Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noviços fazem a Primeira Profissão em Rodeio hoje

02/01/2020

Notícias

Rodeio (SC) – Depois de viverem um tempo de graça e provação, como é chamado o Noviciado na formação franciscana – Frei Gabriel Ferreira Salinas e Frei Irven Gabriel de Jesus dos Santos – receberam a aprovação do Definitório Provincial para fazerem a Profissão Temporária na Ordem dos Frades Menores. Esse momento será realizado durante a Celebração Eucarística no dia 6 de janeiro, presidida pelo Ministro Provincial Frei César Külkamp, às 19 horas, na Igreja São Francisco de Assis, em Rodeio, SC. O lema escolhido pelos noviços é: “Vede, irmãos, que humildade a de Deus! Derramai ante Ele os vossos corações! Humilhai-vos para que Ele vos exalte!” (Ord 28).

Segundo a Ordem dos Frades Menores, o tempo da Profissão Temporária é o “período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão”. Na Ordem Franciscana, os votos dos professos temporários são renovados anualmente até o momento da Profissão Solene.

Esta é a 119ª turma do Noviciado e a primeira do mestre Frei Rodrigo da Silva Santos, que foi indicado para esta missão no último Capítulo Provincial, celebrado no final do ano passado. “Pessoalmente, trago boas recordações desta etapa quando a vivi e alimentava a esperança de poder, na missão de acompanhar e fazer esta caminhada com os 5 noviços que nossa Província acolhera neste ano, ajudá-los a viver este tempo como verdadeira graça de descoberta da beleza de nosso carisma e identidade, enquanto se permitiam ser provados quanto sua real capacidade e desejo de serem fiéis e realizados nesta empreitada”, revela Frei Rodrigo.

Segundo o mestre dos noviços, embora pequena, a turma revelou um grande desejo de viver bem esta etapa, de corresponder às orientações que lhes eram dadas para que pudessem, por si mesmos, melhor responder à vontade de Deus: “Individualmente, dotados de boa vontade e responsabilidade com sua vocação, fraternalmente dispostos a se entreajudarem nas responsabilidades para que ninguém se visse sobrecarregado (uma das vantagens que uma turma pequena permite cultivar)”.

“Que Deus continue a abençoar a vida destes dois noviços que confirmaram o desejo de serem Frades Menores e que, considerados à luz de nosso carisma, foram aprovados pelos formadores e pelo Ministro Provincial em seu propósito. Que nosso Seráfico Pai São Francisco os acolha em nossa fraternidade e lhes inspire sempre mais o desejo de seguir os passos do Cristo Pobre e Crucificado com alegria e disposição!”, deseja Frei Rodrigo.