Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noviços brasileiros ingressam no Noviciado

14/01/2017

Notícias

vesticao_140117

Na manhã deste sábado, 14 de janeiro de 2017, o Noviciado Franciscano São José, em Rodeio-SC, alegrou-se com a vestição de nove noviços brasileiros. O Rito de Iniciação na Vida Religiosa aconteceu às 7hs durante a oração das Laudes e foi presidida pelo Vigário Provincial, Frei César Külkamp. A turma de 2017 dos noviços estará completa com a chegada dos angolanos, que ainda dependem da documentação para ingressar no país.

Após o canto dos salmos, o Mestre do Postulantado, Frei Jeâ Paulo Andrade, que acompanhou esta turma durante o ano de 2016, em Guaratinguetá-SP, apresentou cada um dos candidatos que, em seguida, foram acolhidos na fraternidade.

Dando continuidade ao rito, todos ouviram atentamente a Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses, onde o apóstolo fala da necessidade de abandonar o homem velho e revestir-se do homem novo.

Durante a homilia, Frei César recordou que neste caminho de seguimento é fundamental o encontro com Cristo e a entrega total a Ele: “Vocês já aprenderam, na preparação para chegar até aqui, que a vida consagrada franciscana tem seu fundamento no encontro pessoal com o Senhor. E inicia com o chamado de Deus e decisão em resposta firme de seguir com São Francisco as pegadas de Cristo Pobre e Crucificado. Em algum momento da vida de vocês, Cristo se fez presente e bagunçou tudo. Sem este encontro, o projeto de vida é falso, é apenas projeção de vocês mesmos, de um capricho pessoal… E São Francisco nos ajuda a perceber o rosto deste Cristo.”

“O Frade Menor se torna uma nova criatura em Cristo. E vai se tornando, como fez Francisco, aos poucos uma oração de louvor, transformou-se na própria oração. Mas este processo dura uma vida inteira, ou nunca foi verdadeiro. Por isso eu disse: vocês estão começando um caminho!”, admoestou o Celebrante.

Frei César também falou da importância da fraternidade como lugar privilegiado para crescer na pobreza, na humildade e na minoridade.“Caros noviços contem sempre com seus irmãos! E a Província inteira se alegra com a chegada de vocês, agora nove, daqui a pouco mais dez”, disse, referindo-se aos noviços angolanos que devem chegar nos próximos dias para compor a fraternidade do noviciado.

O Rito da Vestição seguiu-se com a bênção e entrega dos hábitos. Desta forma, Frei Bruno Gonçalves Cezário, Frei Diego Martendal, Frei João Manoel Zechinatto, Frei José Victor de Camargo Medeiros, Frei Marcelo Dias Soares, Frei Paulo Ricardo Aparecido, Frei Ruan Felipe Sguissardi, Frei Tiago da Silva Barbosa e Frei Willian Bernardi de Castro, receberam o hábito franciscano das mãos do Vigário Provincial que proferiu a seguinte fórmula: “Dando início ao noviciado, ingressando na Ordem dos Frades Menores recebei, caros irmãos, as vestes da provação talhadas em forma de cruz, em sinal de vossa maior adesão ao seguimento de Cristo.”

Tendo terminada a vestição e após a assinatura do livro de admissão ao noviciado, os noviços foram entregues ao Mestre, Frei Samuel Ferreira de Lima, e aos vice-mestres Frei Jorge Lázaro de Souza e Frei Pedro da Silva. A celebração encerrou-se com o abraço da paz, em um clima de grande alegria.

Frei Willian Bernardi de Castro, ofm