Nova encíclica, visitas a Cagliari e Assis na agenda
11/09/2013
Cidade do Vaticano – O Cardeal agostiniano Prosper Grech – que fez a última meditação antes de proceder às votações no Conclave que elegeu o Papa Francisco –, explicou que o Santo Padre está escrevendo uma encíclica sobre os pobres que também ajudará a entender melhor o voto de pobreza na Igreja. Em entrevista concedida ao Grupo ACI em Roma, o Cardeal de 87 anos disse que “não é fácil definir a pobreza porque este já não é mais um assunto de pobreza radical, mas uma encíclica sobre a pobreza ajudará as ordens religiosas a definir como vivê-la realmente nas nossas sociedades”. O Cardeal se refere à encíclica que escreve o Papa Francisco e que foi anunciada em maio por um bispo italiano. O texto teria como título “Beati pauperes”.
A primeira Encíclica do Papa Francisco “A luz da fé” foi escrita com a contribuição de Bento XVI. Para o Cardeal, esta nova encíclica ajudará a definir “onde estamos em relação à pobreza” e precisou que o conceito varia de acordo ao lugar onde cada pessoa vive: “a pobreza na África significa uma coisa e nos Estados Unidos e Europa significa outra”. “É um assunto de proporção”, precisou.
Logo depois da eleição do Papa Francisco em 13 de março, o Santo Padre brincou com o Cardeal Grech: “Bom, você nos deu uma boa meditação… mas olha o que saiu dela!”.
VISITA A CAGLIARI
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta quarta-feira (11/9) o programa da visita que o Papa Francisco realizará à cidade italiana de Cagliari, no dia 22 deste mês.O Santo Padre partirá de avião do aeroporto de Roma Ciampino às 7h30 e às 8h45 já está previsto o primeiro compromisso do dia: o encontro com os trabalhadores no “Largo Carlo Felice” na capital da ilha da Sardenha, durante o qual Francisco fará um discurso. Uma hora depois, o Pontífice saudará as autoridades na praça diante do Santuário de Nossa Senhora da Candelária e os doentes dentro da Basílica. A Santa Missa está prevista para as 10h30, diante da Basílica. Depois do almoço com os Bispos da Sardenha, haverá o encontro com os pobres e o detentos na Catedral da cidade. O último compromisso do dia é com os jovens, aos quais dirigirá algumas palavras. A chegada do Papa Francisco ao Vaticano está programada para as 19h30.
VISITA A ASSIS
Já no próximo dia 4 de Outubro, solenidade de São Francisco de Assis, o Papa Francisco se desloca para a conhecida cidade do “Poverello”, quando chegará às 7h45 (horário da Itália). Por volta de 8h45, Francisco desloca-se à Igreja de São Damião para rezar e dali irá à residência do arcebispo de Assis, D. Domenico Sorrentino, para estar com um grupo de crianças desfavorecidas que estão a ser apoiadas pela Cáritas.
Depois de privar com os mais novos, o Papa irá de carro até à Basílica de São Francisco de Assis, igreja-mãe da Ordem Franciscana e patrimônio da humanidade, onde irá ser recebido pelos frades e rezar junto da cripta, onde São Francisco está sepultado. Às 11h00 celebrará a Missa na Praça de São Francisco, cerimônia que será seguida de uma visita ao centro de acolhimento da Cáritas, junto à estação ferroviária de Santa Maria dos Anjos. Naquela estrutura, o Papa argentino almoçará com os pobres do centro da cidade”.
Depois do almoço, o Papa Bergoglio realiza uma visita ao Ermo das Prisões, para “rezar na cela de S. Francisco” e, às 15h15, terá um encontro com membros do clero, da vida consagrada e do conselho pastoral da arquidiocese, na Catedral de S. Rufino. O programa da viagem do Papa incluirá também uma passagem pela Basílica de Santa Clara, fundadora da ordem feminina dos franciscanos, e pela Igreja de Santa Maria dos Anjos.
Às 17h45, o Papa encontra-se com jovens no largo em frente à Basílica e, 45 minutos mais tarde, estará em Rivotorto para um momento privado de oração na casa de acolhimento de São Francisco. A visita pastoral do Papa à cidade franciscana terminará com uma saudação às autoridades oficiais de Assis, estando a sua chegada no Vaticano prevista às 20 horas.