Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nossa Senhora da Saúde é celebrada em Xaxim

20/11/2023

Notícias

Na manhã do domingo (19/11), a Paróquia São Luiz Gonzaga celebrou a co-Padroeira com festa. A Santa Missa teve início às 10h, e foi presidida pelo pároco Frei Gilson Kammer e animada pela equipe da Comunidade de Anita Garibaldi.

A Igreja Matriz estava cheia de fiéis, que, juntos, rezaram pedindo a proteção e saúde a Nossa Senhora. Frei Gilson saudou a todos que estavam presentes e que acompanhavam pelas redes sociais da Paróquia, pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Saúde.

“Estimados irmãos e irmãs, querida Paróquia que hoje se reúne aqui na Igreja Matriz para juntos celebrarmos a festa de Nossa Senhora da Saúde. Um agradecimento muito especial à Comunidade de Anita Garibaldi, que está nos ajudando a celebrar ainda melhor esse dia de festa. Mas também acolho a todas as comunidades, todas as pessoas que hoje, aqui, se fazem presentes e com tantos outros que nos acompanham pelas redes da Paróquia que também celebram e pedem o dom da saúde, mas também agradecem este mesmo talento que Deus confere a cada um de nós hoje”, disse o frade.

Em sua reflexão, o celebrante destacou as leituras do dia. “A primeira leitura de hoje fala de uma mulher forte. Acredito que todos nós temos uma mulher dessa em nossa vida. Você mãe, esposa, dona de casa como exemplo. O trabalho que ela desenvolve dentro de casa para com sua família, e ao mesmo tempo consegue estender a mão aos que precisam. Ela consegue ter um olhar mais abrangente da nossa vida. Por isso, hoje também celebramos com toda a nossa Igreja o VII Dia Mundial dos Pobres. O dia pensado e criado especialmente pelo Papa Francisco, para que cada um de nós possa despertar esse mesmo cuidado que nossas mães têm dentro de casa e o cuidado com o necessitado”.

No entanto, Frei Gilson lembra que este cuidado não deve ser um dever somente das mães, esposas. “Que este cuidado não seja somente hoje da mãe, da esposa, mas de todos. Pais, filhos, família. Que o cuidado seja de cada um de nós. E que saibamos agradecer a cada trabalho realizado, a cada gesto de cuidado. O gesto de agradecimento, gratidão. Agradecer nunca é demais”, afirma o pároco.

O frade, destaca sua fala do início da celebração em agradecer o talento da saúde que Deus e Nossa Senhora nos concede. “Hoje nós estamos celebrando Nossa Senhora da Saúde e para a gente poder viver o grande talento nós precisamos em primeiro lugar ter saúde. Como custamos dizer ‘tendo saúde, o resto a gente corre atrás’. Por isso, falei no início da celebração, hoje deve ser uma ocasião muito especial para todos nós podermos agradecer o talento da saúde que Deus nos concede. Concede a cada um de nós. Mas também a oportunidade de pedirmos a saúde. Pedir a saúde a tantas pessoas que precisam. Pedir por nossos familiares, por nossos amigos, por nós”.

Para Frei Gilson, este também é o momento de agradecer, a saúde e a vida. “Por isso, hoje também partilhamos a nossa gratidão. Em agradecer nossa saúde e juntos em comunidade pedirmos a graça para as pessoas que conhecemos. Expressarmos nossa gratidão. Hoje, nós estamos pedindo a Nossa Senhora essa graça de vivermos na luz, de vivermos com saúde, mas sobretudo de vivermos com fé”.

O momento do ofertório, a imagem de Nossa Senhora em formato de coração foi levada até o altar junto com o pão e vinho. O manto com Nossa Senhora da Saúde entrou pelo corredor central da igreja, passando pelas mãos do povo de Deus que pedia as bênçãos em suas vidas e de sua família.

Na bênção final, os fiéis foram convidados a formar filas para receber a bênção com o óleo santo pelos ministros e o frade. “Nossa Senhora da Saúde nos ajude e nos proteja em toda a nossa vida vocacional e de missão para que assim a gente possa viver bem o evangelho de Jesus Cristo”, disse Frei Gilson.


Camila Mendo