Missa do Envio abre a Semana Missionária em Xaxim
10/10/2023
Xaxim (SC) – Com a chegada dos missionários, teve início nesta terça-feira (10/10), às 18h30, a Semana Missionária na Matriz São Luiz Gonzaga de Xaxim. Ordenado presbítero em maio último, Frei Gabriel Dellandrea presidiu a Missa do Envio e saudou os missionários que participarão desta Semana que antecede à ordenação presbiteral de Frei Augusto Luiz Gabriel, no próximo sábado, às 16 horas. Amanhã, também tem início o Tríduo Vocacional.
O pároco da Matriz, Frei Gilson Kammer, fez a acolhida dos missionários e pediu: “É esse espírito de ‘paz e bem’ que todos esses frades missionários e cada um de nós quer viver. Que esta Semana Missionária em preparação à ordenação de Frei Augusto seja uma ocasião muito bonita de todos nós fazermos a nossa experiência com Deus, podendo assim reviver a nossa vocação familiar, religiosa, a vocação cristã de todos nós. Por isso, quero em nome de toda a nossa Comunidade, de toda a nossa Paróquia, acolher a esses missionários e essa missionária”. E pediu que cada um se apresentasse.
(toque nas imagens menores para ampliá-las)
A liturgia do Tempo Comum trouxe o Evangelho de Marta e Maria. “E Jesus chama a atenção de Marta não porque ela faz muitas coisas, mas porque naquele momento ela deveria estar sentada para aprender, ela estava preocupada demais com um monte de coisas que ela tinha para fazer. Nós corremos esse risco nos tempos de hoje, assim como Marta, de cairmos num certo ativismo, numa certa tentação de ficarmos correndo atrás de muitas coisas que não são essenciais e que não preenchem o coração do ser humano”, disse o frade, enumerando o dinheiro, o poder e a tentação de sermos melhores que os outros.
“Coitados de nós, isso vai passar e a gente vai perder o tempo da vida”, alertou. Segundo Frei Gabriel, à medida que nos colocarmos no discipulado do Senhor Jesus, nós deveremos nos colocar sentados aos pés do nosso Mestre, para que ele nos ensine. “A fé cristã não é só participar de uma missa, de uma pastoral, é colocar-se na escuta da Palavra de Deus e deixar-se provocar pelos ensinamentos de Jesus”, ensinou.
“E aí, sim, partir para a ação. Uma ação fundamentada. Nesta Semana Missionária corremos o risco de falar que é a semana de ordenação do Frei Augusto. E é. Mas na verdade é a semana de estarmos sentados mais perto do nosso mestre para ouvir o que ele tem a nos dizer. Porque senão seria uma semana só para o Frei Augusto. Então, ele viria aqui sozinho. Mas não é. É para todos nós. Ao vermos o ‘sim’ do Frei Augusto, também renovarmos o nosso ‘sim’ e, aos pés do mestre, ouvirmos o que o Evangelho, o que a liturgia vai dizer para o Frei Augusto e também pegarmos um pouco dessa liturgia para a nossa missão cristã. É assim que devemos nos colocar aos pés do nosso Mestre: sentados, ouvindo a sua Palavra, para então partirmos em missão”, frisou.
“Com certeza, o Frei Augusto muitas vezes na sua vida se colocou aos pés do Mestre para ouvir a sua voz. E, às vezes, a gente também teve uma postura de Marta, de se ocupar com tantas coisas e esquecer o essencial”, lembrou.
Então, Frei Gabriel convidou os missionários para que, em frente ao altar, formassem uma meia-lua. “Assim como toda a comunidade de Xaxim, nós nos colocamos aos pés do Senhor para ouvirmos a sua Palavra. Com certeza, esses missionários terão a oportunidade de ouvir o Jesus que mora nas casas do comércio, nas casas da Paróquia São Luiz Gonzaga. E vocês terão oportunidade de ouvir na voz desses irmãos e desta irmã. Eles serão acompanhados também por Martas que não estarão preocupadas em ouvir a Palavra de Deus, mas nas casas que terão que ir. Mas ainda estarão dentro do essencial, pois ainda estarão disponíveis para a missão. De um modo ou de outro, nos deixemos tocar pelo ‘sim’ do Frei Augusto, nos deixemos tocar por esta missão, para que o essencial, que é a Palavra do Senhor, esteja sempre diante dos nossos olhos”, explicou.
Frei Gilson, num gesto do envio, ungiu as mãos dos missionários com um óleo cheiroso “porque estes missionários terão a missão de espalhar o bom perfume de Cristo”.
Frei Gabriel pediu que as famílias abrissem as fotos nos celulares de seus entes queridos para abençoar. A Celebração terminou com a bênção dos pãezinhos de Santo Antônio.
Das 8h00 às 17 horas desta quarta-feira (11/10), os missionários que vieram de perto e de longe visitarão as Comunidades de Vila Tigre, Uvarana, Linha Canarinho, Nova Brasília, Rodeio Bonito e São Valentim. A visita deverá acontecer nas casas das famílias da Comunidade. Caso sejam muitas, darão prioridade aos doentes, pessoas afastadas ou que tenham pedido a bênção da casa.
Nesta quarta-feira, na Igreja da Comunidade Nova Brasília, às 19 horas, haverá o primeiro dia do Tríduo, com o tema: a Vocação cristã, com a profissão de fé do ordenando.
Moacir Beggo