Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noviços participam da bela festa na rua central de Rodeio

11/06/2012

Notícias

A solenidade de Corpus Christi foi celebrada com júbilo pela fraternidade do Noviciado. A comemoração teve inicio no dia 6, com uma apresentação no Concerto Lítero Musical, realizado na Paróquia de São Francisco em Rodeio. Concerto organizado por João Jesus e Paula e com o apoio da Prefeitura da cidade e da Paróquia da cidade. As apresentações ficaram a cargo do: Noviciado São José, Coral São Francisco, Colégio São Paulo (Ascurra – SC) e do Teatro Messias. Os noviços entoaram dois cantos: “Quero honrar e venerar” e “Jezu Ngo” (O mesmo Jesus), letraem dialeto Kimbundo.

Na continuidade da solenidade, às 4 horas, os noviços começaram a confecção dos tapetes de Corpus Christi. Com a temperatura da cidade a 5º C, e sem chuva. O intenso frio não desanimou os noviços que eram responsáveis pelo tapete que foi da porta da igreja até a porta da capela mortuária. O tapete contou com sete painéis confeccionados com serragem colorida e cal, são eles: Sagrado Coração, Santo Antônio, Francisco e Clara, Pelicano, o Tau sobreposto por uma pomba um cálice e uma hóstia, um quadro com Cruz, Bíblia, hóstia e um cálice e um outro Tau com os dizeres de Paz e Bem. Também no percurso, as comunidades e pastorais se responsabilizaram pelo tapete que foi da porta da paróquia até nas proximidades do colégio Osvaldo Cruz.

A presidência da celebração ficou por conta do Frei Moacir Longo e concelebrantes Frei Samuel Ferreira de Lima de Frei Valdir Laurentino. Um grande número de fiéis veio participar da solenidade do Corpo do Senhor. Durante a homilia, Frei Moacir ressaltava a Eucaristia na vida dos santos, da importância de comungar e de participar da celebração para as crianças da catequese, que não deve ser apenas para o preenchimento de uma caderneta, mas que deve ser um desejo do coração. Na continuação da celebração houve a procissão com Cristo Eucarístico pela rua central da cidade. Durante a caminhada houve quatro bênçãos com o Santíssimo nos altares que foram preparados no percurso. Cada altar era dedicado a um (a) santo (a) ou beata brasileira, são eles: Santo Antônio de Sant ‘Ana Galvão, Santa Paulina, Santa Albertina Berkenbrock e, finalizando, no ultimo altar dedicado à Beata Irmã Dulce, Frei Moacir dirigiu ao povo de Deus mais algumas palavras sobre a Eucaristia, deu a bênção com o Santíssimo e despediu o povo.

O Cristo Eucarístico tem que ser o alimento espiritual que nos impulsiona a uma vida de total entrega e amor pelo anúncio do Reino. Sendo a Eucaristia  parte da mística franciscana tenhamos sempre em nossa mente as palavras do Seráfico Pai: “Ó humildade sublime, ó humildade sublime. O Senhor do universo, Deus e Filho de Deus, se humilha a ponto de se esconder, para o nosso bem, na modesta aparência do pão. Vede, irmãos, que humildade a Deus! Derramai ante Ele os vossos corações” (7Ct 27-28).

Por Frei Patrick Roberto de Souza, noviço