Admissão dos Noviços e Primeira Profissão na Fundação Franciscana Imaculada Mãe de Deus de Angola!
24/07/2025

No próximo dia 25 de julho, sexta-feira, às 18h30 na oração das Vésperas, nove Postulantes serão admitidos ao Noviciado na Fraternidade Santo António, Noviciado São José, na cidade de Kibala, Kwanza Sul, Angola.
O Noviciado para nós, conforme as nossas Constituições Gerais no seu Art. 152, é um tempo em que após o Postulantado, os irmãos em Formação Inicial, como noviços começam a vida na Ordem. Sendo, portanto, um período de formação mais intensa e que tem por objetivo fazer com que eles por uma vida simples e progressiva nos costumes e valores aos quais já foram introduzidos desde o início de sua caminhada formativa conosco, continuem a conhecer e experimentar a forma de vida de São Francisco. E, dessa forma, se deixem impregnar mais profundamente na mente e no coração do mesmo espírito que moveu São Francisco de Assis no seu discipulado de Nosso Senhor Jesus Cristo. E, deste modo, seguindo os passos de Jesus, avaliem melhor o chamado que o Senhor lhes fez e comprovem não só o seu propósito como a sua idoneidade para assumir de livre e espontânea vontade a vida dos frades menores.
São estes os irmãos a iniciar esta experiência formativa conosco:

Primeira Profissão Religiosa

A mesma esperança a renovaremos no dia 26 de julho quando sete confrades encerrando o seu tempo do Noviciado, na Celebração Eucarística das 10h, irão fazer a sua Primeira Profissão na Ordem dos Frades Menores.
O tempo da Profissão Temporária que precede à experiência do Noviciado, aperfeiçoa a formação inicial franciscana nos seus diversos aspectos, teóricos e práticos, a fim de tornar o frade apto a viver mais integralmente a vida e a missão própria do nosso carisma no mundo de hoje, continuando assim o seu discernimento e preparação para assumir um compromisso definitivo pela Profissão solene na Ordem dos Frades Menores.
Movidos por este espírito os confrades Benedito David do Rosário, Fernando Bernardo Mário Mugindo, Joaquim António Torres de Assunção, Luciano Agostinho Nhanga, Moisés Malanga Jamba Saluvinda, Paulino Cangombe Chilecasse e Pedro Ngunga Cassinda Jamba farão a sua Primeira Profissão.
Rezemos por eles para que sejam fiéis a Deus e permaneçam sempre na Sua Vontade. Que o Senhor os abençoe e os iluminem sempre na vida e na vocação!
Caros confrades, irmãos e irmãs, a formação franciscana tem seu fundamento no encontro pessoal com o Senhor e inicia com o chamado de Deus e a decisão de cada um de seguir com São Francisco de Assis as pegadas de Cristo pobre e crucificado, como discípulo seu, sob a ação do Espírito Santo. Portanto, para nós, ela é um processo contínuo de crescimento e de conversão que compromete toda a vida da pessoa, chamada a desenvolver a própria dimensão humana, cristã e franciscana, vivendo radicalmente o santo Evangelho, em espírito de oração e devoção, em fraternidade e minoridade.
Neste fundamento, a formação é continuada, pois nunca estamos prontos, mas a cada dia renovando o dom de nossa vocação como nos exorta Santa Clara de Assis em seu Testamento, “Reconhece a tua vocação” (cf. 1Cor 1,26). Movidos pela inspiração divina, aceitando esta vida, como Fraternidade-em-missão fazemos, portanto, a experiência de Deus escutando e fazendo sua vontade, observando o Evangelho e, firmando como dito, o nosso espírito de fraternidade e de minoridade!
Rezem por nós, rezamos todos os dias por vocês!
Em São Francisco e Santa Clara: Paz e Bem!
Frei Marco Antonio dos Santos, OFM
Mestre dos Noviços


