sou”. O Filho-Jesus, representado pelas letras Alfa e Ômega, assegura a Sua presença diária no caminhar profético da Igreja. O Espírito Santo (raios de luz) ilumina e fortalece a missão.

À esquerda, a igreja São Pedro Apóstolo, no alto da colina, sinaliza a comunidade de fé gasparense, de onde surge a vocação.

À direita, a comunidade ribeirinha e as palmeiras representam a Igreja viva do arquipélago do Marajó, presente na terra e nas águas, irradiando o Evangelho e defendendo a vida ameaçada.

brasaoNa parte inferior, a abundância das águas. À esquerda, o Rio Itajaí no Vale Catarinense, e, à direita, as águas que circundam o arquipélago do Marajó. O pescador lança as redes para as águas profundas, obedecendo à ordem de Jesus. Seu corpo está voltado para a missão, com os braços erguidos em atitude de louvor e agradecimento. Nas bordas da rede aberta, o Terço, representando a proteção de Maria a seus filhos, e a oração, alimento espiritual que sustenta a missão. A barca representa a Igreja, em nome da qual se navega para águas profundas.

No brasão, o escudo está apoiado na Cruz episcopal. O chapéu eclesiástico na cor verde simboliza o serviço do bispo e as borlas representam os doze apóstolos. Abaixo, a faixa com o lema: “Avança para águas profundas”, citação inspirada no Evangelho de Lucas 5,4.

A arte do Brasão foi produzida pelo pintor e vitralista Lorenz Johannes Heilmair.