Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noviços fazem pedido de Profissão à Fraternidade

29/12/2020

Notícias

Rodeio (SP) – Dia 29 de dezembro de 2020. Dia de celebração e gratidão na casa do Noviciado São José, em Rodeio – SC. Quatro noviços, após um ano de profundo discernimento da proposta de vida consagrada franciscana, reconhecem dentro de si o desejo de viver esta Forma de Vida e para isso foram se preparando no decorrer deste Ano de Graça e Provação.

No almoço de hoje, testemunhado por familiares e confrades visitantes, os quatro jovens noviços fizeram seu pedido à Fraternidade do Noviciado para poderem professar, pela primeira vez, seus votos a Deus para viverem em Obediência, Sem nada de Próprio e em Castidade. O pedido, tradicionalmente, é feito ao guardião do Noviciado, Frei Mario Stein, que o acolheu e exortou aos noviços à fidelidade e perseverança, enquanto lhes assegurava que a fraternidade que os acolheu neste ano continuará a apoiá-los através das orações.

O Ministro Provincial abençoa o novo hábito dos noviços

Em seguida, o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, abençoou os novos hábitos e lhes entregou para que os vestissem pela primeira vez. Este é o hábito, talhado no formato da cruz de Cristo, que eles passarão a usar a partir de agora, sinal externo de sua decisão pra vida.

Apesar desta Primeira Profissão Temporária, ter a validade de um ano apenas – devendo ser renovada a cada final de ano, até que eles estejam prontos para a Profissão Solene e por toda a vida – ela é muito significativa na vida de todo religioso. É a partir dela que se inicia o tempo de Vida Religiosa de cada frade. É para ela que as etapas anteriores vieram preparando os jovens noviços no decorrer dos últimos anos. E é com o sincero desejo de fazê-la com seriedade e consciência de seu significado, que os noviços embarcam nesta caminhada de seguimento do Mestre Jesus, do mesmo modo que São Francisco de Assis fez no passado.

Os noviços vestem o novo hábito

Que a Virgem Imaculada, Rainha e Advogada da Ordem Franciscana, interceda por estes quatro jovens na coragem e generosa doação de seu SIM dado a Deus!

A Missa da Primeira Profissão será transmitida pela página do Facebook da Paróquia São Francisco de Assis, de Rodeio (SC): https://www.facebook.com/paroquiarodeio


Frei Rodrigo da Silva Santos, Mestre dos noviços


VEJA MAIS IMAGENS DESTA CELEBRAÇÃO