Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noviços fazem a Primeira Profissão na abertura dos Jubileus da Ordem Franciscana

11/01/2023

Notícias

Rodeio (SC) – A pequena e bela cidade de Rodeio, no Vale do Itajaí, foi testemunha pela 122ª vez de um dos momentos mais aguardados pelos noviços e pela Fraternidade Provincial: a Primeira Profissão Religiosa na Ordem Franciscana de seis jovens que concluíram a etapa do noviciado, marcando também o encerramento da primeira experiência de Noviciado Interprovincial. Ou seja, três entidades franciscanas estiveram reunidas neste ano: a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com quatro noviços; a Província São Francisco de Assis (RS),com um noviço; e a Província São Francisco Solano (Argentina), com um noviço.

Esse momento importante para a Vida Religiosa Franciscana, também chamado de “Ano da Graça”, foi realizado durante a Celebração Eucarística nesta terça-feira (10/01), às 19 horas, na Igreja Matriz São Francisco de Assis, anexa ao Noviciado São José.

O presidente da Celebração, Frei Paulo Pereira, teve como concelebrantes o Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis, Frei Marino Pedro Rhoden; e o Vigário Provincial da Província São Francisco Solano, Frei Claudio Darío Equiza.  Frei Gabriel Dellandrea serviu  como diácono.

Frades das três entidades franciscanas, entre eles os Definidores Provinciais, Frei Robson Scudela, Frei Marco Andrade e Frei Alex Ciarnoscki, familiares e a comunidade de Rodeio vivenciaram este momento histórico na vida dos seis jovens noviços: Frei Filipe Zaros Granusso, Frei Filipo Carpi Girão, Frei Francisco Barbosa Mouzinho Junior, Frei Samuel Cavalcanti do Amaral, Frei Evandro Siqueira (do Rio Grande do Sul) e Frei Mateo Esteban Martinez Mikulic (da Argentina). O guardião Frei Josemberg Cardozo Aranha apresentou os frades que vieram para esta Celebração e Frei Pedro Geremias Bruxel, da Província do Rio Grande do Sul, foi o comentarista.

Depois da Liturgia da Palavra, cada noviço foi chamado pelo Mestre Frei Samuel Ferreira de Lima para se apresentar ao respectivo Ministro Provincial e fazer o pedido de profissão. Os Ministro Provinciais acolheram as solicitações e toda a comunidade louvou a Deus por esta decisão, cantando: “Dou graças, Senhor, por teu grande amor”.

                                                                                      A PROFISSÃO TEMPORÁRIA

                                                                             (toque nas imagens para ampliá-las)

Em seguida, Frei Paulo fez a sua reflexão, saudando os ministros provinciais, os frades e os formadores, os familiares e o povo de Deus. “Nós temos uma ousadia que é espalhar a paz e o bem. Cobrem de nós isso. Que nós sejamos instrumentos de acolhimento, que nós sejamos instrumentos de reconciliação, que nós sejamos, de fato, semeadores da paz e do bem”, pediu ao povo.

Depois, dirigindo-se aos professos, falou de sua gratidão: “Muito obrigado pela decisão de vocês”. O Ministro Provincial lembrou que eles foram os aspirantes, os postulantes da pandemia. “Mas essa marca negativa pode ser revista. E mais: Vocês são os noviços de um tempo novo. São os primeiros noviços que professarão no tempo jubilar da Ordem Franciscana. São os primeiros professos do tempo jubiloso da Família Franciscana”, avaliou.

Segundo Frei Paulo, os franciscanos estão vivendo a partir deste ano, até 2026, os jubileus da Ordem Franciscana. “Jubileus que marcam momentos significativos da caminhada de São Francisco e dos seus primeiros frades. E vocês têm a graça de professarem no ano em que se inaugura esses jubileus, com dois grandes eventos: em 1223, com o número de frades aumentando, São Francisco precisou sistematizar um programa de vida e, para ser fiel e não correr riscos, ele foi levar esse projeto de vida ao Papa e recebeu a aprovação. Isso foi há 800 anos, e nós queremos viver o jubileu da Regra Franciscana. Ao retornar de Roma, ele para em Greccio, uma pequena cidade que ele gostava muito. Como estava próximo do Natal, ele quis ver com os próprios olhos, quis sentir com toda intensidade o nascimento de Nosso Senhor. Ele quis ver com os próprios olhos as agruras, as dificuldades que atormentaram certamente Nossa Senhora, São José e seu filho Jesus”, disse, ao explicar o nascimento do presépio.

Nesses dois episódios, segundo Frei Paulo, recorda-se o primeiro ano dos Jubileus. “Mas o que tem a ver a Regra de São Francisco com o presépio? O presépio é a renovação da aliança que o céu faz com a terra. Presépio é sinal vivo de Jesus Cristo, manifestação evidente do amor de Deus. Presépio é encarnação, possibilidade do humano sonhar com o céu. É isso, na verdade, que pretendemos com nossa Regra, fundada no Evangelho. É o puro sinal da possibilidade do humano. Pretendemos viver a nossa fragilidade humana, sonhando com a plenitude da eternidade do céu. E essa possibilidade Deus sempre renova com a humanidade, ainda que a humanidade, muitas vezes, se esqueça disso”, ressaltou o Ministro Provincial.

“Regra, Evangelho, Natal, Jubileus. Vocês são os primeiros professos dessas nossas festividades. Certamente, isso vai nos alegrar e vai ser a marca da vivência franciscana de vocês. Jesus Cristo, nascido no Presépio, encarnado na nossa história, pobre, obediente e casto, sinal evidente da vida que professamos. Quem quer ser fiel à profissão religiosa deve ser admirador do presépio, como São Francisco foi”, ensinou Frei Paulo.

Falando da Regra de São Francisco, lembrou que São Francisco escreveu um capítulo de como os frades deveriam ser acolhidos e destacou uma palavra que marca a celebração de hoje e marca certamente a vida de todos os que fizeram a profissão. “Ele explica como os irmãos devem ser acolhidos, inclusive fala da nossa forma de vestir, por isso vocês receberam o hábito ontem. A simplicidade, a pobreza, externada na forma da radicalidade da pobreza, um despojamento radical. E assim deverá ser nosso compromisso com a radicalidade da pobreza. Mas ele diz também: nunca julguem aqueles que ainda não descobriram a importância da pobreza. A sensibilidade de São Francisco, que respeita o ser humano e que não distingue os salvados e os que estão no caminho da salvação, é certamente, a grande contribuição dos franciscanos para evangelização neste mundo. O respeito por cada irmão e seguir testemunhando a pobreza de Nosso Senhor Jesus Cristo”, enfatizou.

Segundo Frei Paulo, a Regra é o novo Testamento, a Regra é a nova Aliança. “Deus se relaciona conosco pelo amor, no amor, amando-nos como nós devemos ser amados. Quando Jesus diz eu sou a videira e vocês são os ramos, participamos da mesma seiva. Vivemos a partir da mesma seiva. Vivemos com ele. Nossa vida começa sempre em nome do Senhor”, completou.

Depois da homilia, os professandos se aproximaram dos respectivos Ministros Provinciais e foram interrogados se estavam preparados para se consagrarem a Deus e buscarem a perfeição da caridade segundo a Regra e as Constituições da Ordem Seráfica. Depois se ajoelharam e recitaram a fórmula da profissão, onde prometeram, através dos votos de castidade, obediência e sem nada de próprio seguir a Vida Religiosa Consagrada, na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, na Província São Francisco de Assis e na Província São Francisco Solano, assumindo estas fraternidades “de todo coração”. Frei Paulo chamou Frei Alex Ciarnoscki para também renovar a profissão, já que está fazendo 25 anos de vida religiosa.

Em seguida, os professandos receberam a Regra da Ordem dos Frades Menores, reafirmando a família religiosa que agora professaram, prometendo obediência aos seus estatutos e ao carisma desta instituição. Finalizando o rito da profissão, os frades presentes acolheram os neoprofessos, agora professos temporários na Ordem, com um abraço.

AGRADECIMENTOS

Frei Frei Samuel Cavalcanti do Amaral falou em nome dos noviços e recordou que mais do que noviços no tempo da pandemia, são noviços da esperança na Ordem de São Francisco de Assis, que continua encantando e atraindo muitos jovens a um carisma que é sempre atual. “Esperança de um novo vigor na vida fraterna franciscana de nossas entidades, com coragem de ir ao encontro dos que mais necessitam, pois eles, os mais necessitados, são os mais responsáveis pela experiência do Cristo pobre e crucificado que tantos buscamos e desejamos”, enfatizou.

Ele agradeceu a Deus, que “é o doador e fonte da bênção e da vocação”, à Fraternidade local, especialmente o mestre que “apontou os caminhos para que pudéssemos viver com gana e vigor esta etapa”, à comunidade paroquial e aos familiares. “A todos, nossa gratidão e que sejamos sempre unidos em Cristo, permanecendo em seu amor e na caridade”, pediu.

O Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis, Frei Marino Pedro Rhoden, saudou a todos e fez os seus agradecimentos à Província da Imaculada em nome de Frei Paulo Pereira. Aos professos pediu: “Deixem sempre a graça de Deus agir”. E disse para se comprometerem com eles a fim de ajudá-los a cultivar a vida franciscana.

O Vigário Provincial da Província São Francisco Solano, Frei Claudio Darío Equiza, agradeceu a Frei Paulo, a Província da Imaculada e à Fraternidade do Noviciado por este “momento histórico”. Ele leu uma carta do Ministro Provincial, Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni, a Frei Mateo: “Com muita alegria recebemos a sua entrega que se fez com os irmãos do Noviciado, exatamente durante os 800 anos de aprovação da Regra Franciscana e da Celebração de Greccio. O processo de formação continuará durante toda a sua vida, respondendo à provocação de Deus ao seu povo. Obrigado pela sua entrega. Que São Francisco de Assis encante cada dia sua entrega”.

A Celebração terminou com um canto de ação de graças pelos frades angolanos e a bênção de envio.

Os frades brasileiros agora terão férias e voltarão a se encontrar em fevereiro para o Curso de Filosofia em Curitiba, mas residirão na Fraternidade São Boaventura, em Campo Largo. Frei Mateo Esteban Martinez Mikulic retorna à Província Argentina São Francisco Solano e vai cursar Filosofia em Buenos Aires. Já Frei Evandro Siqueira, da Província São Francisco de Assis (RS), vai residir em Porto Alegre, onde vai cursar Filosofia na PUC.

A Fraternidade formadora de Rodeio é composta por: Frei Josemberg Cardozo Aranha, guardião e vice-mestre; Frei Samuel Ferreira de Lima, vigário da casa e mestre; Frei Miguel da Cruz, pároco; Frei Claudino Dal’Mago, vigário paroquial; e Frei José Bertoldi, atendente conventual.

                                                                        (toque nas imagens para ampliá-las)


Comunicação da Província da Imaculada Conceição