Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“A Igreja não pode silenciar diante da tragédia Yanomami”, diz Dom Evaristo no início do seu Ministério Pastoral em Roraima

26/03/2023

Notícias

O bispo franciscano Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM,  iniciou o seu Ministério Pastoral e Apostólico na Diocese de Roraima, neste dia 25 de março, solenidade da Anunciação do Senhor, durante a Posse Canônica e a Celebração Eucarística, às 18 horas. A Celebração foi presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, OFM, que ordenou Bispo a Dom Evaristo Spengler, e bispos e presbíteros de todo o Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1). Uma multidão se reuniu em frente à Catedral Cristo Redentor.

Na acolhida a Dom Evaristo, que chega como 10º Bispo da Diocese de Roraima, Dom Leonardo disse: “O bispo na Igreja Católica é o sinal da comunhão, é o sinal da unidade, é o sinal da sinodalidade. O bispo, se formos olhar desde o início da Igreja, é a recordação da presença do Evangelho numa determinada região. Ele que está ali a iluminar, a ajudar, a coordenar, a ensinar, a governar. Mas isso com a participação de todos os membros, de todos os fiéis que fazem parte desta Igreja. Veja como é importante esta celebração desta noite, importante também nós podermos manifestar a nossa comunhão, a nossa unidade, a nossa sinodalidade para com Dom Evaristo, que inicia hoje o seu ministério”.  Dom Evaristo foi transferido pelo Papa da Prelazia de Marajó, onde estava desde 27 de agosto de 2016.

O Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, em nome dos frades da Província da Imaculada Conceição do Brasil, enviou uma carta saudando o confrade Dom Evaristo: “De suas Fraternidades, seus confrades unem seu coração em prece com a Igreja em Roraima que acolhe a você, Dom Evaristo, como pastor para caminhar à frente desta parcela do Povo de Deus em comunhão com toda a Igreja. Que nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis interceda a Deus para que lhe abençoe em seu ministério e a todos que o auxiliarem na missão de serem arautos do Deus Encarnado e Crucificado, fazendo da Igreja de Roraima uma Igreja viva, alegre e unida”, desejou.

Depois das leituras dos documentos de nomeação e posse, o bispo recebeu o báculo, o símbolo do seu ministério pastoral. Dom Leonardo convidou Dom Mário Antônio da Silva e Dom Roque Paslochi, os bispos anteriores de Roraima, a entregarem o báculo a Dom Evaristo, num momento muito fraterno. Em seguida, ele foi conduzido até a cátedra, o assento do bispo na catedral, como o novo pastor da Diocese.

Na sua homilia, Dom Evaristo reforçou o compromisso não só com a pauta indígena, mas também com a migração venezuelana e pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Essa Igreja quer se deixar conduzir pela Palavra do Evangelho, pelo projeto do Reino, anunciado por Jesus, quer construir a fraternidade com todos, para ouvir, para dialogar, para animar, para caminhar juntos. A Assembleia Diocesana, já em curso, é importante para perceber os grandes desafios que nos interpelam como Igreja e discernir o caminho que o Espírito nos aponta, assumindo o lugar de Jesus na história, que é ao lado dos mais frágeis e vulneráveis”, disse Dom Evaristo.

“Neste momento presente, a Igreja não pode silenciar diante da tragédia Yanomami, diante de suas terras invadidas pelo garimpo, que lhes rouba o território, a saúde, a paz e os meios de produção. Enfim, lhes rouba a vida”, ressaltou Dom Evaristo.

“A Igreja de Roraima reafirma, uma vez mais, o seu compromisso com os povos indígenas na defesa de sua vida e dos seus territórios. A Igreja também reafirma o seu compromisso com todos os migrantes. Deseja acolhê-los e inseri-los na nossa terra. Muitos venezuelanos que aqui chegaram, vivem entre nós e participam ativamente de nossas comunidades eclesiais”, situou.

A Missa foi marcada pela participação dos indígenas com cânticos e leitura da bíblia na língua materna. A Pastoral dos Migrantes fez a entrega do Tau com fotos da realidade migrante do Estado de Roraima. No final, muitas homenagens e saudações ao novo bispo.

Dom Evaristo assume no lugar de Dom Mário Antônio da Silva, que deixou o cargo no Estado para assumir a Diocese de Cuiabá, no Mato Grosso, no dia 23 de fevereiro do ano passado.

Natural de Gaspar (SC), onde nasceu no bairro de Pocinho no dia 29 de março de 1959, Evaristo Spengler vestiu o hábito franciscano quando ingressou no Noviciado de Rodeio (SC), desta Província Franciscana da Imaculada Conceição, no dia 20 de janeiro de 1977. No dia 2 de agosto de 1982 fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores e foi ordenado presbítero no dia 19 de maio de 1984.

Frei Evaristo ficou por uma década em Angola. Essa experiência missionária começou no dia 31 de maio de 2001. De 2003 a 2006, Frei Evaristo presidiu a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Em janeiro de 2010 encerrava essa etapa missionária e retornava para a conhecida Baixada Fluminense, em Duque de Caxias, bairro de Imbariê, como Vigário Paroquial. Ali continuou até 2012 quando o Capítulo Provincial o elegeu Definidor e o manteve como coordenador da Fraternidade de Imbariê. No Capítulo Provincial de 2016, ele foi eleito Vigário Provincial e passou a acumular a função de Secretário da Evangelização.

Na Prelazia do Marajó, Frei Evaristo sucedeu a Dom Frei José Luiz Azcona, religioso missionário da Ordem dos Agostinianos Recoletos e bispo prelado do Marajó desde 1987. Além de presidir a Comissão Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano, Dom Evaristo Spengler é membro da Comissão Especial Episcopal para a Amazônia e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica.


ÍNTEGRA DA CARTA DO MINISTRO PROVINCIAL A DOM EVARISTO SPENGLER

São Paulo, 23 de março de 2023.

Ao estimado confrade,
V. Exa. Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM
Bispo de Roraima

Que o Senhor lhe conceda a paz!

Eu, Frei Paulo Roberto Pereira, OFM, escrevo estas palavras enquanto Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, em nome de todos os seus confrades que de suas Fraternidades unem seu coração em prece com a Igreja em Roraima que acolhe a você, Dom Evaristo, como pastor para caminhar à frente desta parcela do Povo de Deus em comunhão com toda a Igreja.

Tomo a liberdade para, a partir do mistério da Anunciação do Senhor, confiar a Deus seu ministério nesta terra abençoada por inúmeras riquezas naturais e com a graça de ser constituída também por povos originários, como oportunidade e chamado a prosseguir com o anúncio da Boa Notícia de Jesus Cristo inculturada nesta bela porção da Criação, estando certo que você colherá bons frutos semeados no coração do povo roraimense.

Que a alegria seja o tom da caminhada da Igreja de Roraima nesta nova etapa de sua história já em vistas de alcançar 300 anos. A alegria por saberem-se destinatários da graça do Senhor através da qual todos se dirigem à contemplação de sua presença e ao compartilhamento de sua missão salvífica. Obviamente, a alegria não deve nublar os olhos de modo que se deixe de apontar profeticamente os desafios que a Igreja e a sociedade roraimense enfrentam e precisam superar juntos, como comunidade em busca da vida digna e abundante para todos.

O lema de seu brasão, “Avança para águas mais profundas” (Lc 5,4) implica em sua boa disposição pessoal à transformação, às novas tentativas, aos novos ares e lugares a ser enviado. Ele também evidencia um precioso convite feito por Jesus Cristo e aceito por você à inconformidade com o que até agora foi feito, lançando-se à pergunta do que mais pode ser oferecido a serviço da construção do Reino de Deus. Não só: ele também se torna chamado, provocação, para que outros, especialmente esta parte do Povo de Deus do qual você faz parte, mas também é posto como guia, a caminharem juntos neste processo de permanente discernimento da vontade do Pai.

Que nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis interceda a Deus para que lhe abençoe em seu ministério e a todos que o auxiliarem na missão de serem arautos do Deus Encarnado e Crucificado, fazendo da Igreja de Roraima uma Igreja viva, alegre e unida.

Paz e Bem!
   Frei Paulo Roberto Pereira, OFM
  Ministro Provincial


Moacir Beggo, com informações e fotos da Diocese de Roraima