Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Na solenidade da Anunciação do Senhor, Dom Evaristo inicia seu Ministério Pastoral em Roraima

17/03/2023

Notícias

Nomeado pelo Papa Francisco no dia 25 de janeiro último, Dom Evaristo Pascoal Spengler iniciará o seu Ministério Pastoral e Apostólico na Diocese de Roraima, no dia 25 de março, solenidade da Anunciação do Senhor, durante a Posse Canônica e a Celebração Eucarística, às 18 horas, na Catedral Cristo Redentor. No início da sua missão pastoral, Dom Evaristo viverá um momento importante com a abertura do jubileu de 300 anos de evangelização em Roraima.

Dom Evaristo foi transferido pelo Papa da Prelazia de Marajó, onde estava desde 27 de agosto de 2016. Sobre a nomeação para Roraima, agradeceu a Deus pela “porta de entrada à Amazònia”.

Falando ao povo roraimense, lembrou que o “nosso chamado vem do próprio Deus e nós temos de dar uma resposta a Ele neste Ano Vocacional, que não é direcionado apenas para padres, religiosos, seminaristas, mas para todo o povo de Deus que deve assumir a sua vocação’, disse Dom Evaristo. “Como povo de Deus, cada tem a sua missão. Ninguém, assumindo a sua missão, tira o lugar do outro na Igreja. Deus reservou um lugar para cada um. E, com certeza, queremos caminhar com todas as vocações na sinodalidade e fazendo um processo de caminhar sempre juntos”, enfatizou.

Dom Evaristo assume no lugar de Dom Mário Antônio da Silva, que deixou o cargo no Estado para assumir a Diocese de Cuiabá, no Mato Grosso, no dia 23 de fevereiro do ano passado.

Em 2020, após o Sínodo da Amazônia, o Papa Francisco escreveu a exortação apostólica “Querida Amazônia”, e afirmou querer ver uma região com mais justiça social onde o cristianismo não elimina, mas enriquece as culturas locais; onde a ecologia seja defendida, com missionários que não se envergonhem de Jesus Cristo.

Natural de Gaspar (SC), onde nasceu no bairro de Pocinho no dia 29 de março de 1959, Evaristo Spengler vestiu o hábito franciscano quando ingressou no Noviciado de Rodeio (SC), desta Província Franciscana da Imaculada Conceição, no dia 20 de janeiro de 1977. No dia 2 de agosto de 1982 fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores e foi ordenado presbítero no dia 19 de maio de 1984.

Frei Evaristo ficou por uma década em Angola. Essa experiência missionária começou no dia 31 de maio de 2001. De 2003 a 2006, Frei Evaristo presidiu a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Em janeiro de 2010 encerrava essa etapa missionária e retornava para a conhecida Baixada Fluminense, em Duque de Caxias, bairro de Imbariê, como Vigário Paroquial. Ali continuou até 2012 quando o Capítulo Provincial o elegeu Definidor e o manteve como coordenador da Fraternidade de Imbariê. No Capítulo Provincial de 2016, ele foi eleito Vigário Provincial e passou a acumular a função de Secretário da Evangelização.

Dom Evaristo foi ordenado bispo em 6 de agosto de 2016, em Gaspar (SC), depois de ser nomeado no dia 1º de junho de 2016.

Dom Evaristo sucedeu a Dom Frei José Luiz Azcona, religioso missionário da Ordem dos Agostinianos Recoletos e bispo prelado do Marajó desde 1987, que devido à idade (76 anos) teve sua renúncia ao governo pastoral da Prelazia aceita pelo Papa Francisco, conforme prevê o Direito Canônico.

HISTÓRICO DA DIOCESE DE RORAIMA

A Igreja Particular do Rio Branco, hoje Roraima, foi a primeira a ser desmembrada da Diocese do Amazonas que na época compreendia os territórios do Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima. Em 15 de agosto de 1907, o decreto pontifício do Papa Pio X, “E Brasilianae Reipublicae Diocesibus” elevou a Abadia de Nª. Sª. do Monserrate – Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro – à categoria de Abadia Nullius com jurisdição sobre o território da Bacia do Rio Branco, desligando-a da Diocese do Amazonas. Nascia então a Igreja Particular de Roraima.

Depois de três bispos-prelados da congregação beneditina, em maio de 1948, os Monges entregaram a Prelazia aos Missionários da Consolata de Turim. Após isso, em 1952, Dom José Nepote Fus, missionário da Consolata, assumiu como bispo-prelado. Em 1975, Dom Aldo Mongiano assumiu como bispo-prelado. Seu episcopado foi marcado pela luta em favor dos direitos dos Povos Indígenas de Roraima e pela elevação da Igreja Particular de Roraima da Diocese em 1979.

Dom Apparecido José Dias, bispo nomeado em 1996, teve seu episcopado marcado pela experiência no trabalho junto aos Povos Indígenas e sendo presidente do CIMI –Conselho Indigenista, além de acolher, na Diocese, a segunda experiência de Igreja-Irmã de Piacenza, Itália, e os missionários do Verbo Divino. Ordenou quatro novos padres diocesanos. Fundou a Rádio FM Roraima e movimento Nós existimos.

Na década de 90, a Diocese acolheu novas congregações religiosas, abriu o seminário, ordenou o primeiro padre diocesano e introduziu também o diaconato permanente. Abriu uma nova missão junto aos povos Yanomami – missão Xitei, construiu a Casa Paulo VI, o hospital de Cura. Atualmente, a Diocese de Roraima se destaca com apoio e suporte da população migrante e indígena presente no Estado e continua caminhando na missão de evangelização, em comunhão e participação com o Santo Padre e toda a igreja na Amazônia.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição