Noviciado: 18 jovens recebem o hábito franciscano
16/01/2015
Frei Kaynan Cappucci, noviço
Nesta manhã (6h30) deste dia 15 de janeiro, em Rodeio, Santa Catarina, foram admitidos ao Noviciado São José dezoito noviços. Partindo de diferentes cidades, onze brasileiros e sete angolanos condividiram durante a celebração eucarística o sonho de serem religiosos e deram o primeiro passo neste longo processo de conversão, chamado vida religiosa franciscana.
Após um período de discernimento, os jovens fizeram o tão sonhado pedido de admissão à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, representada pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel e, com a graça de Deus, foram aceitos.
A celebração foi simples, assim como é a vida franciscana, mas cheia de significados, permeada de reverências e emocionante pela grandiosidade do passo dado. O assim chamado “Ano da Graça” é tempo onde o jovem cultiva, pouco a pouco, uma maior intimidade com Deus, fonte da Vida, e consigo mesmo. É um ano onde, acima de tudo, o noviço cria as bases, o elo entre a própria pessoa e a fonte do carisma, que será utilizado para se manter caminhando e perfazendo este itinerário durante todo o tempo que Deus, na sua imensa bondade, permitir.
Frei Fidêncio, durante a homilia, ressaltou o fato de que estamos abraçando uma grande família, composta não somente dos frades de Rodeio, mas de irmãos que desenvolvem suas atividades ao redor do mundo. A família franciscana é agraciada por Deus afinal, ano após ano, recebe novos membros, continuidade de uma história de mais de 800 anos, que teve início com a profunda experiência de encontro com o Cristo vivida por São Francisco de Assis.
Durante a celebração, os noviços receberam o hábito franciscano, símbolo da penitência viva no ser do frade e da Cruz de Nosso Senhor. Quando se fala em vida franciscana não se pode esquecer o fato de que nenhum frade pode realizar algo ou caminhar se não possuir uma intensa vida de oração, se não observar os preceitos evangélicos e, sobretudo, não alimentar o amor fraterno. Sendo assim, o Ministro Provincial prometeu ajuda no que for preciso – somos uma grande família unida pelo ideal.
Com a graça de Deus, a celebração contou com a participação de diversos confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e também Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, além do povo de Rodeio. Um fato curioso foi que estavam presentes os quatro últimos mestres do noviciado – Frei Leonardo Steiner, Frei Valdir Laurentino, Frei Fidêncio Vanboemmel e Frei Samuel Ferreira de Lima – pessoas que ajudaram a manter viva esta família que os noviços acabaram de abraçar nesta manhã.
Que Deus dê a perseverança, a alegria de viver o Evangelho e a coragem necessária a todos – o Reino precisa de cada um de nós. Louvado seja Deus por todas as maravilhas operadas.